ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio

Há livros nos quais a gente ouve falar desde muito cedo, porque eles se tornam clássicos. "O Apanhador nos Campos de Centeio" é um desses livros.

Ele conta a história de um adolescente, então normalmente é bom que seja lido quando estamos na adolescência. Mas como naquela época eu tinha que ler os livros que o professor/professora de língua portuguêsa mandam a turma inteira ler pra depois fazermos as provas de interpretação de texto e tudo o mais, não sobrava tempo pra ler os outros livros que me indicavam e que eu queria ler...

Assim, acabei não lendo o "apanhador...".

O tempo passou e eu finalmente li o livro. Terminei por esses dias e resolvi comentá-lo aqui porque sinceramente, eu esperava mais do livro! Amigos meus que o leram na adolescência ou mesmo depois, disseram que era um grande livro, alguns o consideram o melhor livro que leram até hoje, ou pelo menos um dos melhores!

Talvez o fato de eu não ser mais uma adolescente contribuiu pra que eu não me identificasse com o Holden (personagem principal e narrador do livro). Talvez eu tenha esperado demais pra lê-lo. Mas como eu tenho muito de adolescente ainda em mim, acho que não curti muito o livro por causa do mau humor constante do garoto!

Holden é um garoto de 16 anos que vive sendo expulso das escolas porque simplesmente não estuda. Não consegue gostar de estudar e reclama de todos os colégios pelos quais ele passa (normalmente como interno), de quase todos os colegas, professores e diretores.

Ele parece ter um bom coração mas é muito rabujeto pra um garoto dessa idade! Reclama muito, critica muito... Sem dúvida ele é muito observador e demostra um ponto de vista interessante a respeito de muitos aspectos da vida. Tem um carinho especial por sua irmãzinha Phoebe de 10 anos que também o adora, e tem um único desejo real na vida: ser um apanhador no campo de centeio. Apanhar as crianças que correm pelos campos pra que elas não caiam no abismo! Essa seria a única "profissão" que lhe agradaria na vida!

Holden narra apenas o curto período de poucos dias entre o momento em que deixou o seu último colégio (ele "fugiu" pouco antes do previsto) e sua volta pra casa no Natal. Ele ficou perambulando pelas ruas de Nova Iorque, procurando algumas pessoas, observando tudo e todos, dormindo em hotéis e indo a bares onde virava a noite bebendo e fingindo que era maior de idade.

No final, ele vai parar em uma clínica. Mas ele não fala claramente sobre como adoeceu e não conta mais nada. Fato é que ele está nessa clínica contando suas experiências nesses dias da "fuga", incluindo seu reencontro com sua irmã Phoebe e está pra sair de lá sem saber ainda em que colégio irá estudar no próximo ano.

Claro que eu não odiei o livro, ele não é de todo ruim. Tem algumas coisas interessantes que o Holden diz, e às vezes ele chega a ser bem engraçado. Mas o mau humor dele me irritou. Ele se refere à quase tudo como "essa porcaria" e tal... E é meio repetitivo. Não me arrependo de tê-lo lido mas que fiquei meio decepcionada, isso fiquei!

Até recomendo... Mas pra ler esse livro a pessoa tem que "saco" e estar com muito bom humor, de bem com a vida, enfim... pra aturar um aborrecente de mau humor desabafando suas maluquices e desgostos na sua cabeça!

Um comentário:

  1. Tem livros que só servem para rapazes, e este é um deles. A construção psicológica de um homem é algo sutil e complexo. Mas gostei muito da sua crítica!

    ResponderExcluir