ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Moreno(a) cor de... JAMBO???




























> VÍDEO NO YOUTUBE SOBRE ESTE ASSUNTO:

https://youtu.be/_IYU3hsnKTg

Quem se considera "moreno cor de jambo" deve ter uma das cores acima. rsrsrsrsrs
Essa frutinha com gosto de rosa e variadas cores e aparências é o JAMBO.



Na primeira foto vemos a flor do jambo. Na segunda o "jambo rosa", conhecido em quase todo o Brasil. Na terceira, o jambo vermelho ou "jambo do norte" que é bem raro no sul e sudeste do Brasil e muito comum no norte e nordeste. Nas próximas quatro fotos temos variações do "jambo amarelo", que é o mais comum e popular de todos. E na última foto, vemos o "jambo branco", que não é tão popular.



O jambo amarelo é o que conheço desde criança. O vermelho conheci depois, numa viagem a Vitória/ES.



Sabemos que existe raça vermelha (indígena) e raça amarela (oriental). Mas observando bem todas as espécies de jambo existentes no Brasil dá pra chegar a algumas conclusões. Uma delas é que não existe ser humano que possua cor aproximada das cores dos jambos da terceira foto (vermelho) e da sétima (amarelo - mas na verdade é mais pra verde!). A menos que a pessoa seja parente do Darth Maul de Star Wars, ou do Incrível Hulk! rsrsrsrs Então, descartemos por enquanto, esses dois jambos!



Vamos considerar os outros como "jambos possíveis de ser cor-de-gente". rsrs



Há muitas controvérsias com relação ao termo "moreno cor de jambo". Hoje em dia esse termo é muito frequentemente usado como sinônimo de mulato ou até mesmo negro. Muita gente usa sem saber bem o que é um jambo e que cor ele tem.



Quando criança eu já fui chamada de "morena cor de jambo" (pela minha foto ali do lado dá pra ver que tipo de "morenice" é a minha, rsrsrs). Lembro que na época, perguntei à minha professora o que significava essa expressão. E ela me falou: "É a pessoa morena sem ser morena". Sem entender nada pedi que ela me explicasse melhor e ela então explicou que moreno(a) cor de jambo é a pessoa morena clara, que tem cabelo escuro mas a pele é clara, embora não chegue a ser "branquela azeda" (como dizem das pessoas muitooo brancas - quero dizer que não há aqui nenhuma discriminação, mesmo porque minha família está repleta de "branquelos azedos" que eu adoro!). "A pele pode ser meio desbotada, amarelada, porque você percebe que o jambo é meio amarelinho. E também pode ser a pessoa que tem um tom de moreno-claro meio rosado. Pessoa que está sempre com a bochecha corada, rosadinha, porque tem jambo que é meio rosado".



Com o passar do tempo perguntei isso à uma tia minha muito conhecedora "de tudo um pouco" e ela me deu uma definição bem parecida com a da professora. O jambo popular no sudeste do Brasil é o amarelo, então entendi que morena jambo é morena clara ou desbotada. As expressões morena-clara ou simplesmente morena sei que são usadas pra definir as pessoas que tem pele clara e cabelos escuros. Ou seja, quem não é louro, é moreno.



Na minha infância a gente brincava de pular corda dizendo versinhos e um deles era assim: "Açúcar refinado, queremos saber, qual é a cor do teu namorado: preto, branco, louro ou moreno" e muitas vezes era acrescentado: "ou encardido". Entendíamos claramente: preto (negro - pele escura), branco (pele clara), louro (cabelo louro), moreno (cabelo escuro), "encardido" (pelo morena ou mulato). Não havia preconceito em nada disso, era apenas uma brincadeira de criança em que eram citados naturalmente vários tipos físicos brasileiros.



Fã do Sítio do Picapau Amarelo desde criancinha, quando ganhei aos três anos a coleção de livros de Monteiro Lobato de um tio, eu sabia que Narizinho era uma menina "morena como o jambo". Todas as ilustrações do meu livro (e outras que vi depois), e a maioria das atrizes que interpretaram essa personagem sempre estiviram dentro da definição que entendo por "morena cor de jambo". Então, tudo bem. Até um dia que vi uma Narizinho loura e outra mulata. Achei que estavam querendo mudar o que Lobato escreveu e realmente não gostei. Uma pessoa disse que eram versões pra agradar a todos. E outros disseram que a Narizinho mulata era porque ela era "cor de jambo". Então falei: mas desde quando cor-de-jambo é mulata? E foi então que, com a internet eu percebi que muita gente usa o termo "cor de jambo" ou "morena clara" pra definir um mulato(a) ou um negro(a) que não tenha a pele muito-muito escura. O muito escuro é o famoso "nego-preto", "escurinho", e etc. Até pessoas que são negras costumam aceitar esse tipo de coisa (que pra mim é preconceito) e dizem: "Ah, eu sou morena cor-de-jambo como a Thaís Araújo".



Genteeee, a Thaís Araújo é NEGRA! E sempre pareceu muito satisfeita em sê-lo. O povo brasileiro costuma deturpar tudo de acordo com suas conveniências.

Uma vez um conhecido meu que é negro (do tipo que chamam normalmente de "bem escurinho") foi à minha casa porque precisava falar comigo. Eu não estava e meu primo o atendeu. Quando cheguei recebi o recado: "veio um cara procurar por você, um moreno". Fiquei pensando em quem poderia ser. Claro que ESSE conhecido meu nem me passou pela cabeça. Alguns dias depois, encontro com este conhecido na rua e ele me diz: "Poxa, eu precisava tanto ter falado com você. Estive na tua casa, você não recebeu o meu recado?" Eu disse que não e perguntei que o havia atendido e ele respondeu: "o teu primo". Então lembrei do "moreno" de disse, muito sem graça: "Ah, sim, agora eu lembre, ele falou sim! Mas eu não sabia que era você, ele só disse que 'um cara' me procurou"! Naturalmente se meu primo tivesse feito uma descrição correta do meu conhecido, eu pensaria nele e teria ido perguntar se foi ele que me procurou. Cheguei em casa e dei uma bronca no meu primo. Perguntei a ele: "Por que você não me disse que era um cara negro?!". E ele: "Fiquei sem graça de falar negro ou preto, eu falo moreno". Então rebati: "Morenos somos eu e você, caramba! É por ter tanta gente pensando como você que ainda existe racismo em pleno século XXI!"



Recentemente um amigo estudioso da cultura, das expressões, das supertições e do folclore brasileiros (assim como a origem de diversas expressões que usamos) me disse que o termo "moreno cor-de-jambo" pode variar de região pra região. Por exemplo: no sudeste e no sul se refere ao jambo amarelo ou rosa. No norte, nordeste e parte do centro-oeste, se refere ao jambo vermelho porque nesses lugares há muitos descendentes de índios, com a pele bastante avermelhada. Isso me faz voltar a incluir o jambo vermelho e a associação que já fiz lá em cima com a raça vermelha.

Outra explicação que já vi é a seguinte: o jambo, independente da cor que ele tem por fora, é da mesma cor por dentro: beje clarinho. É possível que o "cor-de-jambo" se refira à parte interna da fruta que é igual em todas as regiões do Brasil. Da mesma forma que o peixe salmão tem esse nome por causa de sua cor interna - e não da externa, que é cinza.



Voltando a Lobato... Recentemente foi revelado que a pianista Guiomar Novaes, que quando criança era vizinha de Monteiro Lobato, foi quem o inspirou a criar a personagem Narizinho. Aqui no link fotos da falecida pianista em diferentes fases de sua vida:






Vemos uma mulher de raça branca, de cabelos e olhos escuros e nariz arrebitado. Ela é "morena cor de jambo" dentro da definição de Lobato, dentro da definição originária do sudeste brasileiro. Sua pele é clara sem ser branca demais. Pronto. Isso confirmou aquilo que eu já sabia. Mesmo porque está muito claro nos livros que a única moradora da casa/sítio de Dona Benta com sangue africano é a Tia Nastácia.



Por isso acredito que o brasileiro deturpa tudo e acaba mudando, com o passar dos anos o signifcado das palavras e expressões por desinformação mesmo, ou preguiça de buscar a origem das coisas.



Acho que todo negro não deve ficar procurando palavras pra substituir o nome de sua raça tão bonita e cheia de história. Se é negro, fala que é negro, caramba! Se é mulato, fala que é mulato! É tão bonita essa mistura que temos no Brasil e que não encontramos em nenhum outro lugar do mundo!!!



Mas... repito: se você tem a pele da cor de alguma daquelas frutas lá em cima, ok. Você é moreno(a) jambo, e eu adoraria ver uma foto sua! hehehehe

34 comentários:

  1. Todos que conhecem a obra de Monteiro Lobato sabem que a personagem Narizinho é de raça branca. Portanto é óbvio que o termo "morena cor de jambo" não se refere à raça negra. Não sei de onde tiraram essa coisa de falar que moreno é o mesmo que negro. Por acaso uma pessoa descedente da raça indígena não é morena? É!
    Pessoas de raça branca também podem ser morenas.
    Quem não é louro nem ruivo é o que afinal? Moreno, óbvio!

    ResponderExcluir
  2. gostei do seu post. fui chamada de morena cor-de-jambo há poucos dias , já há gente que me chama de branquela. minha pele na verdade é amarelada , não rosada.não sei definir na verdade...

    ResponderExcluir
  3. Vocês no Brasil sao naturalmente preconceituosos...Negro é uma pessoa de pele escura? Pois fiquem sabendo que existe muito mulato de pele muito escura e muito negro de pele clara, têm só que alargar os vossos horizontes, o mii do é cheio de diversidades! A palavra moreno origina de mora que em português é amora! A amora é um fruto escuro, preto, mais concretamente. Moreno significa escuro, se é negro ou não é uma outra questão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ..... Moreno cor de jambo no meu conceito é uma pessoa de pele morena ... Mais um moreno avermelhada... Tipo os índios... Eu tenho esse tipo de pele... Uma cor que brilha.. tipo amarronzada.... E eu me amo da forma que eu sou... E todos falam que minha pele é diferente ... E bonita... NaN tem nada haver com moreno desbotado... E um moreno que chega a parecer com o jambo vermelho...


      Excluir
  4. nãããooo..para tudo..vcs num entendem nada né..pra mim gente "clara" de cabelo preto ou escuro é clara ( pele branca)... num tem nada de morena jambo ai não..!! a cor jambo é um tom de pele puxado mais pra um tom moreno tipo indioo é uma mistura... e essa foto ai do lado tambem num tem nada a ver com pele jambo nãoo... c é branca fia, eu sei q vc deve adorar o tom de pele jambo, mas vc num é jamboo nãoo, ou vc passou mto pó de arroz na cara pra ta branca desse jeitooo...

    ResponderExcluir
  5. ah eu vi um jambo madurinho ali e é mais escurinho sim então vc não se enquadro no cazo MORENA COR DE JAMBO vc não tem nada ver cor de jambo na verdade é uma cor mais bronzeada tipo moreno claro entendeu filha .... e vc é branquela mesmo como a pessoa alo de cima disse ou vc passo muito pó de arroz no rosto mesmo mais vc é branquela de cabelos escuros...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quero encontrar uma muda do jambo da quarta foto. Tinha um pe na casa da vizinha, crescia por sobre o chiqueiro dos porcos... as lembrancas que tenho de crianca trepada no telhado do chiqueiro comendo jambo sao umas das lembrancas mais lindas da minha vida. adoraria poder sentir aquele aroma de rosa doce outra vez...

    ResponderExcluir
  8. Quero encontrar uma muda do jambo da quarta foto. Tinha um pe na casa da vizinha, crescia por sobre o chiqueiro dos porcos... as lembrancas que tenho de crianca trepada no telhado do chiqueiro comendo jambo sao umas das lembrancas mais lindas da minha vida. adoraria poder sentir aquele aroma de rosa doce outra vez...

    ResponderExcluir
  9. Quem é preconceituoso aqui? E o que é preconceito afinal?

    E se um negro tem pele clara, é claro que não é totalmente de raça negra, é mulato. Existe mulato de pele escura mas não negro de pele clara! Mulato sim, pode ter a pele clara. E não sei porque algumas pessoas tem problemas com essa palavra. MULATO, MESTIÇO DE NEGRO COM BRANCO. Muitos brasileiros o são. Este é um país de mtos mulatos, uma mistura bonita e cheia de charme.

    Quanto à palavra moreno, santa ignorância! Elizabeth Taylor com aquela pele branquinha era chamada de morena. Por que? Por causa do cabelo PRETO. Existe pele morena e existe pessoa morena (q não tem que ter pele morena obrigatoriamente, basta ter cabelo escuro). Como disseram aí, sim, moreno significa escuro e por isso mesmo pode se referir a CABELO escuro (nem sempre à pele).

    Bom...eu sou morena. Ou morena clara. Se me chamaram de cor-de-jambo não tenho nada com isso. Mas isso só mostra o quanto o conceito e significado das pelavras foi mesmo deturpado ao longo dos anos. Antes eu era morena cor-de-jambo, hoje sou branquela. kkkkkkkkk

    Não me importo com nada disso, gosto de ser da cor que eu sou independente de como cada um a classifique. Qto ao jambo madurinho, com certeza quem me chamou de cor-de-jambo não se referia ao jambo passado do ponto. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis o porque das "algumas pessoas que têm problemas com essas palavras" :
      A maioria dos estudiosos confirma que o termo 'mulato' vem das palavras em espanhol e português para a mula, que por sua vez, baseiam-se no termo em latim para o mesmo animal, mulus. A mula é o produto resultante do cruzamento do cavalo com burra ou do jumento com égua. Como significa um produto hibrido (mistura de raças), passou a aplicar-se ao filho de homem branco e mulher negra ou vice-versa. A palavra foi usada pela primeira vez cerca de 400 anos atrás, durante o período escravista. Na comparação implícita pode ter entrado o interesse dos escravocratas em justificar a escravidão e todas as perversidades contra os escravos, passando a idéia de que eram próximos, mas não pertenciam à mesma espécie dos brancos. (Wikipédia)

      Alias, todas as pessoas consideradas "mulatas" não são necessariamente descendentes de negros e brancos, os cafuzos têm sangue negro e indio e por ai vai.
      Me tire o morena cor de jambo (pelo qual fui chamada toda minha vida) se quiser, mas não venha me chamar de mulata.

      Excluir
    2. Eu acho tudo isso uma bobagem. Muitas mulatas lindas tem orgulho de serem chamadas assim, porque vc queira ou não, foi essa a palavra, mulato, que se firmou para designar o mestiço de negros e brancos. Mais uma vez graças a deturpação das palavras ou falta de informação. Mas gosto de pessoas que driblam a má intenção inicial dos senhores de escravos, e dizem "sou mulato sim com muito orgulho!"

      Excluir
  10. GAIARSA: Esse jambo que vc diz é mto gostoso. Se é o que estou pensando, é o mais comum no sudeste e tinha no quintal da minha tia, a mesma tia que cito no texto.

    ResponderExcluir
  11. Moreno tambem pode se referir a cor do cabelo,a Xuxa ficou morena,significa que ela pintou o cabelo de preto e não que ela se bronzeou.

    ResponderExcluir
  12. Ola, eu estava vendo o seu blog falando sobre JAMBO VERMELHO, ROSA, AMARELO,etc. E eu tenho mudas do JAMBO da 4a foto, logo abaixo do JAMBO VERMELHO. Quem se intressar, Entre em contato no: nancyarps@hotmail.com que envio as fotos das mudas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. cor de jambo, pra quem nao sabe., é a cor do caroço do jambo, cor meio amarronzado, é isso po!

    ResponderExcluir
  14. cor de jambo, pra quem nao sabe., é a cor do caroço do jambo, cor meio amarronzado, é isso po!

    ResponderExcluir
  15. Gente, a "deturpação" do significado do "morena cor de jambo" deve ser por conta da variação da própria fruta no território brasileiro. Eu sou do nordeste, e aqui o jambo mais comum é um tipo vermelho bem bem escuro, quase negro. Então, quando vi o começo desse post falando que "moreno cor de jambo" se referia ao moreno claro, achei muitíssimo estranho, porque aqui, a referência de cor do jambo é escura. Então, tudo se trata de qual referência dos tipos de jambo que se tem em cada local. Uma modificação natural, no final das contas, já que o cotidiano dos brasileiros é diferente em cada região.
    E bem, eu sou negra e não gosto de ser chamada de morena, mulata, cor de jambo, morena chocolate amargo ou qualquer outra bizarrice dessas. Porque o que se sabe é que a sociedade usa esse tipo de termo como um eufemismo, porque acha que ser negro é um defeito.
    Tenho na família índios, negros e brancos. Tenho a pele negra, mas olhos oblícuos, cabelos ondulados, boca fininha, mas me assumo como negra porque essa característica é a que é mais forte em mim. E tenho muito orgulho!!!

    ResponderExcluir
  16. Afinal qual é sua preferência? Eu gosto do modo antigo, como menino gosto das meninas bonitas, e você? Me parece uma discussão um tanto extravagante, ou de preferências esquisitas, onde hoje no moderninho e estranho mundo de meninos abduzidos acabam preferindo a cor de outro menino, ou não e as aparências enganam no mesmo sexo? Estranha discussão! Abraços estranhados com a molecada de hoje, de Edaudo de sbc que inventou o "risco de morte".

    ResponderExcluir
  17. Eu me lembro de uma reportagem antiga da Gloria Pires na revista Amiga ou Contigo, bem antiga, quando ela fazia a novela Dacing Days, e se referiram a ela na reportagem como morena cor de jambo. Realmente de uns anos pra cá essa expressão vem sendo usada para se referir pessoas que são mestiças das raças brancas e negras mas nem sempre foi assim. Morena cor de jambo era um termo ligado as raças branca e indigena. No romance A Moreninha há uma canção, que conta-se era cantada por uma india e ela se refere a si mesma como morena cor de jambo, e a própria personagem central do livro, Carolina, a moreninha toma pra si a mesma canção. Frisando bem que a Moreninha é de raça branca, no livro o rapaz que a quer namorar diz haverem três tipos de pele entre as moças (livres, obviamente, de raça branca): pálida, corada e morena. Naquela época infelizmente pessoas negras ou mulatas era escravas como se sabe. Deixo claro que meu comentário não é racista, espero que não seja mal interpretado. Estou apenas falando das coisas como são, como foram,e como as pessoas de fato tem a triste mania de mudar tudo com o passar dos anos.

    ResponderExcluir
  18. Por falar em Monteiro Lobato, literatura infantil e essa discussão sobre a verdadeira "cor da pele" do personagem Narizinho, lembrei-me de outro personagem de histórias infantis: "A Branca-de-Neve" que nítidamente é identificada como "branca" em suas versões ilustradas tinha os os "cabelos negros como o ébano", os "lábios vermelhos como a maçã" e a "pele branca como a neve"... Nunca conheci nenhuma Branca-de-Neve loura, apesar de que muita gente a imagina loura devido o seu nome. Também comentando sobre o livro "A Moreninha" lembro-me de um fragmento em que o autor descreve os tipos físicos, referindo-se à cor ou raça das personagens, não me lembro bem, bem mas era algo assim: Moça branca (referindo-se a raça brança), pálida (referindo-se a pessoa de cabelos escuros e pele clara, não necessariamente branca-branca) e Morena como deveria ser a protagonista (que eu imagino de cabelos escuros e pele morena não sei se puxando ao jambo ou à amora), agora sim, muito diferente do biotipo de Nívea Maria que representou a personagem na televisão... Assim, acho que essa discussão nunca terá fim, pois cada um tem a sua definição do que deve ser identificado como branco, moreno, pálido, mulato... Isso é uma questão cultural também pois nos Estados Unidos eles definem a raça da pessoa não somente pela sua aparência física em sí ou cor de sua pele, mas também pelas suas verdadeiras origens (os pais, por exemplo, de que "raça" são?), pois mutações genéticas podem acontecer (como por exemplo filhos de pessoas negras nascerem "brancas" acontece muito), por isso LÁ eles tem esse critério de classificação. Acho pessoalmente que nós brasileiros não deveriam "imitar" tanto assim os padrões de beleza e de estética norte-americanos, apesar de sua forte influência que muitas vezes tem a sua origem em seu próprio racismo. Assim estaríamos importando "racismo" - agora vou usar um lugar comum: "seria cômico se não fosse trágico"! Unfortunately

    ResponderExcluir
  19. Eu acho ridículo o modo como o brasileiro fica criando nomes... muita palhaçada, o certo tinha que ser ou preto ou branco!

    ResponderExcluir
  20. Creio que o termo Morena cor de jambo, se refere a pessoas com pele morena dourada naturalmente. Sou uma mistura das raças: branca, indígena, e negra. Porem predominou em mim mais a indígena e branca, tenho a pele morena dourada, quando vou à praia, essa tonalidade fica mais dourada por causa da descendência de índios, meus traços são finos, olhos grandes e amendoados. Sou exótica. Muitos perguntam se sou árabe, outros indiana. Sempre me chamaram de morena jambo.

    ResponderExcluir
  21. QUE DELÍCIA DE REDAÇÃO! QUE MARAVILHA! NOTA MIL PARA VOCÊ!
    jarbas

    ResponderExcluir
  22. sempre disseram que eu era morena cor de jambo, nunca entendi, bom agora, sim Alfani Marcoantonio.

    ResponderExcluir
  23. O certo é que essa preocupação do brasileiro sempre em definir ou ter definida a sua cor por outrem não passa de uma auto afirmação em querer ser considerado branco além de nossas fronteiras, principalmente Estados Unidos e Europa devido sempre ser considerado provindo de um país altamente miscigenação de negro, índio e portugues(país que teve a permanência Moura de mais de trezentos anos e com certeza tem uma parte de seu povo também miscigenada). Toda essa preocupação, creio eu, inclusive estende-se pelo mundo todo, é fortificada pelo fato em que o europeu tornou o continente africano, roubando saqueando, e escravizando o seu povo, tirando-lhe até a dignidade em querer ser considerado como um ser humano também como as demais raças criadas por Deus.

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKKKK, MDS GENTE. COR DE JAMBO É UMA PESSOA DE PELE MORENA-AVERMELHADA. A MINHA IRMÃ TEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra, essa menina do blog não tem nada de cor de jambo, que eu saiba sua pele é clara uai.

      Excluir
  25. A sua professora, em questão, ensinou errado a você. Você é clara ! Branca.
    No caso moreno jambo, é a pessoa de pele morena e cabelo liso, ou pessoa de pele meio avermelhada.
    Não existe só um tipo de moreno. Existe moreno claro, pele branca e cabelo castanho, existe mulato médio, mulato escuro.
    Vejamos os resultados genotípicos e fenotípicos que seriam obtidos a partir do cruzamento de dois indivíduos mulatos médios, duplo-heterozigotos:
    mulato médo X mulato médio
    AaBb >> AB Ab aB ab AaBb >> AB Ab aB ab
    AB Ab aB ab
    AABB
    Negro
    AABb
    mulato escuro
    AaBB
    AaBb
    mulato médio
    AAbb
    Aabb
    mulato claro
    aaBB
    aaBb
    aabb
    Branca
    Fenótipos:
    1/16 : 4/16 : 6/16 : 4/16 : 1/16
    branco mulato claro mulato médio mulato escuro negro


    Você é clara, branca !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu nunca disse que eu não sou branca. Eu sou. Mas o que eu quis dizer é que o termo "moreno cor de jambo" já foi usado para se referir a pessoas claras de cabelo escuro, como eu. Minha professora, minha tia, Monteiro Lobato e etc não estavam errados. Tudo é uma questão temporal e regional, como alguém já disse nos comentários.

      Excluir
  26. Na Africa tem um lugar chamado Jambur

    ResponderExcluir
  27. Bela pesquisa, gostei muito do seu texto! Amo ver textos como o seu, lúcidos, contextualizados, alegres, aborda o assunto com leveza como deve ser. Obrigada pela explicação!

    ResponderExcluir
  28. O seu texto é primoroso. E é isso mesmo. Morenos cor de jambo são as pessoas claras de cabelo escuro, como disse Monteiro Lobato, como disse Bernardo Guimarães. A própria palavra moreno vem de mouro. Ou seja são pessoas com a cor levemente escurecida, como se pelo sol. Moreno não é negro, não é mulato (que aliás não vem de mula, segundo os melhores autores, mulato é oriundo do árabe mowallad ("aquele que é nascido de pai árabe e de mãe estrangeira, ou de pai escravo e de mãe livre"). Uma explicação muito mais lógica em Espanha e Portugal, já que a Península Ibérica teve 700 anos de dominação moura (árabe).

    ResponderExcluir