ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

MACHISMO: Mulher-costela é a @#$% &%$ #&@$%!!!

 

Entendeu o espírito da coisa, né?!rsrsrs

 


 

Pô, machismo (assim como qualquer tipo de preconceito) é inadmissível, ainda mais em pleno século XXI!


 

Dia desses fiz um post sobre separações e sei que em certos casos (de famosos e anônimos) o casamento acaba porque o homem não deixa a mulher trabalhar e ela um dia se cansa da vida de Amélia que levava.


 

Um dos casais brasileiros citados no fim daquele meu post, se separou por iniciativa da mulher, depois de ela ter aberto mão da carreira de atriz pra ficar em casa cuidado do marido e dos filhos durante anos e anos. Fala sério! Isso não existe mais! Ok, se foi uma opção DELA, não tem que vir agora reclamar (embora todo mundo tenha o direito de se arrepender das decisões que toma). Mas pode ser que o marido tenha “sugerido” que ela ficasse apenas em casa.


 

Há muitos casos assim. A mulher abandona tudo por imposição do marido. Ele continua com sua vida como quer, com sua carreira, seu trabalho, suas amizades, sua diversão. Mas a mulher é obrigada a abrir mão de seus objetivos pessoais e de praticamente tudo o mais que havia antes de casar. Ela meio que deixa de existir individualmente pra estar sempre ao lado do marido, pra viver a vida dele e dos filhos - quando estes existem, óbvio.


 

Estou assistindo novamente à minissérie “Chiquinha Gonzaga”, que está sendo reprisada no Canal Viva! e conta a biografia da compositora brasileira que ousou não se curvar diante do machismo do marido autoritário – que fora escolhido pra ela por seu pai – e não aceitar o lugar que a sociedade destinava às “mulheres de família”. E isso foi no século XIX!


 

Me recuso a achar normal que isso ainda exista nos dias de hoje e que às vezes seja incentivado pelas próprias mulheres!


 

Depois da revolução feminista dos anos 60, estaremos nós “encaretando”?! Depois de tudo que a mulher tem conquistado com tanta luta (e ainda épouco)?! Não aceito! Quem anda pra trás é caranguejo!!!


 

Algumas semanas atrás, eu assisti ao programa “Super Pop”, da Luciana Gimenez. Lá estava a apresentadora Mara “Maravilha”, falando da sua trajetória profissional e religiosa e apresentando sua nova casa em São Vicente/SP assim como seu atual marido, o dentista Alessander Vigna, a quem ela chama carinhosamente de “Doutor Sorriso” (porque ele cuida do “sorriso” das pessoas).


 

Entre as coisas absurdas que saíram da boca da baiana de 44 anos, uma me fez cair o queixo: ela disse que a mulher tem que obedecer o marido, não deve discutir com ele e nem mesmo precisa amá-lo (basta ser submissa). Parecia mais a mãe da Chiquinha Gonzaga aconselhando-a com palavras desse tipo: “Filha, os homens têm sempre razão, temos sempre que concordar com o que eles dizem”.


 

Acontece que a Mara vive no século XXI! Luciana Gimenez discordou firmemente (e eu mais ainda)! Como alguém vai obeder alguém sem questionar e ainda mais sem amar essa pessoa?! Mas Mara usou a Bíblia pra justificar seu pensamento.


 

Minhas perguntinhas que não querem calar:


 

Será que o fanatismo religioso de certas pessoas vai fazer a gente voltar à “pré-história”?


 

Será que um dia um(a) presidente escravo(a) da Bíblia irá nos impor vestidões que tampam até nossos tornozelos enquanto os homens, muito elegantes de terno e gravata borboleta vão pros bordéis encontrar as “mulheres-damas” e fazer com elas o que não podem fazer com a “santa” e submissa esposinha que fica no lar se enchendo de filhos?!


 

Por que é tão difícil pra certas pessoas entenderem que no tempo que a Bíblia foi escrita TUDO era muito diferente e atrasado – e justamente por isso não é possível pôr em prática HOJE tudo que está escrito ali?


 

“Deus criou o homem primeiro e fez a mulher da costela dele”. Balela! Podem me chamar de herege, dizer que estou blasfemando. Não ligo MESMO. Em “Chiquinha Gonzaga” (e outras séries, documentários, novelas, filmes e livros que narram os tempos antigos) a Bíblia era usada também pra justificar a escravidão: “os negros merecem passar por isso porque na África, eles ou seus antepassados eram todos pagãos”. Pagãos?! Oras, eles tinham sua própria religião!!! Mas isso é assunto pra outro post. Já estou misturando as estações... rsrsrs


 

Voltando a falar do machismo e dessa história de Adão e “Eva-costela”, encaro isso como uma simbologia da Bíblia, uma alegoria (de certa forma até justificável) inventada pra explicar pras mentes limitadas da época como se deu a criação do mundo e do ser humano. Até minha tia freira me confirmou que a Bíblia está cheia de alegorias que não podem ser tomadas ao pé da letra.


 

Se formos analisar isso cientificamente, podemos dizer metaforicamenteque na verdade foi Adão que foi feito da costela de Eva. Sim, porque a Ciência já comprovou que no ventre materno, nas primeiras semanas de gestação TODOS os fetos são iguais e todos são MULHERES, de certa forma. Acredito que isso deva-se ao fato de o homem ter o cromossomo X e à mulher não ter o Y (homem = XY e mulher XX). Mas não posso me aprofundar nessa questão porque não sou entendida no assunto.


 

De qualquer forma, Isso pode representar um escândalo pra Igreja (e pra todas as religiões e seitas cristãs e pseudo-cristãs que existem pelo mundo). Assim como levou muito tempo pra aceitar que a Terra é redonda, acredito que levará mais um tempão pra aceitar que a mulher surgiu primeiro. Mas um dia o Vaticano e Cia terão que se dobrar (novamente) aos fatos comprovados pela Ciência.

 

Por enquanto só posso comemorar as conquistas femininas e a mudança de pensamento da maioria (espero sim, que seja a maioria) dos homens que hoje vêem a mulher como um ser igual, e ao mesmo tempo lamentar pesamentos como o da Mara e outras pessoas que querem jogar na lata do lixo todo esclarecimento e progresso conquistado pela mulher em nome de suas crenças e dógmas!


4 comentários:

  1. acho que uma pessoa para ter opinião de algum assunto tem que pesquisar primeiro. antes de postar bobagens absurdas como vc .Deus fez o homem e a mulher para andar lado a lado nao a mlher para ser pisada pelo homem. e Deus fez a mulher para ser virtuosa e cuidar dos filhos e do marido,ela nao precisa se declarar feminista para ser feliz ou pra dizer que não depende de Homens. basta ela ter sabedoria pois a tola derruba sua propria casa e a sabia a edifica. isso que Deus quiz dizer em relação ao homem e a mulher e que um completa o outro e se tornam um só.e o amor que nos temos pelo o outro e fraco pq hj nos amoamos e amnha não amamos mais ou até mesmo amamos outra pessoa e Deus vem e fortifica nosso amor pq somos carne e pecadores e o verdadeiro amor só Jesus pode nos dar. por isso quando falta amor e so pedir a Deus que ele da.pq nos somos condicional so amamos na alegria e no dinheiro e quando falta isso dizemos que o amor acabou ou nos tornamos feministas e acusadoras tranferimos nossas falhas e fracassos para os outros na maioria das ao sexo oposto... falei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô minha filha, a blogueira estava falando do que a Mara disse, foi a Mara que deu entender que a mulher nasceu pra dizer amem pra tudo que o homem fala e manda,entendeu??e a Elisa fez uma critica,muito justa alias,a esse tipo de visão ultrapassada e machista.

      Excluir
  2. Leidegraice, sim, vc falou e é um direito seu falar o que pensa. Este blog é democrático, e eu agradeço a sua participação.

    Mas saiba vc que eu pesquisei sim. Mas parece que vc acha que fonte de pesquisa é a Bíblia (e só). Tudo indica que vc é cristã. Tem meu respeito. Mas estou abordando essa questão com uma visão não-religiosa, aliás, olhando o lado religioso apenas de fora.

    Qdo vc diz que eu não pesquiso, e vc? Vc diz "Deus quis isso, Deus fez aquilo pra ser assim ou assado...". Isso não é mostrar conhecimento e sim um ponto de vista religioso, o que não é a minha intenção.

    Mas de qualquer forma, vc deu a sua opinião e debates saudáveis são sempre bem-vindos.

    ResponderExcluir
  3. E um facto que a Bíblia considera a Mulher como uma criação secundária, para proveito do Homem. Se Adão não se tivesse queixado da sua solidão e de não ter encontrado entre os outros animais companhia ideal, Deus nem teria criado a Mulher. E tudo isto depois de já ter criado todas as outras espécies animais sexuadamente, aparentemente sem discriminação de sexo. Óbviamente que o escritor bíblico pretende legitimar a discriminação de género, atribuindo-lhe a chancela divina.

    ResponderExcluir