ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

"Em Família" está chegando ao fim?!... GRAÇAS A DEUUUSSS!!!








Sinceramente, não tenho conseguido mais assistir assiduamente essa novela. Ontem não vi, anteontem vi uma cena ou outra... A novela além de chata, cada vez mais parece um repeteco da primeira fase! E pra ver o que eu já vi... prefiro NÃO ver! Coloquei meu DVD do Harry Potter no horário da novela ontem! rsrsrsrs E talvez faça o mesmo hoje, assim assisto à série (que eu adoro!) todaaa!

Ai... que saudades do Félix e de "Amor à Vida"!!!

Eu fiquei anos sem ver novelas (a última das 9 hs foi "A Favorita"), só via as antigas, do Canal Viva, algumas das quais vi quando eu era criança, e outras vi no "Viva"pela primeira vez. Voltei a ver novelas novas com "Amor à Vida", já quase na metade, quando percebi que valia a pena acompanhar... No geral, gosto das novelas do Walcyr Carrasco.

Confesso que a única novela do Manoel Carlos que realmente eu gostei foi "Mulheres Apaixonadas". As outras são sempre a mesma coisa: um rolo que não desenrola até o final, madames "emergentes" dando festas e tomando sol à beira da piscina sem nada de interessante ou útil pra fazer... Sem falar na Helena, no Leblon, no sanduíche de queijo e na Santa Rita de Cássia, presentes em todas, inclusive na empolgante (sem ironia aqui, a novela foi boa mesmo!) "Mulheres Apaixonadas".

O rítmo das novelas dele, geralmente é bem lento:
A pessoa sai de casa. Na próxima cena está entrando no carro. Na cena seguinte está dentro do carro conversando com alguém. E só depois ela finalmente aparece chegando ao seu destino e então a novela acaba pra conversa ser mostrada só no capítulo seguinte. Com "Em Família" ele quis fazer diferente e exagerou nos "saltos" que a novela dá. Assim, a novela parece compactada pra ser lançada em DVD pela Globo Marcas! Com ele é tudo ou nada!!!

Tudo nessa novela está errado! Desde o começo! Novela mal conduzida, personagens mal construídos. Parecem um bando de loucos fugidos de um hospício! Todo mundo é bipolar e a gente não tem nem como gostar, simpatizar e torcer por algum personagem. Até os atores (e quase todos bons atores, inclusive Gabriel Braga Nunes que além de bom ator é lindo e a Bruna Marquezine, cujo único problema no meu ver é que ela gesticula demais) parecem perdidos dentro de seus personagens porque eles realmente não sabem que esses estes realmente são! Então, não sabem o que fazer com eles! E nós telespectadores, não sabemos como encará-los!

Todos são mocinhos e vilões em potencial. Mas o autor já decidiu quem pegar pra "Cristo" (mesmo que um Cristo ao contrário), aqueles que ele quer transformar em monstros, mesmo que os outros estejam longe de serem santos. O maior exemplo disso é o que ele está fazendo com o Laerte! 

Eu li na internet alguém dizer que o casal Laerte e Luíza foi rejeitado pelo público. E eu digo que não é verdade! O que acontece é que se esperava que ele fosse o pai da Luíza! Eu também esperava isso, daria tempero à novela, uma grande polêmica, o pai que se apaixona pela filha sem saber quem ela realmente é. Mas infelizmente não tivemos esse assunto abordado. E quando ficou claro que ele não era pai dela, e eles começaram um romance, a audiência da novela aumentou e o casal ganhou até página no facebook, chamada "Luerte". Sim, o casal ganhou fãs como um casal da vida real!

Muito interessante ver a transformação, a redenção de um ser humano. E o Laerte maduro era um homem apaixonado e um pouco ciumento sim, mas doce, gentil, paciente, calmo. Não pressionava a Luíza, a compreendia sempre e fazia pra ela surpresas românticas que toda mulher aprecia. Lindo casal!

Mas... de repente, do nada, o Laerte começou a reviver o passado e a novela começou a perder a (única) graça que tinha! E em tudo que era núcleo da novela, em todas as conversas só falavam mal do Laerte. Helena, Virgílio, Verônica, as amigas da Luíza e até a empregada! Mas isso de certa forma parecia fortalecer o casal e aumentar a torcida (inclusive minha) pra que eles dessem certo e calassem a boca dessa gente faladeira.

Todas as chatas da novela (a Helena, a Shirley, a Selma...) são, por um motivo ou por outro, contra o namoro/casamento entre o Laerte e a Luíza! Mas parece que o Manoel Carlos resolveu premiá-las transformando o homem até então doce, gentil, maduro e tranquilo num maluco, chato, insuportável! Até com o Kadu, antes seu amigo, agora o Laerte vive de picuinhas! 

Fica difícil gostar das cenas do casal "Luerte" e a culpa é de quem? DO AUTOR, é claro! Eles não fazem uma cena em que não apareça algum tipo de briga, discussão, implicância, provocação, ciuminho (por parte de um ou de outro porque a Luíza também apronta das suas e sabe ser irritante às vezes)! Dá vontade de sair da frente da TV, desligá-la ou mudar de canal. FRANCAMENTE!

A Shirley e a Branca são duas malas sem alça que não conseguem virar a página e deixar seus ex em paz e só vivem pra atazanar a vida dos outros. Não fazem mais nada. A Shriley aconselha a filha a partir pra outra, quando ela mesma não é capaz de fazer isso (mesmo sabendo que o ex está de casamento marcado). A Branca quer mandar nas escolhas amorosas da filha que já é bem crescidinha. E essas duas insuportáveis se acham, né?! São tão cheias de si que eu não sei como não explodiram ainda!

A Helena agora banca a mãezona mas que DROGA de mãe é essa que vira a cara pra própria filha só porque esta se apaixonou por um cara que ela (a mãe) na verdade ainda amava (e óbvio estava morrendo de ciúme da filha!)??? Que PORCARIA de mãe desnaturada é essa que não visita a filha nem depois dela ter sofrido um sequestro??? Pois é! O noivo, o "monstro", o "canalha", deixou a mãe cheia de pitís em Goiânia e voltou correndo pra ficar perto da noiva ao saber do acontecido. Mas a "mãe" nem um telefonema deu, embora quisesse fazê-lo; mas o orgulho falou mais alto. Essa mesma "mãe" torceu pela infelicidade da própria filha porque não é capaz de esquecer o passado e perdoar. Ainda enviou seu vestido de noiva, não como um presente e um sinal de perdão e esquecimento do passado, mas de pura maldade, pra fazer a filha lembrar do que aconteceu e se sentir culpada por se casar com o "monstro" causador de todo sofrimento. E a Helena parece ter conseguido o que queria, já que ao ver a Luiza com o vestido, Laerte "voltou ao passado" e começou a ficar cada vez mais surtado! Essa é a bondosa mamãe Helena, que casou sem amor (por pena!) e agora quer questionar o amor que a filha sente pelo seu ex-quase-marido...

E o Virgílio então? O "santinho" tirou a marca do rosto mas não é capaz de perdoar. Ele é tão bom e calmo, né? Mas entrou feito um louco no local de trabalho do Laerte, dando socos no cara sem que este tenha feito nada! A Helena foi lá de xereta, foi procurar confusão e ao saber que ela estava lá, o "santo" marido foi agredir justamente quem estava quieto no seu canto. A Luíza sumiu em vez de socorrer o noivo. Ficou dias sem atender o telefone. E o Laerte? Entendeu tudo e ficou numa boa com ela. O que aconteceu com essa maturidade, essa compreensão do Laerte? Será que a Selma tem razão em dizer que o filho dela se transforma perante a Helena e a Luíza? É justo que a chata da Selma tenha razão? E é justo que a outra chata, a Helena tenha razão ao pintar o Laerte como o próprio capeta sendo que ela vivia provocando ciúmes no cara, no passado?

E aí vem o drama: "Oh, ele enterrou o amigo vivo". Ok, mas ele não sabia que ele estava vivo! Era um garoto, imaturo e estava desesperado! Errou mas pagou pelo que fez, sofreu, refez sua vida, e merece uma nova chance de ser feliz! Mas... parece que esta chance está sendo tirada dele, dia após dia, pelo autor da novela, que parece gostar mais de vingança do que de redenção.

De uma semana pra cá uma série de disparates tem acontecido na novela: 

Num mesmo capítulo foram pelo menos três absurdos: 

1 - O Nando, que finalmente havia decidido dar o merecido gelo na Juliana (havia parado de falar com ela - por umas duas cenas) e já estava se arranjando com a secretária (que arrasta um caminhão por ele) de repente, assim do nada aparece na sala da Helena conversando numa boa com a Juliana! Novela compactada é assim mesmo, a gente não entende nada, é como "o elo perdido", tipo: "quando mesmo e por que ele voltou a falar com ela, que cena eu perdi?". Mas não houve cena perdida, houve mais um "salto" maluco e sem sentido.

2 - As duas pretendentes de Kadu, Verônica e Silvia falando exatamente a mesmíssima frase após beijá-lo: "Eu não sou disso, foi só pra te dar boa noite". RIDÍCULOOOO, PATÉTICOOOO!

Aqui, faço um parêntese pra falar desse triângulo amoroso...

A Silvia, apesar de disputar com a Alice o título de "voz mais chata da novela", é menos idiota do que a Verônica! Essa, parece que vive com falta de ar (na verdade a Helena Ranaldi sempre atua assim, com respiração "a la Madonna antes de cantar", só que no caso da atriz, é antes de falar), irritante! Mas isso é o de menos. Como esquecer a palhaçada dela, provocando a Luíza e se mostrando muito mais imatura em certos momentos do que a noivinha de 18 anos?! Não dá! E agora é premiada com o Kadu?! Não gostei! Que ela ficasse com aquele músico com quem ela andou saindo e depois dispensou quando ficou de olho comprido pra cima do Kadu (que ainda estava com a Clara!).

Fim do parêntese.

2 - O beijo entre Clara e Marina foi ridículo. Se não dá pra fazer direito, então não faz! Aquilo ficou parecendo o primeiro beijo entre duas adolescentes tímidas que não sabem o que querem. Se as duas já tem uma relação consolidada como poderia ficar enrolando pra finalmente dar um selinho bobo daqueles?

E mais um parêntese, agora pra falar dessas duas...

Combater o preconceito, a homofobia, é legal, é claro que sou completamente a favor. Inclusive uso esse blog (e os meus outros) pra combater todo tipo de preconceito. Mas está sendo feito da maneira errada, porque começou errado! Eu realmente não gosto do casal Clara e Marina pela forma como tudo começou. Quando o Kadu acusou a Marina de ter dado em cima da mulher dele ele estava certíssimo! Foi isso mesmo que aconteceu. A Marina viu que a Clara estava acompanhada, soube que ele era marido dela e que tinha um filho e mesmo assim continuou fazendo de tudo pra conquistá-la. E tanto fez que conseguiu! O engraçado é que a Clara disse que amava os dois (Marina e Kadu). Por que então não escolheu o Kadu, já que já estava com ele e com seu filho? Mas não! Ela quis viver algo novo e deixou um homem maravilhoso que ela dizia amar pra ficar com uma conquistadorazinha filhinha de papai, metida à besta, arrogante e mimada. É importante que eu diga que não sou contra esse casal por serem duas mulheres, mas pelo modo como tudo aconteceu e pela Marina ser como é, ter feito o que fez. Se fosse um homem a dar em cima da Clara sabendo que ela era casada e amava seu marido, eu seria contra do mesmo jeito! Não importa se é homem ou mulher, o que importa é a maneira como essa trama foi conduzida. Não se pode combater um preconceito da maneira errada, querendo vender esse casal como um exemplo como na realidade é, no meu ver, um péssimo exemplo. Sem falar que não tem química nenhuma, as duas parecem irmãs (mesmo porque o tipo físico é bem parecido e até o modo de se vestir).

Fim desse segundo parêntese.

Mudando de assunto, outro "mostro" que o autor quer criar é o Jairo. Num capítulo, achei tão legal... a Juliana desceu do seu pedestal e foi lá na comunidade, com todo carinho, ver o Jairo e ficou tudo bem. Pensei: "legal, um casal que se ama e uma maneira correta e bonita de combater o preconceito mostrando que o amor pode sim, existir em meio à diferença cultural e social". Pensei que pelo menos eles fossem ter uma trégua. E aí, no capítulo seguinte, Jairo defende a Juliana das "amigas" dele pra pouco depois aparecer justamente com uma dessas "amigas" (a que até então parecia ter menos intimidade com ele) na casa da Juliana querendo levar a Bia embora!!! Mais um dos famosos "saltos" em quem não dá pra entender nada e a gente fica coçando a cabeça como quem diz: "perdi alguma coisa???".

Eu gosto (ou gostava) do Jairo. Aquele jeito moleque, meio bruto às vezes, mas do bem, que fica melhor a cada dia, queria ganhar a vida honestamente, tem orgulho de suas origens sabe ser carinhoso quando quer, ama os filhos e sabe ter um bom senso de humor com tiradas ótimas. Eu achei que finalmente ele e a Juliana fossem se acertar e ele fosse dar uma acalmada no seu temperamento intempestivo. Mas não... ele apareceu completamente transtornado, claramente drogada no apartamento da "madame". Que loucura aquilo! Fiquei pasma com a agressividade dele!

E de repente a gente descobre que o bonzinho do Nando (sem esquecer que ele deu um tiro no Jairo!), o babaca apaixonado com quem a Juliana faz de gato e sapato, aquele que não "dava conta do recado" por ter uma mulher tão fogosa... transava com a empregada na ausência da mulher, na cama deles e pode até ser o pai da Bia!!!

Ou seja... eis que surge mais um candidato a monstro! Aliás, na novela ninguém presta! A Juliana já ameaçou de morte as moradoras da comunidade do Jairo e pode ter matado a Goretti! Mas, no fim, é o autor quem decide quais monstros ele quer que sejam vistos como tal e quais deles usaram auréola de anjinho pra esconder os chifres! Quais serão punidos e quais serão, mesmo sem merecer, premiados. Aliás, pelo andar da carruagem, parece que ele gosta de premiar megeras e moralistas...

E o telespectador resta a) sentir nojo e ficar olhando pra ela com aquela cara de perplexidade b) mudar o canal c) sair da sala ou de casa d) desligar a TV e) botar um CD ou DVD pra assitir!

Eu fico com a opção E! Harry Potter é muuuuiiiito melhor do que a xaropada em quem essa novela se transforma mais e mais a casa capítulo!!!

E que venha logo "O Império"! Espero que seja melhor do que essa bomba que está no ar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário