ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

domingo, 8 de agosto de 2010

Remakes: JÁ CHEGAAA!!!

André Spina (Jack Leclair) e Ariclenes Almeida (Victor Valentim) nas duas versões: acima em 1985 com Reginaldo Faria e Luís Gustavo e abaixo atualmente com Alexandre Borges e Murilo Benício.



Está no ar "Tititi".

Não, não estamos em 1985, estamos em 2010!

No ano passado esteva no ar "Paraíso" e antes "Ciranda de Pedra". Mas eles também não eram os anos de 1982 e 1981.

Em 2004, foi feito o remake de "Cabocla" (de 1979) e em 2006 foi a vez de "Sinha Moça" (de 1986).

Minha pergunta é: pra que tantos remakes? E por que um atrás do outro?! Torna-se cansativo aguardar pela próxima novela das seis ou das sete e de repente ouvir o nome de uma novela bem antiga, que muitos de nós assistiu, gostou e gostaria de ver em REPRISE.

Prefiro as reprises aos remakes ou releituras. Por que? Porque valoriza o trabalho daqueles que o realizaram! Eu até sou favorável a remakes quando estes são feitos devido à falta de recursos da época das versões originais. Por exemplo: remakes de "Selva de Pedra" (1972 - 1986), "Mulheres de Areia" (1973/Tupi - 1993), "A Viagem" (1975/Tupi - 1994),  "Irmãos Coragem" (1970 - 1995) e "Anjo Mau" (1976 - 1997) havia uma boa razão para justificá-los. Essa razão era o fato das primeiras versões terem sido feitas em preto e branco.

Mas no caso de "Sinhá Moça" por exemplo não há um porquê aceitável, no meu ver. Só mesmo a falta de criatividade explica essa chuva de remakes com que estamos sendo bombardeados nos últimos anos! A nova versão foi boa. Mas desnecessária já que a antiga foi ótima. O mesmo ocorre com "Cabocla", que também foi um remake de boa qualidade. Mas ainda assim, injustificável.

Em "Ciranda de Pedra" pegaram a linda e talentosa atriz Ana Paula Arósio, com seus trinta e poucos anos, para interpretar a personagem Laura, que em 1981 pertenceu à Eva Wilma, com seus quase cinquenta! Ana Paula mais parecia a irmã mais velha de suas três filhas!

A história não teve o mesmo impácto que em 1981 além de apresentar mudanças que não agradaram ao público e a audiência despencou. Eu assisti alguns capítulos mas depois desisti. Dali pra frente não vi mais novelas das seis horas.

Quando anunciaram "Paraíso", percebi que iam estragar a novela. Dito e feito. Com um elenco bem fraco (em sua maioria), a novela também não emplacou.

Recentemente fiquei sabendo que "Tititi" seria o próximo remake e eu que não vejo novelas das sete desde "Cobras e Lagartos" (ótima novela, por sinal) confesso que não senti vontade de ver. Agora fiquei sabendo que modificaram a novela todinha, retirando personagens importantes da trama e acrescentando outros inventados agora. Além disso misturaram essa novela com "Plumas e Paitês" e "Elas por Elas", ressussitando o Mário Fofoca que volta sendo interpretado pelo próprio Luís Gustavo (que fez esse personagem em "Elas por Elas" em 1982 e era o Ariclenes Almeida/Victor Valentim na "Tititi" de 1985!). Ele merece a homenagem, é claro! Mas não tem nada a ver com ESSA novela. Se era pra misturar duas ou três (ou mais, já que ouvi dizer que vão incluir personagens de "Locomotivas" de 1977) deveriam ter mudado o nome da novela!!!

Há personagens que merecem ser imortalizados apenas com um rosto. Há interpretações que são tão perfeitas que não devem ser refeitas por outros! Já imaginaram outro "Sinhozinho Malta" que não seja o Lima Duarte, ou outra "Viúva Porcina" que não seja a Regina Duarte? Já imaginaram outra "Jô Penteado" que não seja a Cristiane Torloni ou outra Gabriela que não seja a Sônia Braga? NÃO DÁ, NÉ?

Pois é: eu nunca imaginei outro Victor Valentim que não fosse o Luís Gustavo e nem outro Jack Leclair que não fosse o Reginaldo Faria!

E isso vale pros filmes de Hollywood: alguém consegue imaginar outra Scarlett O' Hara que não seja a Vivien Leigh?! Ou... outra "Noviça Rebelde " que não seja a Julie Andrews?! Alguém consegue pensar em um Ferris Bueller que não seja o Matthew Broderick?! "No, no, no!"

Não sou conservadora, nem careta. Mas acho que um personagem quando ganha um rosto e esse rosto passa a fazer parte desse personagem e vice-versa, deve ser preservado. O personagem ganha vida, fama e popularidade através do rosto, da interpretação e do trabalho daquele determinado ator ou atriz. E se a atuação for brilhante ele vai se eternizar!

Pra que fazer de novo, sem um motivo para isso? Que relancem o filme nos cinemas, que reprisem as novelas no "Vale a pena ver de novo!". Agora tem aí o "Canal Viva", mas ele tem dois pontos negativos:

Primeiro: nem todo mundo tem o canal em casa.
Segundo: as novelas que estão passando lá não são tão antigas.

Reprisem "Pai Herói", "Água Viva", "Dancing Days", "Jogo da Vida", "Sétimo Sentido", "Paraíso", "Final Feliz", "Guerra dos Sexos", "Vereda Tropical", "Livre pra Voar", "Um Sonho a Mais", "A Gata Comeu", "Roque Santeiro", "Tititi", "Cambalacho", "Roda de Fogo", "Vale Tudo", "Tieta", "Que Rei Sou Eu", "Vamp", etc, etc, etc...

"Ah, mas essas novelas já foram reprisadas", dirá alguém... Ok. Algumas delas (raríssimas) já foram reprisadas mais de uma vez e "Roque Santeiro" acaba de ser lançada em DVD numa versão compacta). Mas a maioria delas foi reprisadas poucos anos depois da exibição original! E assim continua sendo no "Vale a pena ver de novo"! Não dá nem tempo da gente sentir saudade e querer MESMO rever a novela!

Está na hora de reprisar as novelas antigas no "Vale a pena ver de novo" e também á noite - até em horário nobre, por que não? O SBT REPRISOU "Pantanal" (entre outras) e obteve muito sucesso! Gente que viu quis rever, e gente que não tinha visto pôde ver e o mais importante: teve a oportunidade de ver a novela com os atores que a fizeram um sucesso - e não em um remake com outros atores.

Há casos em que a atuação do ator que faz a segunda versão supera o da primeira. Exemplos: em "Sinha Moça" prefiro o feitor Bruno de Humberto Martins ao primeiro, de Valter Santos. Também prefiro a Balbina de Rosa Marya Colin à de Ruth de Souza. Porém Lucélia Santos como a personagem título foi insuperável no meu ver, assim como Rubens de Falco no papel do malvado Barão! Adoro o Osmar Prado mas o Rubens sempre foi perfeito fazendo vilões! Os outros tiveram atuações equivalentes. Mas a trilha sonora e o figurino da versão de 2006 não chegam aos pés das de 1986! Aqueles vestidos da Lucélia... cada qual mais lindo, de princesa mesmo! Eu, que era menina naquela época, prestava atenção e depois desenhava-os ou então anotava em detalhes como era cada um deles (assim como anotava também o penteado da Sinhá Moça)! rsrsrs

Falando agora de filmes... são raros os remakes que me agradam, mas vou citar dois que eu gostei muito:

"King Kong", porque o primeiro era deficiente pela falta de bons efeitos especiais e "A Fantástica Fábrica de Chocolate", porque além dos efeitos especiais muito melhores da versão nova (2005), a história foi mais aprofundada e a atuação de Johnny Depp superou (e muito, no meu ver) a de Gene Wilder (1971) como o excêntrico e solitário chocolateiro Willy Wonka.

Mas isso são exceções. No geral realmente prefiro reprises aos remakes. Eles dificilmente superam ou mesmo alcançam os originais em qualidade, emoção, criatividade, produção (exceto nos casos que já citei, em que a versão antiga foi realizada em épocas de recursos tecnológicos precários)...

Por isso espero que essa "febre" da Globo, essa mania de "remakar" tudo, passe logo. Se falta criatividade pra criar novas tramas, REPRISE as novelas antigas à noite. Acredito que tem muito mais chances da audiência ir parar nas alturas! Conheço muito jovem que daria tudo pra conhecer os personagens que entraram pra história pelas mãos de determinados atores, e que eles não tiveram a oportunidade de ver!

Tem amigo meu de vinte e poucos anos baixando a "Tititi" de 1985 na internet pra assistir!... rsrsrs

Então, que venham as REPRISES!!!

4 comentários:

  1. Falta de criatividade. As novelas faliram, a Globo deveria colocar novelas de janeiro a junho e de agosto a dezembro. Os mesess de janeiro e julho deveriam ser reservados para minisséries e reprises de novelas que mais fizeram sucesso.
    Não entendo o porquê de novelas como "Pai Heoi" e "Dancing Days", só para citar algumas, não serem reprisadas.

    ResponderExcluir
  2. Ops, corrigindo, quis dizer que deve ser de fevereiro a junho e de agosto a dezembro as novelas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosimeire, obrigada pela participação, fique à vontade pra comentar sempre q quiser!
    É, vc disse tudo "as novelas faliram", infelizmente!
    Concordo em parte com vc, mas o único problema de exibir as novelas antigas apenas em janeiro e julho é q elas seriam excessivamente compactadas pra caberem em apenas um mês. Prefiro as reprises na íntegra ou então com o mínimo de cortes... Lembro q "Roda de Fogo" por ser considerada "pesada" na época da reprise, pra passar à tarde, durou apenas dois meses no "Vale a pena ver de novo" e mtas cenas históricas e marcantes da novela ficaram de fora da reprise...
    Bom... tb não entendo o pq de novelas como essas q vc citou e outras mais não serem reprisadas!
    Só a Globo explica... rsrs

    ResponderExcluir
  4. TAMBÉM CONCORDO. ROSA MARYA COLIN DEU MAIS VIDA AO PERSONAGEM BALBINA EM SINHA MOÇA. ELA É UMA EXCELENTE ATRIZ. DEVERIA APAECER MAIS NAS DRAMATURGIA DA GLOBO. BEIJO ROSA MARYA COLIN, PELO SEU TALENTO.
    FABIANO/BH

    ResponderExcluir