ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

RODEIOS: A crueldade sob a capa da "tradição"!





Muito bem... Ontem foi dia de festa e de comemoração para a imensa torcida do Flamengo em todo o Brasil. Juiz de Fora ainda está vestida de rubro-negro! Ontem comemorei a vitória do meu Mengão com pizza marguerita com muito azeite e coca-cola!


Mas... só as coisas boas (como por exemplo uma vitória do time pelo qual torcemos) merecem acabar em pizza neste país. Tem coisas que não podem acabar em pizza!


Uma nova festa se aproxima em JF e promete pintar a cidade não do vermelho combinado com o preto que reflete a paixão por um clube esportivo, mas de um outro vermelho que não é digno de aplausos por parte de cidadãos de bem: o vermelho do sangue de animais inocentes!


Trata-se da anual Festa Country a ser realizada do dia 14 ao dia 17 de maio e que há cerca de dez anos instalou-se na cidade trazendo de volta a vergonha dos rodeios dos antigos torneios leiteiros que ocorriam em alguns bairros distantes da cidade. De lá para cá, um grupo crescende de pessoas tem protestado contra esse horror.


Mas como a festa sempre tem shows com ótimas bandas e cantores de primeira linha a preços de banana, o grande público não resiste e vai à festa para assistir às bandas. E os produtores do evento são tão espertos que sempre tratam de trazer atrações de vários estilos musicais para agradar a todos os gostos! Sempre com muito rock, samba, sertanejo, axé, funk, reggae, MPB e etc...


A questão é: não poderíamos ter esses shows em uma festa mais compatível com os novos tempos? Já que se fala tanto em tradição por que não trazem de volta a Festa das Nações que era realmente tradicional na cidade e que acabou de uma hora para a outra??? Pelo menos nessa festa não se via nenhum espetáculo deprimente como esse de agora! Não tinha nada de "country" na Festa das Nações, apenas cultura e culinária de outros países (embora infelizmente a maioria seja carnívora). Mas não havia nada ali que lembrasse vaqueiros e rodeios!


O que é tradição? É importante preservar QUALQUER tipo de tradição???
Na minha opinião NÃO! Tradições só merecem ser mantidas quando não contrariam certas mudanças que são necessárias ao progresso da humanidade e principalmente quando não são ligadas a conceitos ultrapassados, nascidos da ignorância e até mesmo da crueldade!


Estamos em pleno século XXI, e não é mais aceitável que se mantenha uma mentalidade que combina muito mais com a idade da pedra do que com os tempos que chegam. Rodeios pertencem a um passado, em que a ignorância ainda era comum no ser humano. Hoje não mais!


Surge uma nova consciência e essa nova consciência que precisa ser despertada em todos CONDENA qualquer tipo de maus-tratos e exploração aos animais.Por um mundo mais digno, pacífico e feliz, os rodeios precisam acabar!
Existe agora esse papinho "pra inglês ver" de "bem estar animal". Dizem que os animais não sofrem em rodeios e nem mesmo nos matadouros onde são ASSASSINADOS.
É uma piada de muito mau gosto porque para um animal ESTAR BEM, primeiro ele tem que ESTAR VIVO. Portanto que discurso mais hipócrita é esse de que matam "humanamente" os animais!!!


Segundo, para esses animais estarem bem de verdade, precisam ser respeitados e não explorados em circos, rodeios, touradas... Deixemos os animais viverem em paz, eles não nasceram para ser escravos, e muitooo menos para serem maltratados e jogados ao chão como se não sentissem dor, sob os aplausos de ignorantes ensandecidos que sentem prazer com a crueldade!
Chega de violência e de rodeios! Deixemos vir uma era de paz entre humanos e animais!!!


JUIZ FORANOS, BOICOTEMOS A FESTA COUNTRY!!! SEMPRE TEMOS OPORTUNIDADE DE VER O RAPPA, A CLÁUDIA LEITE E OUTROS MAIS QUE VIRÃO SE APRESENTAR NESSA FESTA!


Me orgulho de dizer que NUNCA FUI A NEM UMA DAS EDIÇÕES DA FAMIGERADA FESTA COUNTRY!!! E quem conseguir parar por um momento e se imaginar no lugar de cada boizinho que está lá no meio da arena sofrendo, aja de acordo com a sua consciência. Mas se achar que seria divertido e que iria gostar de estar no lugar dele, VÁ À FESTA e colabore. Mas não se esqueça de participar de verdade se oferecendo para substituir um desses animais, ok?


"Em festa de rodeio não dá pra ficar parado" mesmo...
TEM QUE PROTESTAR E ACABAR COM A FESTA!!!


*Na foto do boicote da festa (que peço a todos que são contra rodeios, a usem em seus perfis do orkut, msn, facebook, etc) os dizeres estão bem legíveis...
Já na foto que tem o boi sangrado os dizeres não aparecem nitidamente, aqui estão eles:
"O sangue e o sofrimento dele é igualzinho ao seu".
"Não aplauda essa covardia".
"Frequentar rodeios e touradas é financiar um crime".
Pense bem e AJA corretamente...
Até quarta-feira!

30 comentários:

  1. "Em festa de rodeio não dá pra ficar parado" mesmo...
    TEM QUE PROTESTAR E ACABAR COM A FESTA!!! [2]

    Concordo plenamente com a Elisa, que parabenizo o desabafo, que faço-os meus também.

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença entre os homens e animais? O homem é ser racional (alguns não), e os animais irracionais, mas tem sentimentos e direito a vida também.
    Fora rodeio, fora maldade aos animais.
    Parabésn Eliza

    ResponderExcluir
  3. os animais assim como nós ditos humanos...possuem um futuro brilhante pela frente!!!...passarão pelo estagio hominal!!! assim como nós mesmos já trilhamos os caminhos q ora eles percorrem!!!... justo portanto; dedicar-lhes amor; carinho & compreensão!!!
    o rodeio; pelo q constam os comentários...fica um tanto longe disto!!! por favor reavaliem esta festa & seus procedimentos!!!...Deus existe; & claro sua justiça também!!! Eu; d jeito nenhum; gostaria d estar na pele d quem comete injustiças c/ o irmão animal!!!abrçs...

    ResponderExcluir
  4. AH!!!IA ME ESQUECENDO ALGO Q PRATICAMENTE INESQUECIVEL!!!...O MAIOR D TODOS NOS RECOMENDOU Q "FIZESSEMOS AO NOSSO PROXIMO O Q GOSTARIAMOS Q FOSSE FEITO A NOS MESMOS"...& NOSSO PRÓXIMO...D MANEIRA NENHUMA ESTÁ ESPECIFICADO!!!...
    PRA QUEM TEM UMA GRAMA D MASSA ENCEFÁLICA DENTRO DO PROPRIO CRANEO; ISSO JÁ É MOTIVO SUFICIENTE...PRA ACABAR C/ ESSA "VERDADEIRA COVARDIA"!!!

    ResponderExcluir
  5. Todo nosso apoio para todos que são contra RODEIO
    TODO NOSSO APOIO PARA QUEM LUTA E NÃO PERMITE INJUSTIÇAS CONTRA OS ANIMAIS.
    APOIAMOS E ESTAMOS DO LADO DOS ANIMAIS

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pelo apoio!!!
    É isso aí, temos a função de tratar com amor os animais, que são nossos vivendo em um nivel inferior da evoulução espiritual, pra que no futuro eles tenham mais chances de ser bons seres humanos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que a Elisa escreveu... devemos ter amor ao proximo, mesmo que esse proximo nao ame seu proximo, que sao os animais ditos irracionais, essa é uma grande prova dificil de seguir... a forma que vejo para vencer essa "guerra" é so com amor, paciencia e conscientizaçao ( eventos e reunioes), pressao por projetos de lei e protestos pacificos...

    ResponderExcluir
  9. Foi dito por alguém melhor do que eu:

    Conhecemos o coração de uma pessoa, olhando a maneira como trata um animal.
    Zero®

    http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

    ResponderExcluir
  10. Rodeio deveria ser visto como crime,realmente não é uma prática que mereça ser considerada tradição ou cultura.é pura maldade com os nossos amiguinhos animais!parabens pelo texto,eu assino embaixo!
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Rodeio é coisa bizarra organizada pela ignorancia.
    Esse pessoal, na verdade já melhorou desde a época de Roma, quando se divertiam com gente jogada na arena pra Leões ou gladiadores matarem.
    Mas esses bárbaros precisam se adequar à evolução, concordo com a Raquel!!!

    ResponderExcluir
  12. "Em festa de rodeio não dá pra ficar parado" mesmo...
    TEM QUE PROTESTAR E ACABAR COM A FESTA!!! [3]

    ResponderExcluir
  13. RODEIO;DISFARCE DOS CAPITALISTAS IMORAIS QUE SÓ VISAM O LUCRO SOB A FORMA DE ATRAÇÕES.OS POBRES E INDEFESOS ANIMAIS É QUE PAGAM O PATO PELA IGNORÂNCIA DO SER DITO HUMANO.COMO ALGUÉM PODE SE DIVERTIR COM O SOFRIMENTO DOS POBRES BICHOS?
    PARABÉNS PELO TEXTO,VAMOS REFLETIR CADA VEZ MAIS NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AJUDAR ESTES INDEFESOS.

    ResponderExcluir
  14. pessoas dizem que não gostam de violencia e como é que gostam de rodeios então se rodeio tem violencia

    ResponderExcluir
  15. tinha que botar eles pular seria engraçado

    ResponderExcluir
  16. mineirão com orgulho17 de maio de 2009 às 14:24

    mineiro protestanto contra rodeio?!!!!
    só podia ser de jixdifora mermo mermão!
    ox cariocax do brejo!
    rodeio é cultura sim é nossa tradição!
    vcs preferiam que jogassem pessoas pras feras como antigamente? melhor que seja com animais vcs não acham?
    não sei porque tanta frescura se no fim os bois são mortos mesmo e viram comida!
    alias a carne e bem gorda de boi e especialmente de porco é tradição MINEIRA, sabem? ou vcs não são mineiros? são cariocax!
    os animais existem pra servir o homem, pra servir de vestimenta, alimento, condução. sempre foi assim.
    ou vcs vão protestar contra a cadeia alimentar tambem?
    é muita frescura pro meu gosto!
    vão aprender a ser mineiros e preservar as tradições do estado e do país!

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez obrigada a todos pelo apoio e pelos comentários! Vamos seguir na luta!!!

    MINEIRÃO:
    Sim, mieiro prostentando contra rodeio!
    Sim, somos de Juiz de Fora!
    Sim, temos nosso lado "carioca do brejo" mas não da maneira como vcs colocam!
    Não rodeio não é cultura nem tradição, é vergonha e MALDADE.
    Não, não é melhor fazer isso com pessoas DE BEM,mas talvez com pessoas como vc seria melhor, sim. Melhor do q com animais INOCENTES!
    Ah, então pq eles vão ser mortos merecem sofrer desde mtoa antes? O q eles fizeram pra merecer isso???????
    Não como carne, valorizo a minha saúde e a vida de meus irmãos em estágio inferior, q são os animais.
    E venho cada vez mais percebendo o quanto a dita (ou maldita) "cultura" (ou curtura?) mineira/capirira/roceira é ultrapassada!
    Vcs adoram:
    CARNE e pra isso assassinam os animais cruelmente.
    CACHAÇA: e acham o máximo tomar uma branquinha e ficar com aquele bafo horrível prejuficando à saúde, perigando viciar e ganhar uma cirrose, além de fica bêbados enchendo o saco de quem está perto e não tem nada a ver com a sua bebedeira!
    TREM DE FERRO: Q já foi sinal de progresso um dia, mas agora, atravanca o trânsito nos grandes centros.
    FOGÃO A LENHA: Anti-ecológico, permite a derrubada de árvores sem critério nenhum além da fumaça nociva q gera, aumentando a poluição já enorme do ambiente!
    FALAR ERRADO: destruindo a lingua portuguêsa e alimentando a crença de q mineiro é mesmo burro, analfabeto, incapaz e da roça!

    Cadeia alimentar? Isso muda, sabia? Pq será q o homem evoluiu e já não tem mais aqueles dentões do tempo das cavernas? Nosso organismo não está mais adequado ao consumo de carne. O maior e mais poderoso come o menor e mais fraco, sim. NO REINO DOS SERES IRRACIONAIS.
    Vc é irracional???
    Vc chama compaixão, evolução e consciência de frescura?
    Se pra ser mineiro (pelo menos culturalmente falando) tem ter um perfil de bárbaros, ultrapassados e ignorantes, EU NÃO SOU MINEIRA!
    Sou juiz-forana com mta honra, pq minha cidde sempre manteve os pés à frente.
    Se nesse conceito deturpado e hoje aceito e propagado de mineiridade o correto é ficar lááá atrás e parar no tempo impedindo as mudanças necessárias à humanidade, eu prefiro assumir q não me enquadro nisso! E NUNCA VOU ME ENQUADRAR.

    Tenho vergonha dessa "mineiridade" toda!
    Isso graças a Deus não faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  18. huahuahuauhauhahu
    Carne... Deus nos fez com caninos pra que?
    Se alface fizesse bem cavalo viveria 90 anos!

    Cachaça eu não discuto... porque voce nao mete o pau em escocês, russo?... alias, com o mundo todo que bebe!? Gostei do "perigando" empregado... você é MINEIRA! Tenha orgulho disso!

    Fogão a lenha... procure se informar e ver que ninguém derruba arvore no meio rural pra produzir fogo... utilizam de arvores secas, mouroes de cerca quebrados...

    Falar errado... tá bom! Você é um ser superior! PArabensss! Já deve ter escrito livros e mais livros!


    Trem de ferro... um dos impecilios ao desenvolvimento do nosso pais é justamente a falta de uma rede ferroviaria decente!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo/mineirão (sei q vc é a mesma pessoa ignorante do post anterior):

    Os nossos atuais caninos beeemmm pequenininhos são o resultado da evoulução dos caninos enormeeesss q tínhamos nos tempos da pré-história. Eles são suficientes pra comermos frutas como maça, legumes como cenoura e etc.
    Os cavalos são mto saudáveis, sim! São fortes, magestosos. Se informe mais!

    Eu meto o pau em escocês e russo tb sobre a bebida! Mas vc veio aqui assinando "mineirão" e falando de cultura "mineira" e não "russa" ou "escocesa". Engraçado... não foi de um mineiro q ouvi a expressão "perigando" na adolescência, qdo comecei a usá-la! Não mesmo!... rsrs Vc está equivocado até qdo a isso, meu caro. Não sabe mais reconhecer uma expressão mineira!

    Qto ao fogão a lenha te digo duas coisas: a primeira é q esse teu argumento é igualzinho àquele outro de q os animais não são maltradados nos rodeios ou mesmo no abate!!! E qdo não tem árvore seca, vc acha q fazem o q??? Pq será q os ecologistas estão desenvolvendo o fogão de sol?

    Não, não sou um ser superior. Não escrevi livros e mais livros... ainda. Mas, pelo menos não acho bonito falar errado DE PROPÓSITO como mtos gostam de fazer, dizendo q isso é coisa de mineiro e colaborando assim pra ridicularização de si mesmo!

    Os políticos locais de JF (q com certeza vc não conhece) pretendem tirar a linha de trem do centro pq ela atrapalha sim, o fluxo de veiculos. Vc já viu a lentidão e o tempo q um trem com mtos vagões leva pra passar? Qto tempo as pessoas têm q esperar, já q nem em todas as travessias é possivel se ter viadulto?! Isso não atrasa a vida das pessoas não? Não causa engarrafamento não?

    EM Q MUNDO TU VIVE, HEIN, CARA?! Deve viver na roça por isso não sabe o q é vida urbana. Agora chega, q já perdi mto tempo com vc... e duas vezes!

    Teus próximos comentários serão apagados.

    ResponderExcluir
  20. Tenho vergonha dessa "mineiridade" toda [2]

    Elisa, falou e disse!
    Se ser mineiro é isso, não faço a menor questão der, faço é questão de não ser!

    Rodeio é vergonhoso!
    Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
  21. Responder a esse cidadão equivocado, é perder tempo, aliás já demonstrou que desconhece sobre os assuntos. O mundo busca mentes novas, mentes despertadas para um mundo melhor, totalmente ecológico, vegetariano e ético.
    Os que não tem capacidade de mudança, tenta atacar os que tem, de modo a tentar enganar a si mesmo.
    Prefiro ser a mudança que quero ver no mundo, do que seguir pelo mundo repetindo os erros dos nossos antepassados.
    SOU MINEIRA, VEGETARIANA e que venha mais transformações em minha vida, quero EVOLUIR.

    ResponderExcluir
  22. Tenho vergonha dessa "mineiridade" toda [3]

    ResponderExcluir
  23. Valeuuu, Simone, Maris e o último "anõnimo"! Obrigada pela força! Realmente, cada um de nós tem q SER essa mudança. É assim que as transformações começam a acontecer de verdade!

    ResponderExcluir
  24. nao sabia q para ser mineiro, ou até mesmo brasileiro era necessário ser ignorante!

    ResponderExcluir
  25. Pois é, Palácio! Eu tb não sabia e fiquei sabendo à medida q fui ouvindo, lendo e vendo essas besteiras por aí. Há alguns anos, fui expulsa de uma das maiores comunas de MG no orkut por ter dito exatamente isso aí q vc falou. Fiquei horrorizada com as idéias defendidas lá. E era a comunidade em peso! Haviam tópicos ensinando a falar errado, dizendo q estavam ensinando a "falar mineirês", defendiam a idéia de q Deus fez os animais pra nós os comermos, q ser mineiro é mais importante do q ser brasileiro, tópicos ofensivos a Juiz de Fora, ao Miss Brasil Gay, preconceitos contra os homessexuais, contra direitos da mulher, tópicos anti-progresso! Pra uma pessoa ser mineira teria q se enquadrar em um monte de estereótipos ridículos! Tudo q é ultrapassado, caipira e brega eles aceitam como sendo cultura mineira!!! Pensam exatamente como esse mineirão aí em cima! Fui postar, dando a minha opinião, defendendo a minha cidade e tb o progresso então fui atacada, xingada... e me perguntaram se não sou mineira. Eu disse "sou mineira mas não sou analfabeta nem ignorante". Acabei expulsa da comuna por isso e os meus posts foram apagados. Só contei com o apoio dos poucos juiz-foranos q estavam postando na comuna e de um cara de Uberlândia (ou próximo a Uberlândia - não lembro ao certo agora, a cidde dele). No mais, as pessoas, principalmente de BH (como o dono da comuna) me ofenderam com vários insultos. Disseram q eu estava insultando Minas!!!
    Percebi q Minas hoje não é vista nas imagens de Tiradentes, Santos Dumont e seus feitos... não! Ela é representada por Chico Bento e Nérson da Capitinga! E a MAIORIA dos mineiros acha isso lindo! Acha q isso é "mineiridade" e exaltam essa "curtura" caipira, assim como todas as "tradições" ultrapassadas q ela trás, incluindo rodeios.
    Por fim, agradeci por ter sido expulsa, e vi a realidade: JF se orgulha é de uma Minas q não existe mais... De símbolo da liberdade, este estado virou o símbolo do atraso, da opressão belo-horizontina, do conservadorismo e do falso-moralismo. E os mineiros aceitam isso!
    Desde q JF deixou de ser a principal cidade do estado, ele simplesmente passou a ser limitado culturalmente.
    Por isso hoje exalto a cidade em q vivo. Não o estado. Não é por acaso q o lema de JF é "Pela pátria e pela cidade". Parecia uma previsão de q MG não seguiria o caminho do progresso e da ousadia apontado e trilhado pela nossa JF.
    Até o progresso de nossa cidade estagnou graças ao fato de dependermos politicamente de BH...
    Uma pena! Mas é isso...
    Resta cada um fazer a sua parte pra mudar as coisas... E continuar acreditando em um futuro melhor.
    Pela pátria, pela cidade...
    e antes de tudo
    PELO PLANETA TERRA, pq bairrismo tb é atraso! rsrs
    Obrigada pela participação e desculpe o desabafo. Esse assunto merece um texto e eu ainda o farei, não sei qdo mas farei.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  26. Tenho vergonha dessa "mineiridade" toda (4)

    eu jah entrei numa comu dessa q vc fala, eh horrivel eles saum uns bossais!!!!
    uma caipirada totalmente sem noçaum
    ser mineiro eh ser retardado!!!!!!!
    nasci e cresci em juiz de fora e na verdade nunca me senti mineira
    nem gostar de paum de quejo eu gosto!!!!
    naum dah cara fala serio!!!!
    sou soh juiz forana e brasileira,disso me orgulho sim.

    ResponderExcluir
  27. mineirão com orgulho25 de maio de 2009 às 14:24

    elisa, vc está equivocada.
    eu não sou a pessoa que postou como anônimo e que vc julgou ser eu.
    vc acha impossivel que alguém concorde comigo e por isso julgou que fosse eu.
    mas todo mineiro de verdade concorda comigo!
    o blog está na internet então não postam apenas pessoas aí de jixdifora!
    esse anônimo não sou eu, é apenas um mineiro autentico como eu!
    vcs chamam a cultura de MINAS GERAIS de ignorancia e menospresam este estado maravilhoso!
    é conhecido por todos o descaso que os jixdiforanos tem pelas coisas de minas!
    metidos a revolucionarios, com essas frescuras de vegetarianismo visam apagar tudo de bom que minas criou! vcs não vão conseguir mudar minas!
    JF uma cidade barulhenta, bagunçada, cheia de puta, bandido, viado e sapatona!
    vc vai apagar este meu post, elisa?
    não aceita criticas?
    uma pessoa que compara animal com ser humano não aceitar criticas???!!!
    minha cidade é simplesmente a capital de minas e eu não sou contra o progresso!
    BH é muito maior e mais evoluida do que JF em materia de urbanização e nem por isso eu despreso essas culturas MINEIRAS as quais vc chama de atraso!
    carne, cachaça, trem de ferro, fogão de lenha, nosso sotaque!
    ser mineiro não é só nascer e viver em uma cidade pertencente ao estado de minas.
    ser mineiro é muito mais que isso.
    é acima de tudo dar valor as coisas de minas, as montanhas, as cachoeiras, a história da mineração, das pedras preciosas e fazendas que construiram este estado, a nossa culinária que é a mais rica do país.
    mineiro de verdade tem um trem de ferro nas veias, é prudente, cauteloso, calado, pacato, teme mudanças porque não troca o certo pelo duvidoso!
    é conservador porque tem um imenso respeito e adoração pela sua terra, e gosta de terra, de lidar com a terra, com o chão.
    mineiro não dispensa uma carne de porco com couve picada bem fininha com arroz e tutu de feijão com torresmo e angu feitos com banha de porco na panela de pedra no fogão de lenha acompanhado por aquela cachacinha especial.
    gosta de pinga com mel e pão de queijo recheado com queijo minas!
    mineiro pode rodar o brasil todo mas ele leva isso com ele, ele leva um pedaço de minas, sente falta da montanha e dessa comida maravilhosa!
    mineiro que é mineiro é caipira sim e não se envergonha de ser o que é.
    vcs que não se enquadram e não conseguem encontrar a mineiridade em seus corações não sabem o que estão perdendo.
    vcs tem vergonha do que é motivo de orgulho!
    muitos brasileiros de outros estados teriam orgulho de ser mineiros e fariam tudo pra ter nascido aqui!
    ser mineiro é um trem bão demais sô!
    ocês não sabem o que ocês tão perdendo!
    mas se não quer, não quer.
    fica aí acreditando que vão conseguir mudar o mundo e perdendo o tempo de vcs!
    já que o mar está aí pertinho docês vão pra praia, vão comer camarão e parem de denegrir a imagem das MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  28. Mineirão:

    Eu nem deveria estar te respondendo...
    Mas não posso me calar diante de tantos equívocos seus!!!
    Se não é vc q postou como anônimo tudo bem, eu realmente pensei q fosse pq o tom é o mesmo. Mas sei q há mtaaasss pessoas q concordam contigo (leia com atenção o q eu disse no meu post anterior a este e vai ver q sei q a MAIORIA dos mineiros INFELIZMENTE pensa igual ou parecido com vc). Dia desses surgiu este assunto em uma conversa e meu tio disse algo assim: "Minas Gerais virou mesmo um estado atrasado, tirando Juiz de Fora e algumas poucas cidades, Minas parou no tempo. Anda aí por esses cantos, pelas cidades de Minas pra ver! Está tudo igual, faz muito tempo q nada sai do lugar e a mentalidade das pessoas não muda!"

    É... mas as minorias podem fazer mto barulho, caro "mineirão"!!! E assim os "revolucionários-frescos" de JF ganharam mais uma causa a favor dos animais (o projeto de impedir circos com animais na cidade foi votado - E APROVADO POR UNANIMIDADE na câmara, com o apoio do povo e das ONGs da cidade).

    Então todo mineiro autêntico tem q pensar como se pensava na idade da pedra??? E o q vc chama de cultura mineira??? Não foi MG q criou toda essa cultura caipira e atrasada, foi a necessidade e a precariedade dos tempos antigos q fez isso (combinava com a época em q nossos antepassados viviam e ainda hoje combinam com certas localidades rurais e precárias onde o desenvolvimento não chegou ainda).

    Não entendo pq toda a cultura RURAL existente EM TODA PARTE DO BRASIL, nas zonas rurais é aceita como cultura mineira!!! Como se MG fosse isso e só isso. Viaje pelo Brasil, meu caro. Existem, ou existiam trens de ferro em todo Brasil... Fogôes à lenha existem nas fazendas e interiores de todo o Brasil, em todos os estados, trabalhadores rurais sem acesso às escolas fumando cachimbo ou ciagarro de palha, com roupas remendadas e com falhas nos dentes existe em todo o Brasil. Vá por exemplo nos subúrbios do Rio de Janeiro e favelas: vc ouvirá tanto "nós vai", "nós faz", e "dendapia" qto se ouve nos subúrbios e interiores de MG!!! Isso é o atraso de quem NÃO TEM acesso à cultura. Isso não é cultura nem "sotaque mineiro".

    Como disse certa vez uma professora de português de JF com quem estudei, Minas na verdde não tem sotaque, por ser um estado sem fronteira (ele é cercado de outros estados), cada região tem influências do estado com o qual faz divisa e o centro de MG possui um estilo misturado e ao mesmo tempo rural pq era formado por roças e fazendas antes da cosnstrução de Belo Horizonte.

    Vê se lava a boca antes de ofender as pessoas de JF e tb de demonstrar homofobia, pq isso é crime!!!

    Não vou apagar seu post, e aceito críticas, sim. Porém como NÃO SOU UM SER SUPERIOR, tb sinto raiva, principalmete qdo se trata de injustiças com os animais, q são seres inocentes pelos quais temos q ZELAR, com amor e proteção!

    BH se fez com verba de JF, meu caro!!! Sua cidade nem existia, qdo JF era a mais importante cidade de MG e uma das mais importantes do Brasil. E vc é contra o progresso sim! Não adianta sua cidade ter ruas largas e ser lotada de prédios se a mente de sua população (SEM GENERALIZAR, É CLARO) parou no tempo. Progresso hoje em dia é sinônimo de CONSCIÊNCIA dos novos tempos q chegam. E o vegetarianismo é parte fundamental nessa nova consciência!

    Nunca desvalorizei as cachoeiras e montanhas de Minas, nem a história do estado. Pelo contrário: são pessoas como vc com essa mentalidade, q contradizem o q está escrito na bandeira de MG! Graças a pessoas como vc, MG é vista como um imenso curral cheio de vaquinhas de presépio, bobas e matutas! Vcs sim, insultaram a história de MG e a transformaram nisso q vemos hoje!!! As várias regiões de MG não são vistas, elas simplesmente inexistem pq a tal "mineiridade" hoje é apenas a q é ditada por BH e região, o q é aceito ali pelo miolo de MG, ou melhor, o verdadeiro INTERIOR de MG, onde está a capial... opssss, CAPITAL. Ou seria "capitar"??? Assim é mais "mineiro", né?!

    ResponderExcluir
  29. História da mineiração? Bom... como nunca houve minas em JF eu valorizo mais o q formou a MINHA CIDADE: a história do café e da tecelagem industrial. Na verdade JF sempre foi o caminho do meio entre o ouro das minas e os portos da côrte. Essa é a história q devo valorizar, como juiz-forana autêntica q sou. Valorizo o pioneirismo, a ousadia, a inovação, a nova era! Uma era de paz e fraternidade q chega.

    Já disse q se ser mineiro é ser caipira, então não sou mineira, pq não sou caipira (embora tenha profundo respeito pelos caipiras ou trabalhadores rurais de TODO BRASIL q plantam nas roças aquilo q comemos).

    Qto à culinária mineira, ela não é a mais rica do país, não. Pode ser talvez uma das mais primitivas e danosas à saúde. E isso NUNCA foi riqueza, meu caro!!!

    Não tenho um trem de ferro nas veias, não sou tão prudente assim, não sou calada pq tenho boca é pra falar, e estou aberta as mudanças positivas e necessárias (mtas delas são URGENTES!). Não sou conservardora tb... minha cidade tb nunca foi, nunca será!!!

    "tem um imenso respeito e adoração pela sua terra, e gosta de terra, de lidar com a terra, com o chão". Bom... mais uma vez: vc está falando do mineiro rural, não do urbano e trabalhador rural tem em todo o país e no mundo!

    Não gosto de pão de queijo e mto menos de feijão, torresmo e cachaça (não tenho a capacidade de ingerir - e digerir - venenos). E não entendo pq todas as pessoas num determinado territória político tem q gostar das mesmas coisas, comer as mesmas coisas... Isso é falta de personalidade!!!

    Qto ao mar, ele está a duas horas de mim... e fico feliz por isso, sim.

    E pra encerrar (MESMO)esse longooo post (q ficou mtooo mais long do q eu pretendia): não acredito q vamos conesguir mudar MG. Eu na verdade não tenho essa pretenção. Não quero mudar MG, quero mudar DE MG. Ou melhor, se MG não é capaz de acompanhar JF, então LIBERDADE!!! Se não conseguimos eleger uma sequência de governadores de MG juiz-foranos, então... a única esperança é ver JF no futuro como uma capital progressita e influente de um novo, pequeno e próspero estado brasileiro. Na prática todos sabem q já é assim. JF é cidade pólo e funciona como a capital da Zona da Mata. O problema é q nossa arrecadação vai pra BH e JF não pode crescer pq tem as responsabilidades e gastos de uma capital mas não recebe a verba de uma capital. Por isso sou a favor da descentralização do poder em estados grandes e/ou populosos (MG é as duas coisas!). Não sei se estarei aqui na Terra pra ver isso, mas... nada me impede de acreditar.
    Afinal, se "Liberdade ainda q tardia" ERA o lema de MG, pode vir a ser o de JF e região um dia... pq não???...

    Mas gosto do lema da minha cidade : "Pela pátria e pela cidade", já q sou a favor de estados menores e da valorização das cidades brasileiras.

    É isso aí.

    ResponderExcluir
  30. eliza adorei sua defeza.... o mundo devia ser feito de pessoas como vc quem sabe assim o mundo seria melhor......

    ResponderExcluir