ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Benjamin Button - decepção do ano!


Lá fui eu ao cinema (na época do Oscar) toda feliz com uma amiga ver o novo filme do gatérrimo Brad Pitt, " O Curioso caso de Benjamin Button"! Eu gosto de surpresas então não costumo ler sinópses. Muito raramente faço isso. E eu tinha ouvido muitas pessoas dizerem que o filme era muito interessante.

Eu só sabia que os personagens de Brad Pitt e Kate Blanchett se encontrariam numa fase madura de suas vidas e viveriam uma relação amorosa. E isso era tudo que eu sabia a respeito do filme.

Cheguei ao cinema achando que ia amar o filme, mas... quanta decepção! Ok, ainda estamos em abril. É muito cedo pra eu taxar qualquer filme de "a decepção do ano" como fiz no título deste texto. A questão é que por enquanto ele foi a maior decepção e eu espero não ter outras, em matéria de cinema (e de tudo - rsrs) pelo resto de 2009!

Não que o filme seja péssimo - "Amor em tempos de cólera" foi pior (só que não foi deste ano)! Mas... além de muito lento pro meu gosto e de ser uma história meio sem pé nem cabeça, também acho que foi mal contada.

Vamos por partes: no começo não dá pra entender nada e o porquê daquilo ter acontecido apenas com uma pessoa não ficou bem explicado. Pelo menos não pra mim... Então o filme vai acontecendo bem de vagar e nada de Brad Pitt aparecer! Quando ele filnalmente aparece, está irreconhecível! Um belo trabalho de maquiagem, claro!

As atuações de Brad e Kate foram muito boas, mas o filme só começou a melhorar bem depois da metade. O final foi absurdo e de tão estranho chega a ser engraçado. Ele bebêzinho, no colo da sua amada já bem velhinha olhando pra ela e em seguida morrendo!

Benjamin nasceu velho, mas não era velho porque tinha o tamanho de um bebê recém-nascido (claro, senão ele não caberia no ventre da mãe). Aos poucos ele vai crescendo e ao mesmo tempo rejuvenescendo, cada vez mais.

Quando ele tinha uns 18 anos (idade cronológica) ele não podia fazer as mesmas coisas dos rapazes de sua idade porque seu físico era de uma pessoa idosa. Ele tinha as mesmas curiosidades e anseios de todo jovem mas não podia aproveitar essa fase.

Décadas depois, quando ele já devia estar com uns 70 anos de vida, ele tinha a aparência e a vitalidade de um jovem de 18 anos. Mas já era um homem maduro, cheio de experiências pelas quais passou na vida, e assim já não tinha o mesmo interesse em curtir as coisas da juventude. E se o fizesse, não teria o mesmo sabor de novidade porque ele não estava mais descobrindo a vida e o mundo como acontece com os jovens.

Quando criança, ele literalmente perdeu o juízo. Pirou! Não sabia nem quem ele era! Deprimente...

Como pode um corpo tão jovem de repente morrer? Como se explica isso do ponto de vista biológico? Não tem explicação! Tudo bem que é um filme de ficção. Mas o espectador não pode sentir que está sendo feito de bobo! Infelizmente foi isso que eu senti.

Não li o livro que deu origem ao filme, e nem quero ler. Com todo respeito a quem criou a história e aos que a levaram ao cinema, eu só acho que ela deveria ter sido pelo menos contada de uma maneira mais convincente, mais crível.

Eu e minha amiga saímos do cinema com uma sensação estranha de termos perdido tempo... Uma pena! E nem ao menos tivemos o consolo de ver um dos maiores galãs de Hollywood, porque o Brad só aparece mais bonito, sem aquela maquiagem de velho quase no final do filme (isso antes de surgir com cara de um moleque de 15 anos)!

Conclusão: Nem todo filme elogiado pela crítica cai no gosto do público. O que é um bom filme, afinal? Pra mim, um bom filme tem que ter uma boa história, que seja bem contada e principalmente que transmita emoção. O espectador tem que ser tocado. Não basta contar uma história, é preciso fazer com que o público sinta e até mesmo viva essa história...

Bom, que 2009 nos traga mais filmes e melhores do que este!!! rsrsrs

Até sexta-feira!!!

5 comentários:

  1. Olha,eu até que gostei do filme,achei interessante apesar que achei meio melancólico.mas por enquanto o que menos gostei foi aquele foi apenas um sonho com leonardo di caprio e kate winslet. aquele foi lamentavel,depre total!

    ResponderExcluir
  2. É, Raquel. Aquele do Leonardo Dicaprio q vc cita tb foi uma boa porcaria! Tb vi esse no cinema e me arrependi! rsrs

    ResponderExcluir
  3. meu Deus! Vcs não sabem apreciar um bom filme! Pelo jeito elisa, vc soh foi ao cinema pra ver o rosto do Brad! Acho q vc não prestou direito a atenção no filme... é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom... Rafinha... E pelo jeito vc não sabe q cada pessoa tem um gosto diferente. Realmente vi mtas pessoas elogiando este filme, mesmo antes de eu assistí-lo. Por isso me empolguei pra assistir ao filme esperando uma história legal. Eu não fui ao cinema ver o rosto do Brad Pitt. Mas qdo vi q a história estava mto aquém do q eu esperava, pelo menos pensei q ia ter a beleza do Brad pra valer o ingresso! Mas... nem isso!!! Qto a saber apreciar um bom filme, isso eu sei mtooo!!! Dá uma olhadinha no meu perfil. Duvido q vc não encontre pelo menos unzinho na minha longa lista q vc considere um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. Correção: q vc NÃO considere um bom filme.

    ResponderExcluir