ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Chinese Democracy - O Guns N' Roses voltou!



























Quinze anos se passaram desde que o Guns N' Roses lançou seu último trabalho de estúdio (um CD de covers chamado "The Spaghetti Incident?", lançado no segundo semestre dem 1993).

De lá pra cá os fãs ficaram esperando o novo disco... E como fã me incluo nisso, então: esperamos... esperamos... esperamos...

Parecia até que o disco não ia sair nunca! Mais membros originais deixaram a banda, Axl resolveu sumir da mídia, boatos, brigas, trocas de componentes na banda...

Mas Axl voltou com uma nova formação para o Guns e apresentou algumas das novas músicas no show do Rock in Rio III, em janeiro de 2001 (eu estaria lá se não fosse um probleminha familiar que ocorreu na época - drogaaa!). Naquela noite, o GN'R foi a atração principal, a última banda a se apresentar (as outras só estavam lá pra abrir pra eles!), e levou duzentas mil pessoas à Cidade do Rock para vê-los! Ou melhor para ver Axl Rose (e de quebra ver Dizzy também)! Por aí a gente vê o tamanho do carisma do cara! Mesmo tendo sumido durante um tempão, mesmo tendo se metido em um monte de confusões, mesmo estando vários quilos mais gordo, mesmo sem estar lançando disco, mesmo com uma formação quase totalmente nova na banda... O CARA LEVOU UM PÚBLICO IMENSO À LOUCURA!!! Não é à toa que ele é (sempre será) o maior frontman do rock mundial!!! Foi realmente impressionante! Tive contato com alguns fãs que estiveram com ele (e conversaram com ele), e eles foram unânimes em dizer que o carisma dele é mesmo gigantesco! Quando está de bom humor (e por sorte naquela época ele estava), é a simpatia em pessoa. Mas quando está "com a macaca" sai de baixooo senão podem voar cadeiras, telefones, ou até garrafas de vinho! hauhauaha

Bom... depois disso algumas das novas músicas surgiram na internet e os fãs puderam conhecê-las. Mas o disco... nada!

De 2000 Intentions o álbum passou a se chamar Chinese Democracy e esse título permaneceu por quase uma década, até q... ELE FOI LANÇADO, no final de 2008!!!!!!!!

ALELUIAAA!!!!!

Demorou, mas chegou!!! A espera foi longa, mas o CD está aí.

É claro que não dava pra esperar que fosse um sucesso estrondoso, mesmo porque a essa altura do campeonato as músicas (ou pelo menos a maioria delas) já estavam mais do que "manjadas". Todo mundo as conhecia! Com a internet, a indústria fonográfica nunca mais será a mesma de antes!!!

Mas eu sinceramente, fiquei muito feliz no dia em que comprei o CD! E eu o ouço sempre, como os outros da banda. Antes de falar das músicas, quero comentar algumas questões que têm sido muito freqüentemente colocas por fãs, não fãs e detratores da banda:

- "Ah, mas isso não é GN'R! É o Axl com outros músicos!"

Discordo! É Guns N' Roses, sim, senhores, senhoras, pirralhos e pirralhas!Vários líderes de bandas de rock (geralmente vocalistas) já fizeram isso: trocaram os músicos todos, exceto eles próprios. Axl não foi o primeiro nem será o último. E se os outros quiseram se mandar, fazer o que? Deixar o Guns morrer? Ah, isso não!!! E além disso, Axl sempre foi o cérebro, a alma, a força central da banda, aquele que dá a cara, a direção da banda. Claro que os outros, principalmente Slash e Duff fazem falta! Com eles era melhor, sem dúvidas, mas... se eles não estão lá, paciência - ou melhor "patience"! Vou sempre dar valor ao que eles fizeram um dia na banda, mas em relação a este disco, valorizo aqueles que o fizeram! E também temos o primeiro e único tecladista do Guns: Dizzy Reed. Ele pode não ser da primeira formação, mas é da segunda, é o tecladista original. E está lá! Assim sendo, já não se pode dizer que dos bons tempos só restou o Axl na banda!!!

- "O som está diferente, então não é GN'R!"

Novamente discordo! Basta pegar um por um todos os CDs do Guns para ver que não tem um igual ao outro. O Axl nunca foi chegado em fazer "mais do mesmo". Tem fã que procura nesse novo disco, o mesmo som dos Illusion ou até mesmo do Appetite! É bom lembrar que na época do lançamento dos Illusion havia fãs radicais que estavam procurando neles o mesmo som do Appetite!!! Mas eles acabaram amando os novos discos, de 1991! E por que? Porque a essência do Guns estava lá, assim como ela também está em Chinese Democracy! E isso tem muito a ver com a voz do Axl, seus muitos tons e timbres vocais, a maneira visceral como ele canta e também a energia presente nas músicas. É algo que não tem muito como explicar, mas sim sentir. Portanto, todos os CDs do Guns são diferentes uns dos outros (por isso ser fã dessa banda é estar sempre aberto a mudanças, ao novo, porque assim é o seu instável e genial líder), mas a essência, energia, esse "algo" inexplicável mas "sentível" está sempre presente em todos eles, e na mesma proporção!

O Axl é doido? Pode ser... sei lá!!! rsrsrs

Mas o cara sabe fazer rock do bom!!!

Este CD é prazeroso de ouvir, como todos os outros da banda. Depois de ouvir uma vez, dá vontade de ouvir novamente! E depois, de repetir algumas músicas (tem dias que quero repetir algumas e em outros dias, repito outras)... Tem uma pitada de tecno, sim. Mas é um disco de alta qualidade, muito bem produzido e com uma sonoridade variada e eletrizante! O Axl recuperou a voz - afinal sua garganta ficou bem descansada sem o rítimo intenso da turnê gigante que durou do começo de 1991 até o final de 1993! Ele está cantando pra carambaaaaa!!!

A primeira música, que dá nome ao disco é mtooo boa, assim como a segunda "Shackler's revenge" (o refrão é show de bola!). Amo "Streets of dreams", "There was a time" é pura energia e em algumas músicas o ruivo canta com aquela voz bem fininha, bem aguda do começo da banda, como ele costumava fazer lááá no começo e meados da década de 80 nos bares não tão bem freqüentados de L.A.! Sinal que ele está em forma (vocalmente falando)! "Catcher in the rye" e "Madagascar" também sempre merecem bis, "Sorry" é muito intensa... "I'm sorry for you, not sorry for me..."! "This I love" é simplesmente a cara do Axl, é muito forte também. E o Axl continua mandando muitooo bem nas letras!

Pra quem ficava pixando o Guns, dizendo que a banda iria virar tecno quebrou a cara! O disco é de rock, basicamente hard rock. Com pitadas de tecno sim, mas e daí? Se não tivesse uma mistura, se não tivesse uma piraçãozinha... não seria GN'R, não seria W. Axl Rose (e sem Axl não existe Guns).

Portanto, não é (como muitos críticos andaram falando) um disco só para os fãs, só pra quem é "gunner". É um ótimo disco de rock, de uma das melhores bandas de rock de todos os tempos (pra mim a melhor de hard rock), feito para quem curte um bom rock, um bom som, uma boa música! E sobretudo para as pessoas que não vivem presas ao passado e a preconceitos!!!

Abra a mente e os ouvidos e DEIXE O NOVO SOM DO GUNS ENTRAR!!!

É do bom, pura energia do rock n' roll!



*Agora é só tomar cuidado pra não furar o seu CD de tanto ouvir! rsrsrsrs

Fotos (da esquerda pra direita e de cima pra baixo):
- A Capa do CD Chinese Democracy.
- Axl antes (década de 80) e depois (década atual). Ele não mudou praticamente nada (a não ser pelas trancinhas)!!!
- Duas fotos de Axl com sua secretária, assistente, amiga e confidente brasileira Betha Lebeis.
- A banda em sua formação original: Duff, Slash, Axl, Steve e Izzy.

3 comentários:

  1. quem falou q o guns ia acabar e nunca ia lançar o chinese democracy quebrou a cara feio! hehehehehe
    o guns voltou, o CD é bom d+ e o axl continua sendo o maior!!!!!
    GN'R forever!!!!!!! axl rules!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem a menor sombra de dúvida, uma das melhores bandas de todos os tempos e com o melhor cantor! Tem que respeitar mesmo!

    ResponderExcluir
  3. eaee cara em muitas coisas concordo contigo,mas cara o Guns não é mais Hard Rock,o som esta industrial de Hard ali não tem nada!Concordo com vc em relação as diferenças dos discos do Guns,pq o Guns cara sempre foi uma banda em evolução,e pra falar a verdade o album Chinese Democracy não é o pior album do Guns mas não esta entre os melhores,po cara vc ouvindo o "The Spaghetti Incident?" ele soua melhor cara adimito que os novos membros do Guns são melhores em tecnica mas véio o Slash o Esteven Adler tem um suing que aqueles caras não tem,mas fico muito felez pelo album novo mas acho que esta vago ainda por causa de muita participação no disco,a banda estava em formação ainda,quero ouvir um album com essa formação atual de 2010 acho que vai ser foda.
    Então é isso cara,valeu e háa o Axl é o mentor da banda sim!mas não se esqueça do izzy ok.
    me add no msn defleppard4ever@hotmail.com

    ResponderExcluir