ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

domingo, 26 de junho de 2011

Os Cheiros e Sons da Vida!





Desde pequena sempre fui muito ligado aos detalhes. Eu acho que muitas vezes os maiores encantos da vida está em coisas "pequenas", nas sensações, impressões... Naquilo que fala ao coração e deixa saudade.

Uma música me transporta no tempo... e lá vou eu de volta pra época em que aquela música marcou.

Um cheiro que sinto na rua, de algum perfume me transporta no espaço... e lá vou eu pro lugar onde eu senti aquele cheiro e foi de alguma forma, marcante pra mim.

Também pode acontecer o contrário: um som pode me transportar pra algum lugar e um cheiro, pra alguma época!

Momentos bons da vida são pontuados por esses detalhes, essas sensações. Assim é pra mim, e acredito que seja também pra muitos de vocês que estão lendo este texto...

Alguns dos cheiros que me marcaram a infância são:

- Cheiro de disco de vinil novinho, vindo da loja. Nossa! A primeira coisa que eu fazia ao ganhar um disco novo era cheirar, cheirar, cheirar... rsrsrsrs Que delícia!

- Cheiro de álcool em prova rodada no mimiógrafo. É... sou daquele tempo... rsrsrsrs E não era a única. Na sala de aula ficava todo mundo com o nariz grudado no papel após receber a prova! hauhauha

- Plásticos de encapar caderno (esqueci o nome daquilo - acho que não é o celofane, é um parecido). Aquilo era tão cheiroso, enquanto encapávamos o cardenos o cheiro ficava no ar, na copa, que era geralmente onde o material escolar era preparado antes do ano letivo começar.

- Cheiro da merenda. Aquele cheirinho de suco de uva na garrafinha plástica misturado com cheiro de banana ou maça e biscoitos de chocolate recheados ou "Lanche Mirabel". Alguém se lembra desse wafer? Já tem anos que não o vejo mais... Os meu preeridos eram o verdinho (chocolate) e vermelho (crocante).

Muitos outros cheiros me marcaram a infância e adolescência... E continuam andando comigo na minha estrada da vida. Uma mania que eu não perco é cheirar os livros antes de lê-los. Não importa se o livro é novo ou velho. Qdo sento (ou deito!) pra ler um livro, abro na página que vou ler e fico um tempo cheirando antes de começar a leitura.
Acho que tem sempre cheiro de cultura, e parece que me ajuda a absorver um pouquinho do seu conteúdo! rsrsrsrs

Agora vamos falar um pouco dos sons...

Músicas que marcaram a minha vida e continuam marcando são muitas, então foi falar apenas dos "barulhos". Alguns deles se destacam pra mim:

- Avião decolando. Parece que decolo junto. A sensação de ver aquele "monstrão" levantar vôo fazendo aquele barulhão me faz pensar no significado de VOAR. Poxa, aquilo tudo pra levar o ser humano pros ares. Pros pássaros é tão fácil, simples, normal...

- Motocicletas dentro do Globo da Morte. Num circo, nunca gostei muito de palhaços, com todo respeito que tenho a esses profissionais. Mas aquelas caras pintadas, dando bofetes uns nos outros, caindo de bunda no chão... é sempre a mesma coisa e nunca me fez rir muito... Meus preferidos sempre foram os mágicos, equilibristas, malabaristas, trapezistas e... O GLOBO DA MORTE. Já vi com três, quatro, cinco e até com seis motos! Sei do risco que aqueles homens correm. Mas a adrenalida é grande, e eu adoro aquela barulhada toda que as motos fazem desde quando se preparam pra rodar naquela esfera até o fim da apresentação.

- Batuque de bateria de Escola de Samba no carnaval. Quando a bateria passa pertinho de mim com seu "ticutuco-micutuco", a sensaçao que eu tenho é de que aquele som está tocando no meu coração!

- Berrante. Esse eu só ouvi pessoalmente uma vez, quando em comício político o cantor e ator Sérgio Reis o tocou. Me dá um aperto no peito. É triste... Talvez me traga ao sentimento, mesmo que de maneira não muito consciente, o lamento dos bois que estão sendo conduzidos à morte. É uma emoção diferente das outras. Parece o som de uma despedida.

Existem também outros sons que me fazem sentir a vida. Outros sons e outros cheiros. Isso sem falar nos muitos sabores, imagens, toques... Falarei mais sobre isso em outros posts...

Mas me diga, e pra você: que cheiro e que som a vida tem?...
Até mais!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

TV? Vou de Plasma!!!

No ano passado queríamos uma TV maior... Minha tia, embora operada de catarata é idosa e não lia facilmente as legendas dos documentários que assistíamos.


E eu, míope e chorona que sou, assistia a certos filmes com cenas tristes e/ou emocionantes (principalmente filmes que tem cachorros e outros animais) e meus óculos ficavam embaçados com as lágrimas.


Então, tirava os óculos e não enxergava as legendas. E eu simplesmente detesto filmes dublados!!! Diante disso a solução pra nós duas seria comprar uma TV beeemmm grande, de 42 polegadas.


Quando surgiu a TV de Plasma, eu lembro bem de ter ido a um consultório (de dentista se não me engano) e de repente, na sala de espera, vi uns peixinhos. Pensei que fosse um aquário enorme, mas ao reparar bem vi que era uma TV!!! Os peixes pareciam reais! Mas era um documentário sobre animais!


Aquela foi a primeira vez que vi uma TV de Plasma. Falei pra minha mãe: um dia vou ter uma! Mas era caríssima (e raríssima)! Portanto impossível ter uma naquela época, quase dez anos atrás.


O tempo passou e a TV de Plasma foi ficando mais acessível como acontecera também com o vídeo-cassete, aparelho de CD, depois o de DVD, e agora está acontecendo o mesmo com o Blue-Ray.


Vieram também outras tecnologias. Pros computadores, lembro quando os monitores "cabeçudos" foram substituídos pelos tais monitores "LCD" (há três anos, eu também substituí o meu computador por um com monitor LCD).


Depois essa tecnologia passou a ser usada também para as televisões. E de repente, virou moda: as pessoas diziam que queriam uma TV de Plasma ou LCD. Uns ficavam na dúvida na hora de comprar, outros escolhiam uma "igual a do meu amigo" e outros pensavam que tratava-se da mesma coisa, então tanto fazia, aquela que o dono da loja aconselhasse ou que estivesse com uma promoção mais atraente, comprariam.


Chegou então a minha vez. E durante um tempo, fiquei só falando em comprar. Nesse período surgiu o LED, que é mais fininho... E eu resolvi pesquisar na internet e também conversar diretamente com pessoas que entendem do assunto. Descobri as vantagens e desvantagens do Plasma e do LCD. Pra mim, a TV de LED, bem mais cara que as outras duas, estava fora de cogitação.


Então, fiquei sabendo que a TV de Plasma por ser de vidro é tão sensível à claridade quanto qualquer TV de vidro comum, e que não deve ficar muito tempo com imagem parada.


Pois bem, e terminam aí as desvantagens da TV de Plasma.


Em compensação são muitas as vantagens:


- Quarenta mil horas a mais de vida útil.
- Imagens mais reais e mais vivas
- Mais brilho e contraste.
- Maior ângulo de visão.
- Imagens em movimento reproduzidas com fidelidade e rapidez.
- O preto é absoluto - o que a TV de LCD não pode oferecer.
- Você pode tocar nela com menos frescura do que numa tela de LCD.


Quanto ao consumo de energia, hoje não há muita diferença de uma para a outra. O interessante é que desde que comprei esta TV, um ano atrás, minha conta de luz praticamente NÃO AUMENTOU.


Quanto à claridade, é normal. Como eu gosto de "cinema em casa" optei pela Plasma por motivos óbvios: A IMAGEM É DE CINEMAAA! Maravilhosaaa! E não assisto mesmo TV no claro. Mas até quando a luz está acesa ou tem sol entrando dá pra ver numa boa. A TV Só não pode estar EM FRENTE à janela.


A TV de LCD é menos sensível à claridade, mas se tacar uma janela na frente dela, ela também refletirá a luz.


Bom, mas voltando ao "antes da compra"... Fui a várias lojas e pedia "quero uma TV de Plasma" (isso após ter feito as minhas pesquisas que me levaram a optar pela Plasma). Eles perguntavam "você uma TV de Plasma mesmo, autêntica, ou serve de LCD?". E eu dizia: "PLASMA". E então me mostravam e explicavam seu funcionamento e tal, preço, etc. Eu queria uma com entrada pra TV digital e etc, etc, etc. Me mostram a "belezura".


Comecei a ver os preços em diversas lojas e notei que eles nunca colocavam uma TV de Plasma lado a lado com a de LCD. Mas um dia observei numa outra loja várias TVs bem próximas umas das outras e tinha duas em especial que me chamaram a atenção.

A imagem de uma era viva, nítida e da outra meio opaca. Perguntei ao homem da loja se elas estavam com a sua melhor resolução e ele disse que sim. Então perguntei por que uma tinha uma imagem melhor do que a outra e a resposta confirmou (selou mesmo) a minha decisão: "Essa aqui (da imagem viva) é a TV de Plasma, e essa outra é de LCD".

Perguntei se a marca de uma era melhor do que a da outra, porque por mais que tivesse feito a pesquisa e me decidido pela Plasma nunca tinha visto as duas lado a lado e realmente vendo assim, a diferença fica muito mais nítida! E o homem respondeu que eram da mesma marca.


Então, percebi que fiz a escolha certa. E finalmente comprei (em outra loja, marca boa, preço bom... rsrs).

Também cheguei a ver, em outra loja uma TV de Plasma bem ao lado de uma de LED. Não curti a imagem da TV de LED perto da de Plasma: clara, branca, sem vida demais pro meu gosto...


Só sei dizer que estou muito feliz com a minha "tevezinha" (na verdade "tevezona")!


Vejo meus programas de TV preferidos, vejo muitos filmes... O som é impressionante! Tem momentos que eu penso: "ué, mas eu não tenho home theater!!! rsrsrsrs


De repente ouço um barulho que parece estar na sala, do meu lado. Aperto o "pause" e o barulho pára. É no filme! Agora já me acostumei... Mas o som é muitooo bom! A imagem então nem se fala, é perfeita! Como os "peixinhos" que eu vi na sala de espera do consultório!


Até música ouço nela! Mas, é claro, nesse caso não abuso.


Uma coisa importante pra quem for comprar uma TV de Plasma é que ela não pode ficar muito tempo exibindo uma imagem parada.


Explicando melhor: a TV de Plasma foi concebida para imagens em movimento. Essas imagens se reproduzem atravéz da ionização de gases e a TV precisa de movimento. É bom não ficar ouvindo muito CD nela, ou manter a imagem congelada (pausada) por muito tempo. Mas não significa que não se possa fazer isso. Não é bom fazer MUITO e SEMPRE.


Já a TV de LCD, meu conselho pra quem tem ou vai comprar uma é o contrário: procure dar uma descansada na sua TV pelo menos uma vez ao dia. O LCD (cristal líquido) foi criado pra emitir mais imagens paradas do que em movimento. Por isso a princípio ele era usado apenas para monitores de computador. Os cristais líquidos se cansam com movimentos rápidos e costumam com o tempo fazer surgir "borrões" na tela em cenas de velocidade. Por isso a vida útil de uma TV de LCD costuma ser em média menor que a da TV de Plasma.


E é por isso também que muitos vendedores preferem divulgar mais e ressaltar as qualidades da TV de LCD, porque enquanto a média de longevidade da TV de Plasma é de cinco anos ou mais, a de LCD é de cerca de dois anos.

Uma amiga minha foi enganada, uma vez. Ela foi a loja e pediu uma TV de Plasma e quando fui à casa dela ver a TV que ela havia comprado, percebi logo que era de LCD. Disse a ela, mas essa TV não é de Plasma. E ela: "Ué... eu pedi de Plasma"!

Portanto, cuidado pra não levar gato por lebre. Seja específico ao chegar na loja e peça o que deseja sem deixar dúvidas.

"Eu vim comprar uma TV de Plasma".
"Eu vim comprar uma TV de LCD".
 "Eu vim comprar uma TV de LED".

Pronto, assim o vendedor vai simplesmente te mostrar o que você quer.


Pesquisei em sites americanos e vi que lá as pessoas em geral preferem a TV de Plasma por sua qualidade de imagem ainda não superada por nenhuma tecnologia e sua durabilidade.


Enfim... se eu fosse comprar uma TV hoje, iria de Plasma, do mesmo jeito e a recomendo àqueles que estão a fim de trocar sua TV.

Você vai ter cinema em casa! Escolha uma boa marca, com um bom preço e então... é só curtir a "belezura"!!! rsrsrs

domingo, 12 de junho de 2011

Feliz Dia dos Namorados!


Feliz dia 12 de junho a todos!!!


Brasil rules!!!


Cartazes do filme animado "Rio" que leva o Brasil pro mundo!

É assim mesmo, com "S"!

Depois de filmes como "Orquídea Selvagem" (1990) e "Turistas" (2006) terem "acabado" com a nossa imagem, que já não era das melhores, lá fora, parece que os ventos cinematográficos resolveram soprar a nosso favor.

Não sei se os americanos estão tentando se retratar ou se eles de fato descobriram que o Brasil não é só violência e que nós não passamos a vida fantasiados de Carmem Miranda.

Embora o Brasil já tenha cito citado ou mesmo visitado em filmes antigos como "Bonequinha de Luxo", com Andrey Hepburn (em que ela aprende português enquanto se prepara pra se casar - por interesse - com um ricaço brasileiro) e "007 Contra o Foguete da Morte", com o meu James Bond preferido Roger Moore (em que parte da aventura acontece no Brasil, em plena época de Carnaval - pra variar), acho de que uns anos pra cá o nosso país tem sido bem mais comentado, mostrado...

Vira e mexe aparece uma música brasileira num filme americano, como por exemplo em "Closer - Perto Demais" e "Sr. e Sra. Smith". Em outros filmes já vi o Rio de Janeiro ser citado entre as cidades mais lindas do mundo.

Elizabeth (Julia Roberts) e seu novo namorado brasileiro Felipe (que na verdade é interpretado pelo ator espanhol Javier Bardem) em "Comer, rezar, amar".

Em "Comer, Rezar, Amar" a personagem de Julia Roberts se envolve com um brasileiro no final do filme (na verdade o ator não é brasileiro, mas o personagem, sim).

Rodrigo Santoro vem crescendo em Hollywood e isso não acontecia desde que Sônia Braga ingressou no cinema americano a partir de "O Beijo da Mulher Aranha" e fez alguns filmes americanos que tiveram um certo destaque.

Em "2012" o Rio de Janeiro é uma das cidades do mundo que aparece sendo destruída, o Cristo Redentor surge vindo abaixo em meio ao caos.

Robert e Kristen, gravando as cenas de Edward e Bella em "Amanhecer" no Rio

Na Saga Crepúsculo, livro e filmes o Brasil está presente e é visitado por Edward Cullen (Robert Pattinson) em "Lua Nova" e posteriormente em "Amanhecer" quando vem passar a Lua de Mel na ilha de Esme (sua mãe adotiva) com sua jovem esposa Bella (Kristen Stewart). Os atores, inclusive virem filmar essas cenas no Brasil.

Nos livros da Triologia Millenium, do falecido escritor sueco Stieg Larsson, o Brasil também é, ligeiramente citado.

Mas o principal mesmo são os filmes que tem surgido nos cinemas atualmente:

Velozes e Furiosos - Operação Rio, um filme de ação e violência, mas onde o foco não são os banditos brasileiros, mas sim os fugitivos americanos que vem sem esconder no Brasil.


E... a grande sensação do momento: RIO, o filme de animação em 3D dos mesmos criadores de "A Era do Gelo", que continua em cartaz em muitos cinemas brasileiros, inclusive aqui em Juiz de Fora, e tem sido sucesso absoluto de público e crítica.

Blu e sua dona Linda, ainda em sua casa em Moose Lake-Minesotta (EUA)



Nas duas fotos acima as aventuras de Blu sobrevoando os beleza do Rio


Com Rodrigo Santoro (cientista Tulio) na dublagem americana e também na brasileira e Anne Hathaway (arara Jade) na americana, o filme é simplesmente lindo e retrata o Brasil com respeito, ressaltando muito mais as belezas da capital carioca do que as favelas e a bandidagem.


Linda e Tulio em busca de Blue, com a ajuda do menino Fernando

É abordado o tráfico de animais. Porém, não colocam isso como uma característica brasileira. Fica claro, no filme, que existem pessoas boas e más em todo lugar, e no Brasil isso não é diferente. Felizmente, os bons brasileiros, tanto humanos como animais, são predominantes em "Rio".

Já assisti duas vezes, uma delas em 3D e nessa versão as cenas musicais em que as aves dançam é ainda mais show porque temos a sensação de que os pássaros estão voando bem na nossa frente!


Animal Love: Blu e Jade

Human Love: Tulio e Linda

Há diversas partes engraçadas, que arrancam muitas gargalhadas da platéia. E ainda há também espaço pro romance. Destaque para a cena em que Blu e Jade "viajam" em cima do Bondinho de Santa Tereza (gente, uma vez fui ao Rio com uma prima e uma amiga só pra andar nesse bondinho!) e a cena em que Linda e Tulio se apaixonam. Imediatamente toca "Say you, say me" de Lionel Richie, música que Tulio usa como "cupido" para Blu e Jade quando eles se conhecem na "chiequerésima" e enorme "gaiola" de Jade.

Eu não vou contar o filme. Quem não viu, veja! Vale a pena! É uma aventura e tanto e um passeio pelas lindas paisagens do Rio de Janeiro! Com personagens cativantes, do começo ao fim, a começar pelo atrapalhado mas muito carismático Blu, a ultima arara macho da espécie que vem encontrar a ultima fêmea no Brasil.

Esse filme lava a alma do brasileiro e o faz esquecer orquídeas e turistas! rsrsrsrsrsrs