ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tem que pagar PEDÁGIO pra viver???

Estou chegando de uma pequena viagem a Paraíba do Sul, que fica a menos de uma hora e meia de Juiz de Fora, cidade em que moro. Além da gasolina gastei R$14,40, que é mais que o preço da passagem de ônibus! Isso por causa do famigerado PEGÁGIO!!!

E se eu tivesse que ir lá todos os dias? Teria que ser rica pra gastar R$14,40 (7,20 na ida e 7,20 na volta) diariamente naquele posto de pedágio! Fico me perguntando onde está o nosso direito de ir e vir. Ora, se o carro é meu, se botei gasolina nele, se as estradas são do meu país, por que tenho que pagar pra circular por elas???

"Porque elas foram privatizadas e assim elas ficam melhores porque o governo antes não cuidava de nossas estradas e blá blá blá!". Mas o governo não tinha a obrigação de cuidar delas? Que eu saiba isso não é favor nenhum, é obrigação! Cabe ao povo COBRAR do governo, EXIGIR que ele cumpra sua OBRIGAÇÃO, seu DEVER. E um deles é cuidar das rodovias brasileiras pra que elas ofereçam segurança e conforto aos brasileiros que precisam percorrê-las!

Já pagamos imposto pra morar, imposto pra ter um carro, imposto sobre tudo que compramos e fazemos... Pagamos conta de água, luz, telefone, taxa pra fazer xixi em alguns estabelecimentos e rodoviárias... Poxa, a gente PAGA pra VIVER!!!

Se eu comprei a casa pra que vou ter que pagar todo ano pra morar nela? Se eu comprei o aparelho telefônico e paguei a instalação da linha pra que tenho que pagar todo mês uma taxa independente de usar o não o telefone? Se eu comprei o carro por que tenho que pagar IPVA?! E mesmo pagando o carro, o IPVA e a gasolina (além da manutenção do carro, é claro) AINDA TENHO QUE PAGAR PARA VIAJAR NELE!!!

E se eu comprar um helicóptero? Será que vou pagar pedágio aéreo?!?! Não, por enquanto... Mas eu não tenho condições de comprar um helicóptero. Então tenho que ficar entregando "sete contos" nas mãos de empresas privadas apenas para eu passar por uma estrada (e cada vez que eu passar)! E isso quando não tem mais de um posto de pedágio no caminho!

E o que eles me dão em troca? Apenas mantém as estradas em condições de viajarmos por elas. Peraí: mas isso não é OBRIGAÇÃO DO GOVERNO??? Quando esse aporrinhação vai acabar? Haja dinheiro! Viajar é muito bom, mas está ficando cada vez mais difícil.

Enquanto o povo não abrir a boca e reclamar, vamos continuar privados do tão apregoado direito de ir e vir. Mais um que nos tiraram!

Eu podia agora estar comprando chocolate com esses 14,40! Mas eles se foram e não vão voltar! A estrada estava lá, do mesmo jeito que dá última vez que passei por ela... Se pelo menos cobrassem pedágio apenas quando fizem obras ou modificassem algo... Mas ainda assim não seria justo fazer o povo pagar pelo que, repito e repito e repito: É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO. Os impostos que já pagamos dá pra manter as estradas lindas, seguras, perfeitas! E SEM PEDÁGIO!

Desculpem o desabafo!
Até quarta-feira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário