Cartazes do filme animado "Rio" que leva o Brasil pro mundo!
É assim mesmo, com "S"!
Depois de filmes como "Orquídea Selvagem" (1990) e "Turistas" (2006) terem "acabado" com a nossa imagem, que já não era das melhores, lá fora, parece que os ventos cinematográficos resolveram soprar a nosso favor.
Não sei se os americanos estão tentando se retratar ou se eles de fato descobriram que o Brasil não é só violência e que nós não passamos a vida fantasiados de Carmem Miranda.
Embora o Brasil já tenha cito citado ou mesmo visitado em filmes antigos como "Bonequinha de Luxo", com Andrey Hepburn (em que ela aprende português enquanto se prepara pra se casar - por interesse - com um ricaço brasileiro) e "007 Contra o Foguete da Morte", com o meu James Bond preferido Roger Moore (em que parte da aventura acontece no Brasil, em plena época de Carnaval - pra variar), acho de que uns anos pra cá o nosso país tem sido bem mais comentado, mostrado...
Vira e mexe aparece uma música brasileira num filme americano, como por exemplo em "Closer - Perto Demais" e "Sr. e Sra. Smith". Em outros filmes já vi o Rio de Janeiro ser citado entre as cidades mais lindas do mundo.
Elizabeth (Julia Roberts) e seu novo namorado brasileiro Felipe (que na verdade é interpretado pelo ator espanhol Javier Bardem) em "Comer, rezar, amar".
Em "Comer, Rezar, Amar" a personagem de Julia Roberts se envolve com um brasileiro no final do filme (na verdade o ator não é brasileiro, mas o personagem, sim).
Rodrigo Santoro vem crescendo em Hollywood e isso não acontecia desde que Sônia Braga ingressou no cinema americano a partir de "O Beijo da Mulher Aranha" e fez alguns filmes americanos que tiveram um certo destaque.
Em "2012" o Rio de Janeiro é uma das cidades do mundo que aparece sendo destruída, o Cristo Redentor surge vindo abaixo em meio ao caos.
Robert e Kristen, gravando as cenas de Edward e Bella em "Amanhecer" no Rio
Nos livros da Triologia Millenium, do falecido escritor sueco Stieg Larsson, o Brasil também é, ligeiramente citado.
Mas o principal mesmo são os filmes que tem surgido nos cinemas atualmente:
Velozes e Furiosos - Operação Rio, um filme de ação e violência, mas onde o foco não são os banditos brasileiros, mas sim os fugitivos americanos que vem sem esconder no Brasil.
E... a grande sensação do momento: RIO, o filme de animação em 3D dos mesmos criadores de "A Era do Gelo", que continua em cartaz em muitos cinemas brasileiros, inclusive aqui em Juiz de Fora, e tem sido sucesso absoluto de público e crítica.
Blu e sua dona Linda, ainda em sua casa em Moose Lake-Minesotta (EUA)
Nas duas fotos acima as aventuras de Blu sobrevoando os beleza do Rio
Com Rodrigo Santoro (cientista Tulio) na dublagem americana e também na brasileira e Anne Hathaway (arara Jade) na americana, o filme é simplesmente lindo e retrata o Brasil com respeito, ressaltando muito mais as belezas da capital carioca do que as favelas e a bandidagem.
Linda e Tulio em busca de Blue, com a ajuda do menino Fernando
É abordado o tráfico de animais. Porém, não colocam isso como uma característica brasileira. Fica claro, no filme, que existem pessoas boas e más em todo lugar, e no Brasil isso não é diferente. Felizmente, os bons brasileiros, tanto humanos como animais, são predominantes em "Rio".
Já assisti duas vezes, uma delas em 3D e nessa versão as cenas musicais em que as aves dançam é ainda mais show porque temos a sensação de que os pássaros estão voando bem na nossa frente!
Animal Love: Blu e Jade
Human Love: Tulio e Linda
Há diversas partes engraçadas, que arrancam muitas gargalhadas da platéia. E ainda há também espaço pro romance. Destaque para a cena em que Blu e Jade "viajam" em cima do Bondinho de Santa Tereza (gente, uma vez fui ao Rio com uma prima e uma amiga só pra andar nesse bondinho!) e a cena em que Linda e Tulio se apaixonam. Imediatamente toca "Say you, say me" de Lionel Richie, música que Tulio usa como "cupido" para Blu e Jade quando eles se conhecem na "chiequerésima" e enorme "gaiola" de Jade.
Eu não vou contar o filme. Quem não viu, veja! Vale a pena! É uma aventura e tanto e um passeio pelas lindas paisagens do Rio de Janeiro! Com personagens cativantes, do começo ao fim, a começar pelo atrapalhado mas muito carismático Blu, a ultima arara macho da espécie que vem encontrar a ultima fêmea no Brasil.
Esse filme lava a alma do brasileiro e o faz esquecer orquídeas e turistas! rsrsrsrsrsrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário