ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Frio e depressão na serra...


Estou de volta, depois de uns dias fora...

Essa volta me trouxe algumas reflexões, me fez chegar a algumas conclusões e confirmações a respeito de verdades sobre mim mesma que no fundo (e talvez até no raso também), eu já conhecia.


Uma dessas verdades é que realmente o tempo/clima me influencia de uma maneira muito intensa.


Sempre que vou ao Rio, ao passar pela Serra de Petrópolis quando não há sol por ali, fico meio angustiada, observando aquela névoa branca que trás frio pra dentro do carro ou do ônibus.


Na semana passada fui a uma outra serra, a Serra de Ibitipoca. Há um parque florestal lá, que é lindo. Já postei aqui sobre aquele local. Realmente é um santuário ecológico, com lindas cachoeiras e grutas. Mas das outras vezes que estive lá, era verão ou primavera. E havia sol, muito sol. Foi maravilhoso.


Desta vez, porém, o sol pouco deu o ar de sua graça (e quando ele aparecia, muito raramente, era fraquinho e logo sumia de novo).


Tivemos que subir muitooo pra chegar até o ponto mais alto do parque: a Lombada, onde encontramos uma névoa branca que fazia parecer que estávamos na Suíça! Frio, muito frio! GELADO! E... molhado, porque havia uma chuva fina insistente. Não dava pra ver nada à frente, estava tudo branco à nossa volta. Mesmo com capa e guarda-chuva é impossível não se afetar por um clima como aquele.


Atravessando a Lombada chegamos a um lugar lindo, que se chama "Janela do Céu", o ponto mais distante do parque, onde eu nunca tinha ido antes. A vista é realmente maravilhosa e compensou todo o esforço e os "perrengues" que passamos na subida. Como sempre morei em bairros planos de Juiz de Fora, pra mim é muito difícil andar só subindo... subindo... subindo... Onde moro agora até que tem uma subidinha, mas é apenas uma ladeirinha, bem curta.


Eu nunca tinha sentido tanto frio na minha vida! Nem com a pior das frentes frias que já chegou à JF! Fiquei hospedada na casa de uma amiga, na vila de Conceição do Ibitipoca. E o frio que faz dentro da casa realmente é assustador.


No dia seguinte, novamente no parque, no frio gelado e chuvoso, bateu uma solidão, tristeza, angústia... Sabe aquele aperto no coração que a gente nunca sabe de onde vem? Pois é. Fiquei realmente deprimida. E isso deixou claro pra mim mas uma vez que eu não nasci pra viver em cima de serra, de montanha... Não nasci pra sentir frio!


Sou do sol, do verão, do mar, da praia, do alto-astral, da alegria! Gosto das noites de verão regadas a sorvete e tendo como teto o céu cheio de estrelas!

Com o frio me encolho e não gosto disso. O calor me traz à vida, de fato e com tudo!!!


Portanto: Ibitipoca é lindo! Mas é local pra ser visitado no verão ou na primavera, com o sol brilhando no céu e ardendo na pele!


Sempre digo que pro calor há soluções: ventilador (detesto ar condicionado), banho frio, roupas leves, sucos, águas geladas, sorvete, picolé, chup-chup/sacolé... Mas e pro frio? Qual é a solução? Não chegar o nariz nem na janela e ficar dentro de casa debaixo de casacos e cobertores! Isso pra mim não é algo agradável. Portanto, não é solução na verdade, é apenas prevenção pra não adoecer!!!


Meu astral está melhorando, apesar de ter uma frente fria sobre JF. Mas já consegui tomar um banho feliz, mais relaxada e sem chegar a tiritar de frio!


As experiências da vida servem de aprendizado e por isso são válidas. Por isso, espero eu poder cumprir essa promessa que faço a mim mesma: alto de serra com tempo frio NUNCA MAIS!!! Não sou esquimó pra aturar frio quase perto de zero (acho que foram uns 3 graus centígrados àcima de zero) nem eremita pra viver em cima de montanha. E tenho dito.

2 comentários:

  1. Elisa,
    Quanto tempo! Adorei seu post e concordo em gênero, número e grau contigo. Amo calor!!! Nada com um bom dia ensolarado pra renovar as energias.
    Grande beijo
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Paty!
    No sun, no life!

    Q bom te ver aqui!
    Volte sempre q quiser e puder.
    Bjoooo pra vc e sorte pra sua linda familia!!!

    ResponderExcluir