ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

domingo, 26 de junho de 2011

Os Cheiros e Sons da Vida!





Desde pequena sempre fui muito ligado aos detalhes. Eu acho que muitas vezes os maiores encantos da vida está em coisas "pequenas", nas sensações, impressões... Naquilo que fala ao coração e deixa saudade.

Uma música me transporta no tempo... e lá vou eu de volta pra época em que aquela música marcou.

Um cheiro que sinto na rua, de algum perfume me transporta no espaço... e lá vou eu pro lugar onde eu senti aquele cheiro e foi de alguma forma, marcante pra mim.

Também pode acontecer o contrário: um som pode me transportar pra algum lugar e um cheiro, pra alguma época!

Momentos bons da vida são pontuados por esses detalhes, essas sensações. Assim é pra mim, e acredito que seja também pra muitos de vocês que estão lendo este texto...

Alguns dos cheiros que me marcaram a infância são:

- Cheiro de disco de vinil novinho, vindo da loja. Nossa! A primeira coisa que eu fazia ao ganhar um disco novo era cheirar, cheirar, cheirar... rsrsrsrs Que delícia!

- Cheiro de álcool em prova rodada no mimiógrafo. É... sou daquele tempo... rsrsrsrs E não era a única. Na sala de aula ficava todo mundo com o nariz grudado no papel após receber a prova! hauhauha

- Plásticos de encapar caderno (esqueci o nome daquilo - acho que não é o celofane, é um parecido). Aquilo era tão cheiroso, enquanto encapávamos o cardenos o cheiro ficava no ar, na copa, que era geralmente onde o material escolar era preparado antes do ano letivo começar.

- Cheiro da merenda. Aquele cheirinho de suco de uva na garrafinha plástica misturado com cheiro de banana ou maça e biscoitos de chocolate recheados ou "Lanche Mirabel". Alguém se lembra desse wafer? Já tem anos que não o vejo mais... Os meu preeridos eram o verdinho (chocolate) e vermelho (crocante).

Muitos outros cheiros me marcaram a infância e adolescência... E continuam andando comigo na minha estrada da vida. Uma mania que eu não perco é cheirar os livros antes de lê-los. Não importa se o livro é novo ou velho. Qdo sento (ou deito!) pra ler um livro, abro na página que vou ler e fico um tempo cheirando antes de começar a leitura.
Acho que tem sempre cheiro de cultura, e parece que me ajuda a absorver um pouquinho do seu conteúdo! rsrsrsrs

Agora vamos falar um pouco dos sons...

Músicas que marcaram a minha vida e continuam marcando são muitas, então foi falar apenas dos "barulhos". Alguns deles se destacam pra mim:

- Avião decolando. Parece que decolo junto. A sensação de ver aquele "monstrão" levantar vôo fazendo aquele barulhão me faz pensar no significado de VOAR. Poxa, aquilo tudo pra levar o ser humano pros ares. Pros pássaros é tão fácil, simples, normal...

- Motocicletas dentro do Globo da Morte. Num circo, nunca gostei muito de palhaços, com todo respeito que tenho a esses profissionais. Mas aquelas caras pintadas, dando bofetes uns nos outros, caindo de bunda no chão... é sempre a mesma coisa e nunca me fez rir muito... Meus preferidos sempre foram os mágicos, equilibristas, malabaristas, trapezistas e... O GLOBO DA MORTE. Já vi com três, quatro, cinco e até com seis motos! Sei do risco que aqueles homens correm. Mas a adrenalida é grande, e eu adoro aquela barulhada toda que as motos fazem desde quando se preparam pra rodar naquela esfera até o fim da apresentação.

- Batuque de bateria de Escola de Samba no carnaval. Quando a bateria passa pertinho de mim com seu "ticutuco-micutuco", a sensaçao que eu tenho é de que aquele som está tocando no meu coração!

- Berrante. Esse eu só ouvi pessoalmente uma vez, quando em comício político o cantor e ator Sérgio Reis o tocou. Me dá um aperto no peito. É triste... Talvez me traga ao sentimento, mesmo que de maneira não muito consciente, o lamento dos bois que estão sendo conduzidos à morte. É uma emoção diferente das outras. Parece o som de uma despedida.

Existem também outros sons que me fazem sentir a vida. Outros sons e outros cheiros. Isso sem falar nos muitos sabores, imagens, toques... Falarei mais sobre isso em outros posts...

Mas me diga, e pra você: que cheiro e que som a vida tem?...
Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário