ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

"Todo mundo" é DE FORA... em Juiz DE FORA!





































Minha cidade, localizada ao sul da Zona da Mata de MG, a meia hora da divisa com RJ (ou como muitos dizem, entre o ouro das minas e os mares do litoral), tem algumas peculiaridades e uma delas é justamente o fato de que seu nome parece influenciar sua história:

Juiz DE FORA.

O "mutante" Arnaldo Baptista (natural de São Paulo), que assim como o humorista Pedro Bismark (natural de Muriaé) reside há muitos anos em JF certa vez disse em um programa de entrevistas: "Aqui em JF todo mundo é bandeira, é de fora". Ele se referia ao bandeirinha, que no futebol é o juíz de fora... do campo.

Ouvi dizer que cerca de 80% da população de JF é de fora! Ou então nasceu aqui mas os pais são de fora, seja de cidades vizinhas, seja de mais longe ou até de fora do Brasil. E eu não duvido!!!

Colonizada principalmente por portuguêses, italianos, alemães, sírios e libanezes, ela já nasceu cosmopolita. Como disse um escritor juiz-forano (do qual agora não me lembro o nome), JF não é só uma cidade mineira, é "uma cidade polifônica". Eu adorei essa frase! É a cara de JF, uma cidade de muitos tons, muitas cores, nuances... "Uma bela mistura", como disse uma baiana que conheci dia desses e que reside aqui na cidade há um ano.
Acima de tudo uma cidade de vanguarda e de personalidade própria (mas isso é outra história)!

Bom... já aconteceu isso várias vezes mas vou citar apenas uma como exemplo: eu estava sentada em uma mesa com amigos e estávamos conversando sobre vários assuntos. De repente nos demos conta de que apenas euzinha era uma autêntica juiz-forana! Quanto aos outros... duas amigas minhas de Paraíba do Sul, um de Ubá e um de Barra Mansa.

Dos meus melhores amigos uma minoria é mesmo de JF! A imensa maioria mora aqui mas veio de outras cidades: Rio de Janeiro (principalmente), Três Rios, Valença, Paraíba do Sul, Petrópolis, Terezópolis, Niterói, Lima Duarte, Ubá, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba, Sul de Minas, Norte de Minas, São Paulo, Manaus, Brasília, Bahía, Pernambuco, Região Sul... Argentina, EUA, Japão!!! E etc, etc, etc!

É engraçado, mas estive mesmo reparando isso...

É essa mistura que faz nossa cultura e nossos costumes serem assim tão... tipicamente juiz-foranos, ou seja variados (porque aqui tem de tudo um pouco)!!!

Essa é minha cidade... Uma das cidades do meu coração.

(Das outras falarei outra hora, com certeza).

Abraços e até segunda!!!
*Fotos (da esquerda pra direita, de cima pra baixo):
- Av. Independência, bairro São Mateus.
- Teatro Central, centro - junto ao calçadão da Rua Halfeld.
- Calçadão da Rua Halfeld (o mais antigo e tradiocional calçadão, onde tudo acontece).
- JF Folia, no Estádio Municipal.
- Museu Mariano Procópio - o segundo museu do país, localizado em um parque com lago e pedalinhos.
- Pontes sobre o histórico Rio Paraibuna (q originou a primeira usina hidroelétrica da América do Sul).
- Vista parcial aérea da cidade.
- Mapa com as estradas q levam à JF

20 comentários:

  1. Estive por aqui aprendendo com voce, e vi algumas foto de sua cidade!!
    Abraço Ademar!!!

    ResponderExcluir
  2. sou de tres rios mas amoooo essa cidade juiz de fora!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. bonita cidade! parece com o rio de janeiro mas sem praia. e deve ser bem grande!

    ResponderExcluir
  4. Viva a princesa de Minas
    Viva a bela Juiz de Fora
    Que caminha na vanguarda
    Do progresso estrada a fora
    Das cidades brasileiras
    É a mais industrial
    Na cultura e no trabalho
    Não existe outra rival.

    ResponderExcluir
  5. É a cidade dos cariocas do brejo! hahahahaha
    Eu fui lá uma vez e me senti no Rio! As minas são marrentas feito as cariocas e os garotões tem jeito de surfista! E tem muito flamenguista, vascaino, botafogo e fluminense lá. A cidade fica bem mais perto do Rio que de BH. Não estou falando mal da cidade hein!
    Só achei uma cidade diferente das cidades mineiras que eu conheço. E eu conheço muitas e nenhuma é como a sua cidade! Eu sei tambem que o Miss Gay acontece aí! Só podia ser em JF mesmo! haha

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Ademar, Anônimo 1, Sandra e Marcos pelos posts de vcs!

    Sandra, JF não é uma metrópole mss é bem grande, sim. Mais de 600 mil habitantes (segundo a prefeitura - pq os dados do Senso estão errados), cerca de 300 bairros, ou mais, uma área de 1.436,850 km² e ainda tem partes não povoadas (o q significa q ainda tem mto pra onde crescer)...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 2:

    Pois é, né? Inclusive eu só cheguei agora na net pq estava grudada na TV vendo meu MENGÃO jogar - e ganhar (estamos na finaaalll da Taça Riooo)! rsrsrs

    Campeonatos q têm mtos clássicos, como o carioca são sempre mais emocionantes e quem é livre sempre escolhe o melhor!

    Vc acertou! São cerca de 175 Km de distância da cidade maravilhosa e 255 Km da capital mineira.

    Q bom q vc não tá falando mal da minha cidade!!!

    Eu sei q JF é uma cidade diferente, eu me orgulho disso! Ter personalidade própria é bom, pena q nem todo mundo tem. hauhauha

    Volte sempre... mas se puder maneirar na ironia, na generalização (como ao falar q as meninas de JF são marrentas - como se TODAS fossem) e no preconceito (a maneira como se refere ao Miss Brasil Gay), eu ficarei grata!!!

    ResponderExcluir
  8. julgando pelas fotos vc mora em uma bela cidade!

    ResponderExcluir
  9. Elisa, você poderia postar informações sobre essas fotos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Kadu! É bela sim... pelo menos eu acho! rsrs

    Pode deixar, Cida, farei isso.
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  11. Personalidade própria? hahahaha
    Elisa, seria muito mais digno se vcs assumissem a carioquice do brejo de vcs!

    ResponderExcluir
  12. Personalidade propria sim!
    Tanto é que pessoas que vem de BH acham nosso sotaque diferente deles e quem vem do Rio também acha que falamos diferente deles.
    Temos nosso proprio sotaque e nossa propria cultura. Na verdade nem carioca nem mineiro!

    ResponderExcluir
  13. Elisa, gostei do texto! Tem mesmo muita gente de fora aqui e isso influi também na personalidade daqueles que são mesmo daqui. Eu sou nascida e criada em JF e tenho orgulho da minha cidade.

    Uma vez um amigo meu poeta e jornalista que morou um ano e meio em JF ficou apaixonado pela cidade e fez essa poesia, que é muito grande, então vou copiar um pedaço. Eu achei bem legal, a cara de JF! Ele pegou essas poesias de mineiro e escreveu essa pra JF colocando as maiores diferenças do juizforano pro mineiro tradicional.

    Juiz forano não come quieto,
    solta os bichos...

    Não trabalha em silêncio...
    Trabalha cantando mesmo que a música esteja errada!

    Não aceita regras,
    As quebra em pedaços!

    Não fica na janela vendo a banda passar
    Entra na farra e arranja um instrumento pra tocar!

    Não carrega malas, nem viaja de trem
    Vai de mochila nas costas pedir carona na estrada!

    Não fala "uai", "nem", "sô"
    mas fala "véio", "venas", "pô"
    "uê", "ué",
    "xi", "né?"

    Gosta de queijo
    mas prefere um beijo

    Não quer saber de dormir no chão
    Escolhe bem a cama e o colchão

    Briga de galo e raposa não é legal
    Bom mesmo é urubu contra bacalhau!

    Se orgulha do passado de sua cidade
    Mas constrói o futuro com inventividade


    Beijinhos! E espero que tenha gostado....

    ResponderExcluir
  14. ESSA CIDADE E DEMAIS!
    AMO ESSA JUIZ DE FORA!
    AMO SER PROXIMO AO RIO E LONGE DE BH!

    ResponderExcluir
  15. o unico problema eh q como aki tah cheio de cariocas e tbm de caipiras q vem dessas cidadezinhas mineiras e fluminenses,um cara de bh vem aki ouve os cariocas falando axam q juizforano fala carioca,vem um cara do rio ou de sp capital aki ouve a caipirada falando axam q o juizforano fala caipira!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo< e quem disse q eu não assumo?
    Acontece é q o sentido q vcs dão a isso é bem diferente da realidade pq vcs confundem uma influência e intercâmbios NATURAIS com puxa-saquismo ou baba-ovismo. E não se trata disso! Mas só quem é juiz-forano entende.

    Thaís, ameiii esse poema! Vc não poderia colocar ele inteiro aqui? Ou então me envia ele por e-mail, completo! E como o nome do autor, por favor. Quero postá-lo no blog! Realmente, quem fez isso assim, acertou em cheio!

    Obrigada a todos pelas postagens!

    ResponderExcluir
  17. ELISA!SUA CIDADE É MUITO LINA E VC TAMBEM!
    EM BREVE ESTAREI AI!
    BJSS
    JUAREZ.
    kuksoncastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CUIDADO!! KUKSONCASTRO NO FACE OU SEBASTIAO JUARES DE CASTRO É VIGARISTA FUGITIVO DE COPACANA DE MADRUGADA PARA NAO PAGAR ALUGUEIS VENCIDO,COMIDA EM PENS~~AO DE SENORA 73 ANOS FICOU DEVENDO 400 REAIS,JORNAL DO BAIRRO,E TRATAMENTOS Q RECEBEI
      U E NAO ATENDEU!! ESTE É SETE UM PROFISSIONAL ATE CHORA P CONVENCER!! ATENÇ~~AO NAO TEM NENHUMA CERTIFICAÇ~~AO DE ACUNPULTURA OU MEDICINA COMO DIZ!! TB NAO TEM CREDIBILIDADE NAS ARTES MARCIAIS COMO FALA, FOI EXCLUIDO DA MASSONARIA POR VIGARISSI TB!! CUIDADO!!

      Excluir
  18. moro na bahia e tive algumas chances de ir em jf. e realmente é uma cidade e tanta .ainda quero poder morar um dia ai.
    show de bola
    parab´nes

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Juarez e anônimo! Q bom q gostam da cidade. Confesso q ela às vezes me sufoca... ainda vou escrever sobre isso. Mas esse lado meio "paulista" do juiz-forano é o lado com o qual menos me identifico nessa q é uma das minhas amadas "cidades natais"! rsrs
    Mas aqui é legal, tem pra todas as tribos, tem festa, tem cultura, tem comércio...
    Abraçosss!

    ResponderExcluir