ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Presente de final de ano: MENGÃO HEXA!!!

Após um ano tumultuado e triste, acredito que eu e a Nação Rubro-Negra tivemos um merecido presente antecipado de Natal!

Foi uma noite feliz! Fui comemorar num bar e a festa, a alegria do povo nas ruas, lares e bares não foi menor do que uma final de Copa do Mundo vencida pelo Brasil. A diferença é que a cidade não se pintou de verde e amarelo, mas sim de vermelho e preto!

Eu já disse aqui uma vez que acho as cores da bandeira do Mengão mais belas que as da bandeira do Brasl! rsrsrsrs

Ok, isso é coisa de Flamenguista mesmo! É fato que o Mengão de certa forma é minha Nação!

Percebi que sempre que alguém importante no Brasil ou no mundo parte desse mundo material, acontece uma coisa muito boa, alguma festa coletiva importante.

Quando Ayrton Senna faleceu, o Brasil foi Tetra (no mesmo ano perdemos Mussum).
Quando Chico Xavier se foi, o Brasil foi Penta e no mesmo dia (no mesmo ano perdemos Bussunda).

Esse ano a perda foi a nível mundial e sendo assim foi igualmente sentida no Brasil. O Rei do Pop Michael Jackson nos deixou... e tantas outras perdas importantes aconteceram em 2009! Mas no final do ano a maior torcida do Brasil ganhou um belo presente tão esperado durante 17 longos anos durante os quais o time chegou várias vezes à zona de rebaixamento e nossos rivais já comemoravam antecipadamente nossa queda.

Pra ser sincera não entendo o ódio e a rivalidade no futebol que chega a fazer as pessoas brigarem, se machucarem e até mesmo se matarem umas às outras...

Sinceramente, acho que foi um final de ano feliz, todo mundo feliz...

Flamengo campeão da primeira divisão, Vasco da segunda, América da terceira... Botafogo e Fluminense escaparam do rebaixamento... Vários times conseguiram se colocar bem no Brasileirão indo pra Libertadores ou Sul-Americana!

Muitas torcidas felizes, comemorando... Em meio à festa rubro-negra vi várias pessoas com camisas de Flu, Bota e Vasco. Todo mundo com um motivo pra comemorar! Isso é bonito, afinal futebol é alegria, é diversão.

Meu amor pelo Mengão é tão grande que não sobra tempo ou espaço pra eu odiar outros times, "secar" outros times. Não comemorei a queda do Vasco no ano passado. É sempre ruim ver um grande time cair pra segundona.

Mas tem pessoas que ficam mais felizes com a derrota do rival do que com a vitória do seu próprio time. Pra mim isso é tão pequeno...

Outra coisa que não entendo é que a rivalidade leva até à traição, á deslealdade.

FLAMENGO É HEXA-CAMPEÃO.

1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.

Seis vitórias, seis títulos, seis taças, seis voltas olímpicas.

Um papél vale mais do que o que aconteceu de fato? Pra mim, futebol é emoção e o título de 87 foi o primeiro que comemorei assim de maneira mais consciente, porque antes eu era muito pequena.

Pra mim, no futebol vale muitooo mais o suor dos jogadores em campo, a taça erguida, a volta olímpica, as faixas e a vibração da torcida após um jogo duro decidido com raça dentro do campo do que um papél que veio tempos depois, um "título" ganho no tapetão (como foi dado ao Sport).

O que eu torci, vivi, vibrei e senti ninguém vai tirar de mim, nunca! Isso é o futebol! Foi meu primeiro título, eu assisti na TV e foi até hoje (agora ao lado deste ultimo) o mais emocionante pra mim, mais até do que o penta em 92! Então por que a torcida teria que ignorar tudo isso por conta de um papél e uma decisão tomada pela CBF por pirraça?

E quem organizou o campeonato aquele ano foi o Clube dos 13 e não a CBF. E o Clube dos 13 reconhece o Flamengo como campeão. Há inclusive declarações de todos os rivais, até o mais ferrenho deles, Eurico Miranda, do Vasco brandando em alto e bom tom: "O Campeão de 87 é o Flamengo, isso é fato e ninguém discute isso!". Então não é o Flamengo que "teimava" em ser penta - agora hexa... No fundo todos sabem que a conquista foi nossa.

Pra que não sabe o que aconteceu em 87...

Naquele ano não iria haver o campeonato brasileiro - a CBF estava enrolada nas suas próprias safadezas quando o Cube dos 13 se reuniu pra não deixar que o ano passasse sem o campeonato. Os clubes entraram em acordo e fizeram tudo sem a CBF. Então, depois de tudo já em andamento, a CBF pra não ficar por baixo, organizou outro campeonato, com os times que ficaram fora, uma série B. Então ela propôs ao Clube dos 13 que no final cruzasse os grupos, jogando o campeão do grupo A contra o campeão do grupo B. Achando isso um absurdo (e é um absurdo, isso não existe - a CBF só queria não ficar de fora e mostrar autoridade) TODOS OS CLUBES foram unânimes em não aceitar e ficou decidido que o campeão não disputaria com a série B.

O presidente do São Paulo foi um dos primeiros a berrar que isso não tinha chance de acontecer. Resumindo: como se sabe, o Flamengo venceu (num jogo emocionante contra o Internacional do qual jamais vou me esquecer - foi ali que eu soube quem era Tafarel, na época ele metia medo - rsrs)!

O Flamengo tinha até, após muita pressão, topado jogar com o vencedor da outra série, acontece que o vencedor nunca saía, devido a problemas. Então o Clube dos 13 decidiu que valeria a decisão DELES: nada de cruzamentos! E assim, o Flamengo foi o Campeão de FATO de 87, da série A e pronto. Reconhecido pelo Clube dos 13 e torcidas.

Em janeiro, quando os jogadores do Fla já estavam de férias, muitos já não estavam mais no time, e o time estava totalmente desfalcado e sem treino, ainda se preparando pra próxima temporada, saiu o campeão do módulo B (amarelo - naquele ano a CBF botou cores nos modulos, do Fla era verde) e a CBF voltou a insistir naquela maluquice de cruzamento. Já era 88! Claroooo que o Fla COM APOIO DE TODOS OS CLUBES não aceitou.


Foi aí que a coisa foi parar na Justiça e quem tem mais poder? A CBF, claro!
 
O que me aborrece nessa história é só uma coisa: em 87 TODOS concordaram que o Fla era campeão, até as torcidas rivais. Ninguém questionava isso. Em 92, quando o Fla foi penta, a coisa começou a mudar. Lembro que o Júnior chegou a erguer a famosa taça das bolinhas! Tenho imagens disso. Mas aí os times do Rio começaram (os torcedores principalmente) a não querer aceitar o Fla tendo o maior número de títulos no Brasil até então. Rivalidade que não consegue ser emocional sem chegar a ser irracional! E começou esse papo de provocarem a gente negando nosso Penta. Mas os times de SP não ligavam tanto. Não negavam nosso Penta. O presidente do São Paulo fez questão de dizer que o Fla era Penta.
 
Mas quando o São Paulo foi penta, ele não teve a dignidade de deixar a famosa taça das bolinhas na Gávea com quem a conquistou e ergueu primeiro. E agora não estou apenas falando com paixão de torcedora não. Estou falando como uma pessoa que não gosta de trairagem! Isso foi trairagem, sim. Coisa de gente sem palavra! Os diretores do Flamengo também não são santos e se fizessem uma crocodilagem dessas eu também não apoiaria, como não apoio muitas merdas que alguns dos cartolas dos Fla fizeram. Mas por outro lado o Flamengo também já ajudou mtos times qdo estavam na pior. 
 
Ano passado um botafoguense disse na TV que o Flamengo merecia a Taça porquê foi de fato o primeiro penta. Nossaaaaa, a torcida do Vasco chingou o cara de tudo que é nome. Mas se esqueceram de que o Eurico Miranda (e a cupula do Vasco) foi na época um dos principais apoiadores do Fla e da decisão do clube dos 13!
 
Me pergunto: se o título de 87 tivesse sido conquistado por outro time que não o Flamengo, algum que tivesse um ou dois titulos apenas na época, ou se o Flamengo não tivesse chegado ao penta primeiro, será que haveria tudo isso? Acho que não! Realmente não entendo esse ódio pelo meu Mengão!
 
Tudo que eu gosto, time, ídolos são do tipo "ame ou odeie"! rsrsrsrs
 
Mas espero de verdade que isso mude e no dia da comemoração vi algumas cenas interessantes, como dois amigos sendo um com a camisa do Mengão e outro com a camisa do Vasco abraçados e rindo, Um casal de namorados fla-bota se beijando num bar, um carro passando em meio a carreata do Fla q invadiu as ruas e na janela do carona estava um cara com a camisa do Flu balançado do lado de fora uma bandeira do Fla! Tb vi na janela de uma mesma casa duas bandeiras: uma do Fla e uma do Bota, lado a lado!
 
ESSE É O CAMINHO!!!
Assim eu penso!...
 
No mais:
 
COMEMORA, NAÇÃO, O TÍTULO É NOSSO E NINGUÉM TASCA! UMA VEZ FLAMENGO, FLAMENGO ATÉ MORRER... E DEPOIS TAMBÉM! RSRSRS
 
SRN!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário