ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Living In "Muvuca City"

Eu tenho que dizer: estou cansada, muitooo cansada. Essa cidade me estressa! Amo-a. Mas ela consegue me tirar do sério! Juiz de Fora já foi chamada de “cidade-ruído” e “cidade-barulho” por poetas, jornalistas e blogueiros. Pra mim é mais que isso, é “cidade-muvuca”.

 

Andar em linha reta nas ruas e calçadões do centro de JF tornou-se um desafio pra qualquer pedestre. É impossível dar cinco passos sem ter que desviar dos outros, ou sem levar esbarrões, empurrões, cotoveladas e pisadas nos pés! O trânsito que já era um inferno, consegue ficar cada vez pior. Dirigir aqui é irritante! Andar a pé está ficando sacrificante.


Há um tempinho ouvi um palestrante dizendo o quanto as ruas e avenidas (e isso inclui as calçadas) de JF estão insuportáveis. Ele comentou que passou a andar menos de carro (pra fugir dos engarrafamentos e todos os problemas de trânsito) e passou a andar mais a pé. Porém, como andar a pé está cada vez mais difícil “vejo que vamos ter que aprender a voar”. Quando ele disse isso todo mundo riu, porque é realmente uma piada – mas uma piada que reflete a realidade. Muitos juiz-foranos daqui a pouco vão querer imitar o Dédalo da Mitologia Grega e construir asas pra sobrevoar a cidade (é só não dar uma de Ícaro e querer voar alto demais!).
Gosto de urbanidade. Sempre fui urbana. Gosto de gente, de cinema, teatro, shows, eventos, shopping, restaurantes, comércio, movimento... Não gosto de mato porque tenho medo de cobra – embora eu ame e respeite a natureza e procure, à minha maneira defender os animais e conscientizar aspessoas em relação a isso. Mas sinceramente... tudo que é demais enjoa (como diziam minha avó e minha mãe). Às vezes sinto falta de ar puro e silêncio.

 

Daqui a alguns anos, cidades como JF, com crescimento desordenado e um centro muito mal organizado tendem a parar. Isso mesmo: PARAR. Se os carros não conseguem mais andar nas ruas, se as pessoas não conseguem mais caminhar nas calçadas, se falta espaço pra tudo e pra todos... A CIDADE PÁRA. Claro que antes disso, espero eu, alguma solução pra este problema há de ser encontrada (e que não demore muito!).



Nenhum comentário:

Postar um comentário