ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

terça-feira, 31 de março de 2009

Crepúsculo - Vampiros do bem






Nesse mês de abril será lançado o DVD (q vou comprar, claro!) do filme de enorme sucesso "Crepúsculo", baseado no Best-Seller homônimo da escritora americana Stephenie Meyer. E ao mesmo tempo começam as filmagens de "Lua Nova", a continuação da história q está prevista pra chegar aos cinemas mundiais em novembro deste ano!

É história de fantasia? Sim, essa é a categoria. Mas sinceramente nunca sei onde termina a realidade e começa a fantasia e vice-versa. Acho q as duas andam de mãos dadas e uma se torna a outra de acordo com as situações e tb pontos de vista.
Sempre tive um grande fascínio por histórias de vampiros. Não é à toa q as novelas "Vamp" (1991) e "O Beijo do Vampiro" (2002) estão entre as minhas preferidas de todos os tempos! Mas tb sempre preferi mto mais os vampiros do bem como Natasha (Cláudia Ohana em Vamp): aqueles q não vivem pra matar e na verdade são mais vítimas do q vilões. Uma exceção são os vampiros Vlad (Ney Latorraca em Vamp) e Bóris (Tarcísio Meira em O Beijo do Vampiro), eu os achava o máximo! rsrs

A única coisa q eu não gostava nessas duas novelas era do conceito totalmente equivocado de reencarnação q era transmitido. Na visão do autor Antônio Calmon "ser a reencarnação de fulano" era apenas ter a mesma cara q uma pessoa q viveu em outra época (e não a mesma alma, já q podiam se comunicar), era como um sósia. Mas isso é outra história...

Voltando ao q interessa q são os vampiros...

Gosto mto de filmes e livros q contam histórias de vampiros, "Entrevista com o Vampiro" é um deles. Só não curto mto "Drácula"...

Um belo dia do último dezembro uma amiga minha me contou q havia assistido a um filme maravilhoso de vampiros chamado "Crepúsculo", e eu sempre enrolada com as minhas coisas nunca tinha um tempinho pra ver. Ela me contou q os vampiros eram "vegetarianos" e q havia um personagem encantador chamado Edward Cullen. Fui ficando cada vez mais doida pra ver esse filme. Por fim, marcamos a ida ao cinema pra eu ver os vampiros do bem. Pensei: "então esses são do tipo q eu mais gosto. Perfeito!" Minha amiga ia asssitir a esse filme pela quarta vez (numa delas ela havia ido sozinha pq ng podia ir com ela naquele dia).

Pois bem: com um sacão de pipocas e um copão de coca-cola de 700 ml nas mãos me sentei ao lado da minha amiga e me preparei pra assistir um superfilme. Mas Mônica (essa minha amiga) me avisou: "Não sei o q vc vai achar pq conta a história de adolescentes". Eu disse: "E daí?". Pensei comigo: "mas nós SOMOS adolescentes - mesmo duas balzaquianas como nós têm o direito de viver a adolescência sempre q possível e desejado!).

Embora a produção não fosse das mais maravilhosas, das mais elaboradas, eu simplesmente AMEI o filme! A vampirada é adorável, especialmente Edward Cullen (q mulher não gostaria de ter um vampiro desses em sua vida?): lindo, inteligente, gentil e sincero qto aos seus sentimentos! Uma gracinha! E o pai postiço dele, Carlisle Cullen? Um vampiro altruísta (médico!) q salva vidas em vez de tirá-las! Toda a família Cullen é encantadora.

Claro q há os vampiros do mal, inimigos dos Cullen. Esses bebem sangue de gente e são realmente perigosos!

Bom, mas vamos falar de Bella Swan, a narradora e protagonista da história. Achei-a apenas normal e meio atrapalhada. E, cá pra nós, poderiam ter escolhido uma atriz mais bonitinha e carismática pra fazer par com aquele gatão, digo... vampirão! hauhauha

Depois do filme, q não me saía da cabeça, decidi comprar os livros da série. Antes porém, fui ao cinema pra ver o filme de novo sozinha. Resolvi de última hora, simplesmente passei em frente a um cinema e não resisti!

Li o livro "Crepúsculo" em 3 ou 4 dias! Não dá vontade de largar! É mtooo empolgante! Os personagens principais são adolescentes mesmo (Bella e Edward têm 17 anos - embora ele na verdade tenha mtooo mais q isso) e há aquele clima High School de mtas das histórias americanas. Mas e daííí? A história é mto bonita e vale a pena. O q mais me fascinou nela foi esse lance dos opostos q se atraem, do amor proibído. Uma "mortal" com um vampiro!

O interessante é q os vampiros do bem caçam apenas animais - selvagens. Fico com pena dos bichinhos... bem q eles poderiam ser como os vampiros do bem da novela "Vamp" q tomavam transfusões de sangue e não mordiam nenhum ser vivo! Mas... ok. Se essa foi a melhor maneira q a autora Stephenie Meyer encontrou pra caracterizar seus vampiros "vegetarianos", tudo bem. Eles são realmente gente mtooo boa!

Carlisle é um vampiro q crê em Deus e acredita q ainda há salvação pra eles. Acredita q há algo de bom depois da morte até mesmo pra vampiros q se tornaram vampiros contra sua vontade, desde de q procurem viver dentro de princípios e não ajam como monstros.

Um parêntese aqui pra eu manifestar minha opinião sobre este assunto: concordo plenamente com o Dr. Vampiro! Acho q todo mundo tem uma segunda (e terceira, quarta...) chance! E pq os vampiros não a teriam? Ainda mais vampiros q são mto melhores do q mtas pessoas por aí, como os Cullen! Eles não quiseram ser vampiros, não procuraram por isso, não pediram por isso. Apenas aconteceu! E eles procuram se controlar o tempo todo, aprendendo a viver de maneira civilizada, dominando sua sede de sangue, convivendo com os humanos normais e os ajudando.

Em seguinda comprei Lua Nova e li em poucos dias tb. Não gostei dele tanto qto gostei do primeiro livro pq Edward some da história por um tempão. Eu lia rapidamente as páginas bem chatinhas de Bella em sua depressão e depois com seu amigo lobisomem, ansiando pra chegar mais à frente do livro, qdo Edward volta a aparecer.

Gosto dos vampiros mas sempre detestei os lobisomens! Por isso tive dificuldades em aturar tantas páginas de Bella na garagem de Jacob Black com aquelas motos e tal! Bella foi se revelando cada vez mais uma adolescente bem egoísta. Ela mtas vezes não se importava com os sentimentos dos outros, visando sempre o benefício e conveniência próprios. Mtas vezes tive raiva da Bella! Às vezes ela é dura demais com as pessoas q ela ama. Mas, talvez a maioria de nós, humanos sejamos assim, né? Não temos o altruísmo de um vampiro do bem!

O terceiro livro, Eclipse, tb foi devorado por mim em poucos dias, acho q 3 dias. Pra ser sincera não gostei do triângulo amoroso q se formou. Não gosto de triângulos amorosos pq um sempre sai perdendo e/ou sofrendo. Oras, Jacob era amigo de Bella. Apenas amigo e assim estava tudo bem. É verdade q ela o iludiu desde o começo pra se informar sobre Edward (no livro Bella só conhece Jacob na praia, depois de já estar apaixonada por Edward), fingindo um interesse q não existia. Mas depois, qdo ela é bem clara ao dizer a Jacob q não poderia viver sem Edward (isso sem falar em tudo q ela fez pelo seu vampiro em Lua Nova), ainda assim o lobisomem mostra não saber respeitá-la. Fica o tempo todo armando joguinhos até conseguir arrancar um beijo de Bella, confundindo os sentimentos da garota. Não gostei disso, mesmo pq Edward não merecia essa traição. Mas ele consegue perdoar Bella, tamanho é seu amor por ela! Não me agradou ler aquele epílogo narrado por Jacob Black. Mas pela história como um todo, digo q os três livros valem mto a pena.

Espero ansiosa a tradução do quarto e último livro, Amanhecer, mas se demorar mto vou acabar comprando o livro em inglês, mesmo tendo q gastar mais do q três ou quatro dias pra lê-lo inteiro...

Uma outra coisa q observei é q, com todo respeito, a autora deturpou a história (lenda, mitologia, tradição ou seja lá o q for) dos vampiros e dos lobisomens.

Todos sabemos q vampiros se queimam qdo expostos ao sol (se bem q os das novelas tb não se queimavam), q não podem com cruzes e água benta, q dormem em caixões... Pois os de Stephenie Meyer brilham ao sol feito diamantes, até gostam de cruzes e não dormem em caixões, nem em lugar nenhum! Simplesmente não dormem nunca!

Tb sabemos q os lobisomens são perigosos e q enquanto estão em forma de lobisomens eles não têm consciência do q fazem. Os de Crepúsculo e cia são diferentes: agem apenas pra defender pessoas de vampiros e durante o tempo q estão como lobisomens, embora possam ficar mais violentos, permanecem conscientes, e depois q voltam à forma humana se lembram de tudo q se passou! Tb se comunicam entre eles por telepatia!

Entre mtas outras coisas diferentes q a autora inventou sobre essas duas figuras lendárias. É... a literatura e a arte em geral dão essa liberdade. Mas como contaremos histórias de vampiros e lobisomens às crianças do futuro? Talvez tenhamos q dizer q existem várias espécies diferentes desses seres! Vários clãs, tribos, enfim...

Sei q Bella irá virar vampira no final. Eu, sinceramente acho q preferia q Edward voltasse a ser humano. Mas... como não é possível e a escritora optou pelo desfecho já conhecido... o importante é q o casalzinho fica juntinho e feliz pra sempre!

Conversando com pessoas tanto na internet como fora dela, pude constatar q não são apenas adolescentes q são fãs da série Crepúsculo. Trata-se de uma história pra todas as idades. É uma história pra quem acredita na força do AMOR e q ele pode vencer até mesmo as barreiras aparentemente instransponíveis. É tb uma história pra quem acredita no bem, na vitória do bem, na esperança de q até no q parece MAL pode se encontrar o BEM.

É mais uma história de vampiros? Sim, mas bem diferente de todas as q já se viu antes! Resumindo: Testado, aprovado e... imperdível!!!!!

18 comentários:

  1. eu amo o edward cullen!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. AAAH não creio que até você gosta de Crepúsculo?! só se fala nisso ultimamente!
    será possível que só eu não gosto desse filme/livro? HEHEHE.

    Tá ótimo o blog, querida!
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lívia! O q eu posso fazer se eu adorooo vampiros? rsrsrs

    Obrigada, viu? Volte sempreee!
    Bjoksss!!!

    ResponderExcluir
  4. eu aluguei esse filme p ve ontem e gostei mt!

    ResponderExcluir
  5. É pra todas as idades mesmo,eu tenho 34 anos, sou casada e virei fã nº 1 da saga da escritora Stephany Meyer!Eu já li os livros crepusculo e lua nova e fui ao cinema assistir o filme.É uma história sobre o amor e a amizade entre os diferentes.é linda a história!
    não é porque os personagens são adolescentes que ela só pode ser lida/assistida por adolescentes...

    ResponderExcluir
  6. ai querida eu ameiii..Crepúsculo num li o livro pq não sou muito de lê mais vc me pôs a par d td ...agora vc me entristeceu com essa história d q no 2º livro o meu amor lindo Edwar não aparece muito e q a Bella o trai fiquei triste :( se eu tivesse um gostosão como o Edward perfeito sabe neh ?? eu num trocaria por um peludo não !!! bjos... essa Bella é msm uma egoista !! eu quero um Edward Culler pra mim ;.;;
    ei vc me mantên informada ai sobre o q quiser pra gente conversar sobre o filte itals!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Laiza! Obrigada pela participação, seja bem-vinda!
    Pois é... acho q todas nós queremos um Edward Cullen!!! rsrsrs
    Se quiser, entre em contato comigo por e-mail (está no meu perfil) e podemos trocar idéias sobre este maravilhoso filme!
    B-joksss!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola !

    Eu tbm gosto bastante da saga ..

    Passa la no meu blog que thu o midnight sun qe a Steph nao publicou ..

    É feito por uma fã inglesa e eu traduzi para portugues

    Bj e belo site sobre a saga =)

    ResponderExcluir
  9. edward cullen amoooooooooooo vc!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. não vou falar nada dessas coisas por que é obvil que o robert pattison e´muuuuuuuuuuuuito gato mais sim pra falar da protagonistazinha que colocaram pra fazer esse importante papel ao lado dele.Fala serio não podiam colocar a Alice pra fazer o papel.

    ResponderExcluir
  11. que tipo de atriz é voce kristen.
    uma atriz de circo.
    uma atriz de loucos.
    ve se melhora va!

    ResponderExcluir
  12. ROBERT PATTISON,seu gosto estranho pela kristen
    me da nos nervos.
    ela é:esquisita,não é la muito carismatica e dorme pra caraca se liga!!!VALEU

    ResponderExcluir
  13. http://stevenbahia.multiply.com/photos/album/3/Natasha_vamp
    http://stevenbahia.multiply.com/photos/album/24/Vamp_fotos

    ResponderExcluir
  14. O Edward está ainda mais gato em Eclipse! O lá em casa!Não acho graça é naquele brutamonte com cara de bebê, o Jacob!E aquela sem graça da Bella, tinha que ser uma atriz mais bonita pra ser par do Edward lindão!

    ResponderExcluir
  15. nao gostei e digo isso glaramente ela mau sabe faser uma historia odiei

    ResponderExcluir