ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quinta-feira, 11 de maio de 2023

LIBERDADE DE EXPRESSÃO, FAKE NEWS E O PERIGO DA VOLTA DA CENSURA

Para combater as fake news...

é preciso censurar?
                          

Um dos assuntos mais comentados ultimamente é o PL (Projeto de Lei) 2630, mais conhecido como "PL das fake news". Um projeto de lei que visa controlar e fiscalizar o conteúdo da mídia virtual e das redes sociais. Ou seja, tudo o que se publica na internet; e assim impedir que crimes virtuais sejam cometidos e que notícias falsas sejam criadas, acreditadas e propagadas como sendo verdadeiras.

Olhando assim, parece justo, mas há questões que precisam ser consideradas. 

Muita gente está com medo de haver uma volta da censura, que tanto comprometeu a liberdade de expressão durante os anos 60, 70 e parte dos 80.

Uma questão contraditória que vem sendo apontada por boa parte da população é que um governo que se diz democrático não deveria apoiar um projeto de lei como esse, uma vez que ameaça a liberdade de expressão.

A QUESTÃO DAS FAKE NEWS

Com a chegada da internet, as notícia falsas (ou fake news) passaram a ser cada vez mais frequentes. Na verdade elas sempre existiram, mesmo no tempo das revistas. 

Os tabloides cuidavam de criar boatos falsos e fofocas maliciosas. O objetivo era gerar manchetes polêmicas e chamativas e assim, vender o maior número possível de jornais, revistas. "A língua do povo" também sempre foi uma fonte de fofocas e mentiras que, espalhadas no "boca a boca" acabaram se tornando "verdades" no imaginário popular.

Acontece que com a internet entrando nas casas, primeiro através dos computadores e notebooks e, posteriormente, andando com as pessoas para todo lado em seus celulares, as fake news ganharam proporções absurdas e nunca imaginadas nos tempos em que a fofoca reinava apenas na mídia de papel e um ou outro programa de rádio ou TV.

É preciso combatê-las? Sem dúvida! Mas como? 

É esse o X da questão. E é aí que mora o perigo. 

Lobo em pele de cordeiro, esse PL representa um perigo por não ter uma origem neutra

De onde está vindo essa ideia? Quem elaborou esse PL? A quem ele visa favorecer? Quem está a favor e por quê? Quem está contra e por quê?

Tudo isso deve ser analisado antes de qualquer decisão definitiva!

Eu seria a favor desse projeto de lei (pelo menos de uma parte do que está sendo proposto nele) SE ele tivesse vindo de uma fonte neutra. Por exemplo, de um partido de centro que não é da base do governo e nem da oposição. Uma proposta que não viesse nem da esquerda e nem da direita, nesse Brasil tristemente polarizado que temos atualmente.

Porém, esse não é o caso, visto que o relator do PL é um deputado do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Eu acho que isso diz muito, não é? Ou seja, é um projeto que vem da extrema esquerda. Se ele viesse da extrema direita, o perigo seria o mesmo, embora a direita não esteja no poder agora.

Com o PL vindo de um dos extremos, e sendo que este lado está no poder, não corremos o risco de que escolham por nós e para nós o que deve ser considerado fake news ou não? Toda notícia que vier da oposição e seja desfavorável ao governo poderá ser taxada de mentirosa mesmo que seja verdadeira. Ao passo que toda notícia que vier da situação ou que seja favorável aos interesses do governo poderá ser espalhada como verdadeira mesmo que seja falsa. 

Mas por que a esquerda é a favor do PL e a direita é contra?

A resposta é simples: A situação teme a exposição de verdades que quer esconder e a criação de mentiras que possam lhe afetar, e a oposição teme não poder espalhar notícias negativas (tanto as verdadeiras como as falsas) sobre a situação. Ou seja, ninguém é bonzinho nessa história. Cada lado visa única e exclusivamente os seus próprios interesses, sempre na disputa pelo poder.

CENSURA VELADA

Isso já vem acontecendo faz tempo e muitas vezes as pessoas não percebem. Mas fato é que os veículos de comunicação que são mais voltados para a esquerda sempre publicam artigos tendenciosos, favorecendo este lado da política. O mesmo acontece com mídias de direita, que são sempre tendenciosos, em favor da direita. Mas ainda assim, somos livres para observar os fatos, pesquisar, analisar e decidir em quem acreditar. Com esse PL, essa liberdade (que já é pouca e relativa, devido a grande manipulação imposta por ambos os lados) poderá acabar!

Será que vamos poder opinar livremente? Será que vamos poder dizer "não gostei dessa atitude do presidente, do governador, do prefeito"? Ou será que poderemos dizer isso, mas somente se o governante criticado pertencer a um partido do lado contrário aos apoiadores deste projeto de lei?

Quem irá fiscalizar as fake news? Quem irá determinar o que é verdadeiro ou falso? E como poderemos saber se o "fiscal" é honesto e confiável?

Isso está me soando como censura e, pior: DITADURA.

Repito: Se essa medida viesse do centro, de um partido neutro e não tivesse tantos absurdos contidos nela, eu a apoiaria, pois fake news realmente é algo que precisa acabar. Mas não será da noite para o dia! Como eu já disse: isso sempre existiu. A fofoca que a vizinha faz da sua vida dizendo que você traiu sua esposa ou seu marido com o seu patrão ou patroa, já é uma maneira de espalhar fake news!

Outra coisa que precisa acabar é a cultura do "hate" e do cancelamento. A pessoa não pode mais discordar, que ela é cancelada! 

Agora, todo artista ou até mesmo youtuber (qualquer pessoa pública) hoje em dia tem seus fãs e seus haters! Ainda vou fazer um texto sobre a cultura do ódio mas desde já deixo claro meu repúdio por esse tipo de atitude e de engajamento.

Existem haters de todos os lados, existe ódio de todo lado, existem fake news vindas de todo lado.

Não, o amor não venceu as eleições. Porque o ódio está presente em todos os lados, brigando de igual pra igual com o amor (que também existe em todos os lados, felizmente).

Nós já vivemos uma espécie de censura velada. Primeiro, é a manipulação da imprensa. 

Dia desses vi um artigo sobre um determinado assunto, intitulado: "A verdade não contada". E não é o que o texto estava cheio de mentiras, opiniões pessoais tendenciosas e especulações sem o menor fundamento ou comprovação? Mas estava lá, sendo colocado no topo das notícias pelo google! 

Outro tipo de censura que vivemos (ainda mais velada) é a do "politicamente correto". Ok, sou contra bullying, ofensas, racismo, machismo, preconceito...

Acontece que hoje em dia o "mimimi" está muito grande e qualquer coisa que se diga pode ser distorcida para tentarem te chamar disso ou daquilo. Se você diz "meu vizinho, aquele garoto gordinho...", você corre o risco de ser acusado de "gordofobia". Isso mesmo. GORDOFOBIA. Daqui a pouco tem "baixofobia", "magrofobia", "altofobia" e etc.

Se você disser: "eu não gosto de usar preto", vão te chamar de racista. Se você disser "os opostos se atraem", mesmo que você se refira a temperamentos, vão te chamar de homofóbico! 

Um dia eu estava na rua com uma prima e fomos à feira. Ela adora banana e comprou uma penca delas. Antes mesmo de guardar na sacola ela já foi tirando uma e comendo, andando na rua. Eu brinquei com ela e disse: "sua macaca!". Na mesma hora vi olhos em cima de mim. Ao verem que era uma pessoa branca comendo uma banana, deram um sorriso amarelo e se viraram novamente para o outro lado. Se ela fosse negra, mesmo que estivesse comendo a banana, esqueceriam esse detalhe e eu poderia até ser processada por racismo! 

Uma amiga me contou recentemente que no trabalho dela, ela foi convidada a falar em uma reunião de prestação de contas e começou: "Boa tarde a todos". Ao fim da reunião, a chefe chamou sua atenção, dizendo que ela deveria ter dito "Boa tarde a toDIS". Até assassinar a língua portuguesa agora é permitido em nome da militância? Será que vão querer modificá-la novamente? Todo mundo vai ser obrigado a falar como o Mussum agora, "CassilDIS"? Isso é ou não é ditadura? Pra mim É. Velada, mais é. E se for legalizada, então não haverá mais dúvidas!

Está difícil viver nos dias de hoje. Está difícil falar o que pensamos sem pisar em ovos. Está difícil brincar descontraidamente com alguém. As piadas não podem mais ser contadas porque sempre alguém pode te processar ou, no mínimo te cancelar. Isso porque as piadas sempre fazem uma espécie de caricatura  dos tipos de pessoas existentes. Não vão existir mais piadas! Ninguém mais vai poder brincar com ninguém, imitar alguém de BRINCADEIRA...

As pessoas estão desaprendendo a diferenciar uma brincadeira de uma ofensa. Dizer "gordinho", "baixinho", "branquinho" ou "negrinho" para descrever a pessoa ou se referir a ela com carinho é muito diferente de usar termos pejorativos como "supositório de baleia", "rolha de poço" "tamborete de forró", "pintor de roda-pé", "branquelo", "leite azedo", "crioulo" ou "macaco"!

Daqui a pouco não vamos poder usar as palavras da nossa língua no seu sentido literal! Vamos ter que dar voltas e voltas para dizer o que queremos, sempre com medo de que alguém possa se sentir ofendido e nos meter um processo.  

E com essa lei, se for aprovada, será ainda mais complicado usar a nossa tão preciosa (e que já nos foi tão negada) LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Isso me faz lembrar uma música do Gabriel Pensador de que eu gosto muito, cujo refrão diz:

"Se liga aí, se liga lá, se liga então
Se legalize a liberdade de expressão".

Pois eu gostaria de saber o que ele acha agora que querem legalizar justamente o contrário! Talvez ele ache normal por vir de um lado que ele, talvez, apoie. 

 As pessoas às vezes justificam o erro quando ele vem "do seu lado". Pois pra mim erro não tem lado! E eu não tenho político de estimação. Não quero censura nem ditadura e não me interessa se vem da direita, da esquerda ou de onde vier. 

Fiscalizar fake news, ok. Mas com política no meio em um país polarizado como está o nosso, e com esse PL vindo de um dos polos extremos, não me agrada não. Tenho medo sim! 

E muita gente nem vai se dar conta de que está sendo censurado, como o sapo na panela em que a água vai esquentando aos poucos e ele não se dá conta de que está sendo cozido. Quando percebe, já é tarde demais!


Um comentário:

  1. Realmente o amor não venceu. Venceu o ódio. Um amor onde eles podem apontar o dedo pros outros, criar fake news, hatear e cancelar quem pensa diferente? Onde são a favor da PL da censura? Onde uma pessoa branca pode ser chamada de racista só por dizer que é branca e gosta de ser como é? Onde um casal hetero não pode se dizer feliz como é pra não correr o risco de ser acusado de homofobia? Onde você não pode criticar mulheres que andam de sutiã na rua mas elas podem criticar quem não faz isso? Um amor que prega da boca pra fora a igualdade de direitos e faculdade pra todos mas aí um ribeirinho nem pode dizer que é ribeirinho justamente por estar fazendo faculdade? Um amor que divide o país ao meio e chama de gado aqueles que não concordam com eles? Um amor que quer tirar a liberdade de expressão depois de ficar anos reclamando da ditadura militar? Um amor que apoia ditaduras em diversos países? Uma amor que elege um ex-presidiário que quer controlar a imprensa pra que seus podres não sejam divulgados? Que amor é esse?????!!! Isso é o mais puro ódio disfarçado. Bobo é quem acredita!

    ResponderExcluir