ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Guerras Clônicas - Star Wars





Como fã da saga Star Wars, eu bem que tentei, mas não resisti em voltar ao tema aqui no blog. Dessa vez porém quero falar sobre as Guerras Clônicas, série animada que está passando na Rede Globo e que andei assistindo a vários capítulos. Foi lançado também nos cinemas, no ano passado, um filme de longa-metragem com a junção de alguns episódios da série.


Primeiramente é bom lembrar que a série animada nada tem a ver com a saga em si, com a história dos seis filmes. É produzido pela empresa de George Lucas com a aprovação e até supervisão dele, mas não conta nenhuma história escrita por ele. Portanto, não deixa de ser apenas parte do "Universo Expandido" (conjunto de produtos com o nome "Star Wars", mas que segundo o próprio George Lucas não correspondem à realidade da história por ele criada - são um universo paralelo ao dele e não a continuidade de sua saga).

Infelizmente alguns fãs não entendem isso e misturam tudo. Misturam informações da saga com informações inventadas do U.E., O que eu considero um desrespeito ao gênio que criou essa "galáxia muito distante" pra todos nós!!!


Acho que o o U.E. deve ser visto apenas como diversão e não como parte da história. Assim pensando, resolvi me diverti com a série Guerras Clônicas, que foi criada para a TV, faz imenso sucesso nos Estados Unidos e agora chega à TV Aberta no Brasil. Dizem que são poucos episódios, então já deve estar chegando ao final, mas pretendo arranjar tempo pra ver pelo menos mais alguns capítulos! rsrs


Eu já tinha assistido ao longa-metragem, inclusive tenho o DVD e achei bem interessante. Tudo que faz parte desse universo paralelo - como define George Lucas - para ter um pouco de credibilidade não pode contrariar os seis filmes.


A julgar pelos cerca de dez capítulos que assisti da série e mais o filme, acho que a animação é bem fraquinha se comparada à saga verdadeira (que se encontra na hexalogia cinematográfica). É superficial onde não deve ser e se aprofunda em assuntos irrelevantes.


Há um excesso de personagens desconhecidos, inventados para a animação e o pior é que há certas histórias que são praticamente protagonizadas por esses ilustres desconhecidos. Só mesmo os experts em U.E. estão familiarizados com esses personagens (a maioria deles bem "desinteressante"), não o grande público e fãs da saga em si. É dado também muito destaque aos dróides inimigos, chatérrimos! Na animação eles pensam demais e chegam a fazer piadinhas sem graça!


E há outros pontos questionáveis:


Anakin na animação tem uma padawan! Eu até acho a personagem Asoka Tano (a dita padawan) simpática e ousada. Gosto dela. O único probleminha é que ela não pode existir porque não aparece no episódio III. E como as guerras clônicas ocorreram entre os episódios II e III ela teria que estar presente no terceiro filme. Se George Lucas quisesse realmente que Anakin tivesse um padawan teria feito isso no episódio III. Mas não fez. Portanto, Asoka Tano não merece credibilidade, uma vez que contraria o que é mostrado nos filmes da saga. Pelo que está claro nos filme Anakin nem como Jedi ou como Sith jamais teve um(a) aprendiz.


Os clones são mostrados no episódio II como seres pouco independentes, feitos para não ter opinião própria. Estão ali apenas para obedecer as ordens que lhes são dadas. A única exceção é Boba Fett, o clone inalterado de Jango Fett. Ele não teve modificações genéticas para ficar dócil e obediente como os outros. Mas... na série animada vemos clones com estilos diferentes de penteados, tomado desisões próprias e até desobedecedo órdens!!! E a maioria deles se parece tão preocupada, sensível e fiel aos príncípios éticos e ideais de paz dos Jedi! Quando sabemos que eles são realmente "programados" para cumprir órdens e num futuro próximo cometer uma traição (ordem 66)! Isso também foge totalmente à realidade dos filmes. Não tem cabimento algum clones cheios de vontades como na série animada!


Mas como diverção a série é válida. É muito bom ver personagens como Anakin, Obi-Wan e Yoda em combate. Um dos momentos que mais gostei foi o resgate do U2. É engraçado porque ele parece um serzinho vivo e não um robô, e isso me faz entender a atitude de Anakin em considerá-lo um amigo e fazer questão de salvá-lo. Ele merece! rsrsrsrs Eu queria muito ter um R2! Quem não queria? Acho que a maioria dos fãs de Star Wars!


A qualidade da animação é bem boa, os desenhos se parecem muito com os atores que lhes deram vida nos cinemas e com os personagens digitais também, como General Grevious por exemplo. O "Jabbinha" que aparece no filme é engraçado e nos proporciona momentos bem legais da animação. Mas realmente não dá pra levar a sério. Achei aquela história de Jabba tendo um tio em Coruscant realmente patética. Nos filmes fica claro que os hutts são criminosos que vivem em planetas distantes como Tatooine.

Enfim... vale a pena ver? SIM.
Merece credibilidade? Nem tanto!
Faz parte da saga? Não, apenas é paralela a ela.



*Siths do U.E. não fiquem bravos, tá? Aqui tem a minha opinião pessoal... mas também tem palavras do "tio" George Lucas!!! rsrs



Nas fotos temos os personagens já conhecidos do grande público Anakin Skywalker (conhecido também como Dart Vader), Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda. A menina de "cabelo" esquisito é a padawan de Anakin (ela existe apenas na animação), Asoka Tano.


Que a força esteja com todos nós! rsrsrsrs

6 comentários:

  1. Francamente,elisa,eu gosto muito de star wars.mas dos seis filmes feitos com atores. acho que o george lucas mandou uma bola fora em transformar uma hexologia tão perfeita em deseinho animado pra crianças.não assisti nem um capitulo disso e nem ao filme que foi lançado no cinema ano passado. desculpe mas não vi nem quero ver. pra mim saiu dos filmes não é star wars.
    quanto ao universo expandido concordo com voce! está cheio de fanáticos por aí que gostam daquilo e até brigam com que não gosta.pra mim é mera especulação e oportunismo e não quero nem mesmo pra diversão!

    ResponderExcluir
  2. parou de passar na globo sem mais sem menos!
    como eh q pode a globo tira do ar o desenho sem avisar? isso eh sacanagem!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que os seis filmes devem ser preservados. A história está ali. O George Lucas fica entrando na conversa dos outros e fazendo qualquer coisa de star wars pra ganhar dinheiro!
    Quando mais fizerem coisas de Star Wars mais ela perde a magia e o encanto, fica uma coisa banal.
    E também não acho legal filmar coisas do universo expandido. Ali só tem besteira e coisas contrárias aos filmes que já foram desmentidas veementemente pelo próprio George Lucas!
    Enquanto os fãs da saga em si admiram os Jedi e aplaudem as mensagens positivas contidas nela, os fãs do universo expandido ficam vangloriando os siths!
    No universo expandido todos os vilões foram ressussitados, imaginem! George Lucas já negou isso tudo.
    Darth Maul, Boba Fett e Palpatine morreram! Essa é a verdade, afinal se Palpatine tivesse voltado à vida e o Império voltasse a existir Anakin não seria o escolhido como George Lucas escreveu, mostrou e afirmou que ele é!
    Mas tem gente que queria tanto os siths de volta que acredita mais nas besteiras que escrevem no universo expandido do que no que o criador da saga fala!!!!!!
    E essa paranóia gera um fanatismo nada saudável.
    Invetaram até Luke indo pro lado negro! Imaginem! No ultimo episódio da saga George Lucas faz o personagem deixar claro que NUNCA irá pro lado negro. Por que distorcem tudo e não respeitam o que o autor escreveu? Só os filmes são G-Cannon e contém a verdade total da saga. FATO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pela participação.

    Bom...

    Raquel, as únicas coisas legais q encontrei no U.E foram as Guerras Clônicas e o livro Sombras do Império. O resto pode pegar e jogar fora! è tudo porcaria e o piior: conradiz os filmes (o q não pode acontecer).
    Os jogos são bons pra divertir e só. Aliás, a série (Clone Wars) e o livro q citei tb são diversão e nada mais.
    A maioria do U.E. considero como diversão descartável e segundo o próprio George Lucas não faz parte da saga, é um outro universo, paralelo ao q ele criou. Não sei pq há pessoas q insistem ainda em ficar misturando acontecimentos, histórias do U.E. com a saga de George Lucas!
    Ele pode autorizar o lançamento dessas coisas pq realmente elas dão lucro, mas fez questão de separar as coisas. Mta gente faz questão de ingorar as palavras dele e os cânones! Qto a desenho pra crianças, eu acho q nesse caso não é só pra crianças, adultos tb curtem desenhos. Mta gente acusou George Lucas de direcionar Star Wars pra crianças com os episódios I e VI, mas eu gosto desses episódios como de toda a saga (isto é, os seis filmes G-Cannon).

    Junin, realmente parou de passar! Mas creio q é pq a série acabou... Sei q a série é pequena, tem apenas cerca de 20 capítulos na primeira temporada. A segunda ainda vai ser exibida nos EUA.

    Skywalker, ONDE EU ASSINO???
    Tb nunca entendi essa idolatria dos fãs do U.E. pelos Siths! Acho q se as pessoas soubessem separar o q é a saga verdadeira do q é apenas produtos licenciados (pra diversão) não haveria problema em lançar coisas como essas séries pra TV (filme não!). O problema é q mta gente não sabe ou não quer separar as coisas e confunde tudo, levando a sério os maiores absurdos q estão no U.E, coisas inventadas por fãs como nós (com a diferença q são escritores e têm grana e fama).

    OLHA AS PALAVRAS DO GEORGE LUCAS:
    "Existem dois mundos aqui. Um é o meu mundo, que são os filmes. E há esse outro mundo que foi criado, o que eu digo que é o “universo paralelo”: é o mundo dos livros, jogos e livros cômicos licenciados. Eles não se intrometem no meu mundo, mas se intrometem entre os filmes. Eu não me envolvo com o “universo paralelo”

    "A história de GUERRA NAS ESRELAS é realmente a tragédia de Darth Vader. Essa é a história. Uma vez que Vader morre, ele não volta à vida, o Imperador não é clonado e Luke não se casa."

    PALAVRAS DO AUTOR. E FIM DE PAPO.

    Abraços e q a força esteja conosco! rsrs

    ResponderExcluir
  5. para os os fas de clone Wars o desenho ainda passa mais em um canal deferente esta passando no cartoon network para os qui tem tv acabo em casa guia Net e o cana 45.E francamente gostaria muito que voutasse a pasar Clone wars na globo outra vezzzzzz e acho que quem desenhou este desenho tem uma imaginasao mt boua.E tambem achei muita sacanagemmmmm tirarem do ar o desenho clone wars do ar sem avisar e nem botar no ar um comunicado pelomenos avissan neeeeeeeeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de deixar aminha opinião sobre isso e Realmente o universo expandindo não tem nada a ver com os filmes de George, mais temos que admitir que pelo menos algumas coisas como a serie 3D star wars the clone wars e o game star wars the force unleashed são bastante interessantes e respeitando a saga e merecem a atenção dos fãs.

    ResponderExcluir