ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Mulher e o Jacaré

Recentemente eu vi a seguinte reportagem:

"Bióloga que teve perna arrancada por jacaré quer voltar a selva"

Pra resumir: uma mulher resolveu morar numa casa flutuante, na reserva Maumirauá, no Amazonas. O jacaré que vivia no rio, embaixo da casa dela, um dia resolveu atacá-la e ela quase morreu. Por um "milagre", mesmo sem uma perna, ela conseguiu se livrar do bicho e foi resgatada por funcionários da reserva. No dia seguinte os ribeirinhos mataram o jacaré. Agora ela pretende voltar para lá.

(Detalhe: ela sabia que aquele local era a morada de MUITOS jacarés).

A questão é: voltar pra que? Pra correr perigo de vida novamente além de causa a morte de mais animais???

Uma coisa que sempre me "cutucou" é esse negócio de pessoas ficarem se enfiando no mato, na selva. Meu primo já me chamou pra ir conhecer o Pantanal. O mesmo primo que certa vez quase foi ferido (ou morto) por um jacaré por lá.

Outra coisa que me revolta é essa coisa de caçar. Hoje vejo que existem mais leis em relação a isso, a caça não é tão liberada (embora alguns ainda desafiem a lei). Mas até anos atrás o passa-tempo preferido de muitos marmanjos era caçar no final de semana. Homens que se reuniam, se embrenhavam no mato e iam caçar por lazer! Matam pacas, tatus, capivaras e outros animais e os traziam para suas casas com orgulho, como o símbolo do sucesso! Quanto mais animais matavam, melhores caçadores eles se julgavam.

As esposas, assavam esses animais e eles convidavam os amigos e parentes pra um almoço especial no domingo regado a muita cerveja. Pedaços de carne eram distribuídos pra que os convidados levassem pra suas casas. E tudo isso sem culpa nenhuma. Com tanta carne aprodecendo nos acougues eles invadiam sem dó nem piedade o habitat natural desses bichos pra, sorrindo e contando vantagem, tirar-lhes as vidas!

SELVA, MATO, FLOESTA... é o habitat natural dos ANIMAIS SELVAGENS. E eles MORDEM. Todo mundo sabe disso. O ser humano INVANDE esses locais e quando são mordidos por um desses bichos, SE FAZEM DE VÍTIMAS!!! E ainda matam covardemente o animal que estava ali defendendo a SUA morada.

Quando um inseto ou bicho indesejado ivande nossas casas o que fazemos? O matamos, não é? Ou... pelo menos os "tocamos" pra fora. Então quando uma pessoa invande o habitat de um determinado bicho o direito é de quem? O dono do lugar tem o direito de expulsar o invasor. Portanto, se alguém vai a esses lugares tem que estar ciente de que está correndo perigo de sair ferido ou morto! O ser humano RACIONAL, se arrisca porque quer e tendo conhecimento das conseqüências de seus atos.

E NÃO TEM NADA QUE MATAR O BICHO NÃO!

Os animais selvagens agem por instinto. E se alguém invadiu sua área, pode ser atacado e digo mais: fez por merecer!

Eu é que não me enfio no mato. Não quero ser mordida, então fico na cidade. Se o jacaré invadir meu espaço, aí já é outra história. Mas pelo menos sei que EU não estou indo lá invadir e desrespeitar o espaço DELE.

Voltando à bióloga... Deus a proteja. Mas... se acaso outro jacaré vier buscar a outra perna, francamente, não sei se sentirei mais pena dela ou do jacaré (porque ele provavelmente terá o mesmo destino do outro: ser morto pelos ribeirinhos)!!!


* " 'Tão' caçando jacaré no pantanal pra virar bolsa e cinto na maior cara de pau!"
(Lembram desse samba-enredo?)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário