ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

terça-feira, 14 de junho de 2011

TV? Vou de Plasma!!!

No ano passado queríamos uma TV maior... Minha tia, embora operada de catarata é idosa e não lia facilmente as legendas dos documentários que assistíamos.


E eu, míope e chorona que sou, assistia a certos filmes com cenas tristes e/ou emocionantes (principalmente filmes que tem cachorros e outros animais) e meus óculos ficavam embaçados com as lágrimas.


Então, tirava os óculos e não enxergava as legendas. E eu simplesmente detesto filmes dublados!!! Diante disso a solução pra nós duas seria comprar uma TV beeemmm grande, de 42 polegadas.


Quando surgiu a TV de Plasma, eu lembro bem de ter ido a um consultório (de dentista se não me engano) e de repente, na sala de espera, vi uns peixinhos. Pensei que fosse um aquário enorme, mas ao reparar bem vi que era uma TV!!! Os peixes pareciam reais! Mas era um documentário sobre animais!


Aquela foi a primeira vez que vi uma TV de Plasma. Falei pra minha mãe: um dia vou ter uma! Mas era caríssima (e raríssima)! Portanto impossível ter uma naquela época, quase dez anos atrás.


O tempo passou e a TV de Plasma foi ficando mais acessível como acontecera também com o vídeo-cassete, aparelho de CD, depois o de DVD, e agora está acontecendo o mesmo com o Blue-Ray.


Vieram também outras tecnologias. Pros computadores, lembro quando os monitores "cabeçudos" foram substituídos pelos tais monitores "LCD" (há três anos, eu também substituí o meu computador por um com monitor LCD).


Depois essa tecnologia passou a ser usada também para as televisões. E de repente, virou moda: as pessoas diziam que queriam uma TV de Plasma ou LCD. Uns ficavam na dúvida na hora de comprar, outros escolhiam uma "igual a do meu amigo" e outros pensavam que tratava-se da mesma coisa, então tanto fazia, aquela que o dono da loja aconselhasse ou que estivesse com uma promoção mais atraente, comprariam.


Chegou então a minha vez. E durante um tempo, fiquei só falando em comprar. Nesse período surgiu o LED, que é mais fininho... E eu resolvi pesquisar na internet e também conversar diretamente com pessoas que entendem do assunto. Descobri as vantagens e desvantagens do Plasma e do LCD. Pra mim, a TV de LED, bem mais cara que as outras duas, estava fora de cogitação.


Então, fiquei sabendo que a TV de Plasma por ser de vidro é tão sensível à claridade quanto qualquer TV de vidro comum, e que não deve ficar muito tempo com imagem parada.


Pois bem, e terminam aí as desvantagens da TV de Plasma.


Em compensação são muitas as vantagens:


- Quarenta mil horas a mais de vida útil.
- Imagens mais reais e mais vivas
- Mais brilho e contraste.
- Maior ângulo de visão.
- Imagens em movimento reproduzidas com fidelidade e rapidez.
- O preto é absoluto - o que a TV de LCD não pode oferecer.
- Você pode tocar nela com menos frescura do que numa tela de LCD.


Quanto ao consumo de energia, hoje não há muita diferença de uma para a outra. O interessante é que desde que comprei esta TV, um ano atrás, minha conta de luz praticamente NÃO AUMENTOU.


Quanto à claridade, é normal. Como eu gosto de "cinema em casa" optei pela Plasma por motivos óbvios: A IMAGEM É DE CINEMAAA! Maravilhosaaa! E não assisto mesmo TV no claro. Mas até quando a luz está acesa ou tem sol entrando dá pra ver numa boa. A TV Só não pode estar EM FRENTE à janela.


A TV de LCD é menos sensível à claridade, mas se tacar uma janela na frente dela, ela também refletirá a luz.


Bom, mas voltando ao "antes da compra"... Fui a várias lojas e pedia "quero uma TV de Plasma" (isso após ter feito as minhas pesquisas que me levaram a optar pela Plasma). Eles perguntavam "você uma TV de Plasma mesmo, autêntica, ou serve de LCD?". E eu dizia: "PLASMA". E então me mostravam e explicavam seu funcionamento e tal, preço, etc. Eu queria uma com entrada pra TV digital e etc, etc, etc. Me mostram a "belezura".


Comecei a ver os preços em diversas lojas e notei que eles nunca colocavam uma TV de Plasma lado a lado com a de LCD. Mas um dia observei numa outra loja várias TVs bem próximas umas das outras e tinha duas em especial que me chamaram a atenção.

A imagem de uma era viva, nítida e da outra meio opaca. Perguntei ao homem da loja se elas estavam com a sua melhor resolução e ele disse que sim. Então perguntei por que uma tinha uma imagem melhor do que a outra e a resposta confirmou (selou mesmo) a minha decisão: "Essa aqui (da imagem viva) é a TV de Plasma, e essa outra é de LCD".

Perguntei se a marca de uma era melhor do que a da outra, porque por mais que tivesse feito a pesquisa e me decidido pela Plasma nunca tinha visto as duas lado a lado e realmente vendo assim, a diferença fica muito mais nítida! E o homem respondeu que eram da mesma marca.


Então, percebi que fiz a escolha certa. E finalmente comprei (em outra loja, marca boa, preço bom... rsrs).

Também cheguei a ver, em outra loja uma TV de Plasma bem ao lado de uma de LED. Não curti a imagem da TV de LED perto da de Plasma: clara, branca, sem vida demais pro meu gosto...


Só sei dizer que estou muito feliz com a minha "tevezinha" (na verdade "tevezona")!


Vejo meus programas de TV preferidos, vejo muitos filmes... O som é impressionante! Tem momentos que eu penso: "ué, mas eu não tenho home theater!!! rsrsrsrs


De repente ouço um barulho que parece estar na sala, do meu lado. Aperto o "pause" e o barulho pára. É no filme! Agora já me acostumei... Mas o som é muitooo bom! A imagem então nem se fala, é perfeita! Como os "peixinhos" que eu vi na sala de espera do consultório!


Até música ouço nela! Mas, é claro, nesse caso não abuso.


Uma coisa importante pra quem for comprar uma TV de Plasma é que ela não pode ficar muito tempo exibindo uma imagem parada.


Explicando melhor: a TV de Plasma foi concebida para imagens em movimento. Essas imagens se reproduzem atravéz da ionização de gases e a TV precisa de movimento. É bom não ficar ouvindo muito CD nela, ou manter a imagem congelada (pausada) por muito tempo. Mas não significa que não se possa fazer isso. Não é bom fazer MUITO e SEMPRE.


Já a TV de LCD, meu conselho pra quem tem ou vai comprar uma é o contrário: procure dar uma descansada na sua TV pelo menos uma vez ao dia. O LCD (cristal líquido) foi criado pra emitir mais imagens paradas do que em movimento. Por isso a princípio ele era usado apenas para monitores de computador. Os cristais líquidos se cansam com movimentos rápidos e costumam com o tempo fazer surgir "borrões" na tela em cenas de velocidade. Por isso a vida útil de uma TV de LCD costuma ser em média menor que a da TV de Plasma.


E é por isso também que muitos vendedores preferem divulgar mais e ressaltar as qualidades da TV de LCD, porque enquanto a média de longevidade da TV de Plasma é de cinco anos ou mais, a de LCD é de cerca de dois anos.

Uma amiga minha foi enganada, uma vez. Ela foi a loja e pediu uma TV de Plasma e quando fui à casa dela ver a TV que ela havia comprado, percebi logo que era de LCD. Disse a ela, mas essa TV não é de Plasma. E ela: "Ué... eu pedi de Plasma"!

Portanto, cuidado pra não levar gato por lebre. Seja específico ao chegar na loja e peça o que deseja sem deixar dúvidas.

"Eu vim comprar uma TV de Plasma".
"Eu vim comprar uma TV de LCD".
 "Eu vim comprar uma TV de LED".

Pronto, assim o vendedor vai simplesmente te mostrar o que você quer.


Pesquisei em sites americanos e vi que lá as pessoas em geral preferem a TV de Plasma por sua qualidade de imagem ainda não superada por nenhuma tecnologia e sua durabilidade.


Enfim... se eu fosse comprar uma TV hoje, iria de Plasma, do mesmo jeito e a recomendo àqueles que estão a fim de trocar sua TV.

Você vai ter cinema em casa! Escolha uma boa marca, com um bom preço e então... é só curtir a "belezura"!!! rsrsrs

2 comentários:

  1. gostei ja estou seguindo seu blog e lhe convido pra segui o nosso pra compartilharmos a informaçao juntos,valeu!

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo! Tb já estou seguindo o seu blog!

    ResponderExcluir