ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

sábado, 14 de agosto de 2010

Sete Quedas - Um crime em nome do progresso!

Eu era bem pequena ainda, mas me lembro até hoje do dia em que sepultaram o conjunto de cachoeiras mais lindo do Brasil!

Lembro das reportagens que passavam direto nos jornais da TV, lembro da tristeza das pessoas, lembro das homenagens... Lembro de ter ficado triste e à noite, antes de dormir imaginar que eu era capaz de, junto com outras pessoas, impedir que essa crueldade acontecesse. Me imaginava abrindo as comportas novamente, e chegava a sonhar com isso.

Recentemente sonhei novamente com as "Sete Quedas". Havia uma música que ouvi na época da sua despedida, um coro de vozes cantava "Adeus, Sete Quedas", e eu chorava.

Nunca fui em Guaíra/PR. Na verdade nunca saí do sudeste brasileiro (não por falta de vontade de conhecer todo o Basil e o mundo!). E só ouvi/vi falar das "Sete Quedas" pela televisão. Nossa! Que coisa mais linda! Sua beleza me deixava encantada e eu sonhava em um dia conhecê-las!

Tive muita raiva da Usina Itaipu! Torcia pra que não durasse nem um ano e que as Sete Quedas pudessem voltar a viver! Não fazia idéia de quem teve a infeliz idéia de assassiná-las, mas mesmo assim passei a quase odiar essa pessoa.

Localizada na pequena cidade de Guaíra, no Paraná, as "Sete Quedas" ou "Salto do Guaíra"  formavam a maior cachoeira do mundo em volume d'água. Entre 13 e 27 de outubro de 1982 essa obra prima da natureza deixou de existir rapidamente.

Confesso que já estou chorando só de escrever este texto! Imagino então o tamanho da tristeza e do sofrimento das pessoas que moravam ali perto ou então daquelas que tiveram a felicidade de conhecer ao vivo e em cores este espetáculo da natureza inundado pela ganância do homem!

Fica aqui o meu lamento, o meu pesar, a minha revolta e a minha tristeza que existe há vinte e oito anos! Espero que assassinatos como este não ocorram nunca mais!!!

Eis algumas das muitas homenagens que as "Sete Quedas" (que na verdade eram um conjunto de dezenove cachoeiras principais agrupadas em sete grupos de quedas - mas segundo dizem, com um total de umas trezentas cachoeiras) receberam em sua triste despedida:

"Sete damas por mim passaram,

E todas sete me beijaram."

(Alphonsus de Guimaraens)


"Aqui outrora retumbaram hinos."

(Raimundo Correia)




E um lindo poema de Carlos Drmmond de Andrade, que ocupou uma página inteira, em letras grandes, da capa do "Caderno B" do Jornal do Brasil em 9 de setembro de 1982 (pouco antes do fechamento das comportas):

"Sete quedas por mim passaram,
e todas sete se esvaíram.
Cessa o estrondo das cachoeiras, e com ele

a memória dos índios, pulverizada,
já não desperta o mínimo arrepio.
Aos mortos espanhóis, aos mortos bandeirantes,

aos apagados fogos
de Ciudad Real de Guaira vão juntar-se
os sete fantasmas das águas assassinadas
por mão do homem, dono do planeta.

Aqui outrora retumbaram vozes
da natureza imaginosa, fértil
em teatrais encenações de sonhos
aos homens ofertadas sem contrato.
Uma beleza-em-si, fantástico desenho
corporizado em cachões e bulcões de aéreo contorno
mostrava-se, despia-se, doava-se
em livre coito à humana vista extasiada.
Toda a arquitetura, toda a engenharia
de remotos egípcios e assírios
em vão ousaria criar tal monumento.

E desfaz-se
por ingrata intervenção de tecnocratas.
Aqui sete visões, sete esculturas
de líquido perfil
dissolvem-se entre cálculos computadorizados
de um país que vai deixando de ser humano
para tornar-se empresa gélida, mais nada.

Faz-se do movimento uma represa,
da agitação faz-se um silêncio
empresarial, de hidrelétrico projeto.
Vamos oferecer todo o conforto
que luz e força tarifadas geram
à custa de outro bem que não tem preço
nem resgate, empobrecendo a vida
na feroz ilusão de enriquecê-la.
Sete boiadas de água, sete touros brancos,
de bilhões de touros brancos integrados,
afundam-se em lagoa, e no vazio
que forma alguma ocupará, que resta
senão da natureza a dor sem gesto,
a calada censura
e a maldição que o tempo irá trazendo?

Vinde povos estranhos, vinde irmãos
brasileiros de todos os semblantes,
vinde ver e guardar
não mais a obra de arte natural
hoje cartão-postal a cores, melancólico,
mas seu espectro ainda rorejante
de irisadas pérolas de espuma e raiva,
passando, circunvoando,
entre pontes pênseis destruídas
e o inútil pranto das coisas,
sem acordar nenhum remorso,
nenhuma culpa ardente e confessada.
(“Assumimos a responsabilidade!
Estamos construindo o Brasil grande!”)
E patati patati patatá...

Sete quedas por nós passaram,
e não soubemos, ah, não soubemos amá-las,
e todas sete foram mortas,
e todas sete somem no ar,
sete fantasmas, sete crimes
dos vivos golpeando a vida
que nunca mais renascerá.


Mais informações sobre o SALTO DE SETE QUEDAS ver Wikipédia.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=1YKitOywLCE

 http://www.youtube.com/watch?v=HfdPKX2YJ54

http://www.youtube.com/watch?v=41C8dRKOpZM

http://www.youtube.com/watch?v=neqW5V8yP_Y

22 comentários:

  1. É impressionante como a ganância do homem pode interferir negativamente na vida do planeta. Matar uma beleza ímpar para ostentar o título de dono da maior usina hidréletrica do mundo. Patético! Não é à toa que o mesmo planeta, já tão castigado pelas mão humanas ignorantes, tem dado seu recado por mneio de tantas catástrofes. Sete Quedas sucumbiu por causa do homem e sua arrogância. Nenhum progresso justifica tamanha barbaridade. Qual será o próximo crime: inundar as cataratas do Iguaçu? Não duvido. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. noosa que pena que o mundo deixou de contemplar as bela que das de sete quedas eu tenho 14 anos e eu so vejo as 7 que das por fotos apenas por fotos como o ser humano e tonto
    prefiriu destruir uma obra de deus para contruir uma uuzina idreletrica porque o povo e tao burro a esse ponto e me parte o coração aoa ver um cartao postal das cete quedas que pena porque antigamente vc póderia ver ao vivo eu queria muito ver ela de perto como eu posso ver as cataratas do rio iguaçu


    QUE PENA DAS CETE QUEDAS UM BEM TAO PRECIOSO SE PERDEU NA GANANCIA DO HOMEM

    ResponderExcluir
  3. Voltei a Foz de Iguaçu depois de quase 30 anos e não tive como não lembrar das Sete Quedas. Fui a Itaipu conhecer a maior usina hidrelétrica do mundo e assistindo ao vídeo passado na visita as dependencias da usina, pensei... fizeram um lindo documentário institucional para tentar justificar o impacto biológico que lago de Itaipu causou... mas nada tira a culpa dessa destruição.

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem nao tiveo prazer de conhecer as sete quedas, alias, fui descobrir que a itaipu cobriu as sete quedas a um ano atras e ate hj, sempre entro na internet e procuro algo sobre as sete quedas, fico muito triste em saber, que um senhor presidente, um militar na epoca, um "BURRO" fez isso com uma maravilha nossa, e hoje em dia vejo que querem constrir outra usina, agora na amazonia, inundando uma area enorme, nao podemos permitir estas coisas acontecerem mais, vamos lutar, por um BRASIL melhor, por um mundo melhor. hoje deixo aqui registrada minha indignação com a maldade de alguns humanos...

    TWITTER: @tricordiano_TC

    ResponderExcluir
  5. Lamentável essa história, e agora fiquemos de olho e no pé do Governo em relação à Termelétrica de Candiota que o MP-RS está revendo a concessão feita pelo IBAMA, pois a termelétrica joga milhões de poluentes sem preocupação ambiental e também a que querem construir na Amazônia, destruindo o ecossistema daquela região. Cadê o AMOR dessas pessoas?

    ResponderExcluir
  6. nao tive o prazer de conhecer as sete quedas mais so em ler essas historias posso imaginar a beleza exuberante que era as sete quedas,é muito triste saber que nao existe mais,uma maravilha que a natureza levou séculos para construir o homem destruiu em anos.

    ResponderExcluir
  7. ano que vem faz trinta anos que o Brasil e o mundo s despedia de uma verdadeira obra da natureza em sua beleza imponente,gostaria muito de poder ver um documentario em homenagem as sete quedas,para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer as cataratas poder relembrar sua beleza,e para auqeles que nao tiveram essa oportunidade,como eu poder saber a magnifica obra prima que deus nos deu de presente e que infelismente o mundo perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente , deveriam ter deixado as Cataratas e ao lado fazer uma usina atômica...(tem gente que não tem idéia de como seria pior)...

      Excluir
  8. Teresa Cristina Frota Melzi / São José do Rio Preto-SP14 de novembro de 2011 às 17:39

    Também não tive o prazer de ver as sete quedas ao vivo. Tenho que me contentar com fotos e vídeos.

    Agora, estamos vivendo um drama semelhante em nossa região, temos duas cachoeiras, Talhadão e São Roberto, no rio Turvo, que estão ameaçadas de morte pela empresa Encalso, que está com um projeto para construção de duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) que sepultarão essas duas belezas naturais. Pequenas, minúsculas, se comparadas às Sete Quedas, mas de igual importância, em se tratando de mais um crime ambiental.

    A sociedade civil está se mobilizando, unindo instituições, igrejas, políticos, mas até agora, de nada adiantou.

    Estamos pedindo socorro pelas nossas cachoeiras.

    Quem puder nos ajudar, é só assinar o abaixo assinado no site http://www.salveoturvo.com.br/

    As cachoeiras agradecem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenham a cachoira e peçam uma usina atomica (KKKKKK) ou uma usina de r=geração de energia por carvão - se tem idéia da poluiçao que elas fazer ia preferir que fizessem as usinas nas cachoiras mesmo - some uma queda de aguá mas não corre o risco de ter poluiçao por Co2 ou radioatividade.

      Imagina se vc conseguiria viver sem energia, fique uma semana sem TV, sem cumputaodr, sem teledone , sem luz e depois se achar que pode viver asim proteste contra energia renovável como as de usina hidroelétricas ....Va aprender mais antes de criticar....

      Excluir
    2. APRENDA VOCÊ BOÇAL.. ESTAS HIDROELÉTRICAS NÃO PRECISARIAM SER CONSTRUÍDAS SE O GOVERNO INVESTISSE NA BASE DO SISTEMA ELÉTRICO, POIS DA GERAÇÃO ATÉ A DISTRIBUIÇÃO FINAL, CERCA DE 40% DE ENERGIA É DISPERDIÇADO... AI A SAÍDA DO GOVERNO É FAZER OUTRA HIDROELETRICA, DESTRUINDO O MEIO AMBIENTE E ROUBANDO DINHEIRO PÚBLICO EM OBRAS SUPERFATURADAS. PREFIRO AS CACHOEIRAS DO QUE TV AONDE SÓ DÁ ALIENAÇÃO AO POVO COM GUGU, FAUSTÃO E CIA LIMITADA A QUAL VOCE JÁ DEVE ESTAR ALIENADO... ENERGIA RENOVÁVEL? AHAM, ENERGIA DE HIDROELETRICA É RENOVAVEL NÉ? TANTO É QUE DEPOIS DE 200 ANOS ELA VAI ESTAR INÚTIL PELO ASSOREAMENTO DO RIO. VÁ ESTUDAR EIA/RIMA BOBÃO. ENERGIA RENOVÁVEL DE VERDADE É A SOLAR.

      Excluir
  9. Sandra Martins Pereira31 de janeiro de 2012 às 14:09

    eu tive o prazer de conhecer sete queda minha familia morava em Iporã e nos feriados meu pai levava a gente para visitar sete quedas em Guaira ,como eu me divertia passando pelas pontes que balançavam dava medo mas meu pai sempre dizia pode ir que é seguro.me lembro tbem da tragédia que lá aconteceu quando uma das pontes á mais comprida se rompeu e milhares de pessoas cairam nas quedas .Mas o homem tem que destruir os belos lugares que pra muitos foram maravilhosas lembranças da infancia.....bjos a todos da minha infancia e que tiveram a mesma alegria que eu de conhecer essa maravilha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ligo para acabacar com uma queda de aguá desde que não construam uma usina atômica perto da cidade que meus filhos vivam. Energia ATÕMICA - muito pior que o fim de uma queda de agua.....

      Excluir
    2. Só na tua terra. Energia nuclear é muito mais limpa que a hidroeletrica.

      Excluir
    3. ESPERO QUE CONSTRUAM USINAS NUCLEARES DO LADO DA SUA CASA E QUE A MERENDA DE SEU FILHO CONTENHA RESÍDUOS RADIOATIVOS.

      Excluir
    4. Sandra , não foram milhares de pessoas que cairam e sim um pouco mais de 25 pessoas.Tudo por falta de controle no acesso à ponte.

      Excluir
  10. nós não podemos mais parar de progredir-mos tecnologicamente,desde o dia em que adao foi expulso do paraiso a nossa condenaçao eterna é seguir em frente custe o que custar nao é dada a nenhum homem parar a evoluçao humana ate o dia final em que tudo feito pelo homem sera apenas um nada.

    ResponderExcluir
  11. filho da puta acabou com a cidade o certo era dar uma de terrorista e ir la colocar uma bomba na itaipu

    ResponderExcluir
  12. Também não conhecí as Sete Quedas, mas assim que vi lembrei que um dia também ouvira falar. Também chorei...

    ResponderExcluir
  13. Morei em Guaíra depois de submersas as quedas, sei o quanto a população vem ressentindo o desaparecimento deste monumento da natureza. Hoje o assunto está mais vivo do que nunca, estamos prestes a fechar os olhos para mais uma aberração dos nossos governantes: Usina de Belo Monte, que destruirá boa parte da reserva do Xingu. Estamos em um meio democrático e podemos, "sim", discutir a possibilidade de ressurgimento da Sete Quedas de Guaíra!

    ResponderExcluir
  14. tive a sorte de ver as sete quedas ,era assustador o barulho das aguas ,era cair e morrer nas aguas ,era muito violento,acho que tambem nao poderia ter desaparecido, e aquelas pontes mal feitas de madeira era tudo muito mal feito .uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Digitou esse texto romântico e ingênuo de um equipamento elétrico? Adivinha de onde veio a energia?

    ResponderExcluir