ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

domingo, 1 de novembro de 2009

Por que muita gente vê nos cachorros um objeto?!




Hoje: "Vem dormir com a mamãe, te amo!"


Amanhã: "Se vira, eu não te quero mais!"

Se tem uma coisa que me revolta, é quando vejo um cachorro na rua procurando comida e aí vem algum infeliz e ainda chuta o animalzinho!

Quantos cachorros se vê na rua com coleiras no pescoço, ou peitoral? Alguns podem ter se perdido de seus donos, que estão procurando desesperadamente por eles, colocando anúncios nas rádios e colcando cartazes nos postes.

Mas muitos deles foram ABANDONADOS por seus donos. A pergunta que não quer calar é:

POR QUE??????????????

O que leva um ser humano que diz amar seu cãozinho, que se encanta com as gracinhas que ele faz, que lhe compra uma caminha aconchegante e ração da melhor quando ele chega e passa a fazer parte da família, que escolhe um nome pra ele com carinho, que passeia pelas ruas o exibindo orgulhoso... a meses ou anos depois abandoná-lo covardemente à própria sorte nas ruas?

O mesmo cachorrinho que antes tinha tudo e era completamente dependente de seus donos pra receber alimento e tudo o mais de uma hora pra outra se vê obrigado a se virar, indefeso e inesperiente, pra sobreviver à fome, à sede, ao frio, à violência das pessoas nas ruas, ao trânsito que causa muitas vezes o atropelamento do animal, levando-o à morte ou a ficar aleijado pro resto de sua já difícil vida!

Uma pessoa antes de adotar ou mesmo comprar um animalzinho de estimação (seja ele qual for) deve pensar muito antes... E deve SABER que é pra vida toda. A pessoa não está comprando uma roupa ou um brinquedo pra usar por um tempo e jogar fora depois, quando este objeto não mais lhe for útil.

Ela está adotando um SER VIVO, filho de Deus como nós e com sentimentos! Um ser que depende do dono, que ama o dono incondicionalmente e que CONFIA no dono.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", disse Antoine de Saint-Exupéry em seu famoso, clássico e lindo livro "O Pequeno Príncipe".

Então, se cativa um amigo, uma criança, um velhinho ou um animal, ele passar a ser de sua responsabilidade! Cativou tá cativado! E se você abandona quem cativou, está cometendo uma falta terrível perante DEUS.

Algumas pessoas ao se casarem resolvem arranjar ou comprar um cãozinho pra seus filhos. De repente percebem que o animalzinho está fazendo xixi em seu apartamento, roendo os cadarços de seus sapatos, e que as crianças não cuidam dele como se esperava. Ou então se mudam pra um apartamento que não aceita cachorros, e fazem o que? Abandonam o animal!!! Pouco se importam com o sentimento dele e com o sofrimento que ele enfrentará. Alguns corações de pedra dizem: "Não quero mais 'isso'! Está me dando muito trabalho e despesas".

Cara pálida: ELE (ou ELA, no caso de ser uma fêmea), que você chama de "isso" não pediu pra ir pra tua casa! Você foi quem buscou! Então agora tem obrigação de amá-lo e tratá-lo muito bem, e pra sempre! Enquanto Deus achar que ele(a) deve viver nesta Terra! E você ainda pode aprender muito com ele(a)!

 AQUI ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER:

- Criança raramente cuida de seus animais, elas não cuidam nem delas mesmas!
- Pro cachorro fazer xixi e cocô apenas em um lugar, VOCÊ precisa, com paciência e amor, ensiná-lo porque ele não nasce sabendo onde tem que fazer suas necessidades. E cada animalzinho tem a sua personalidade (sim, eles têm alma, sentem dor, alegria, saudade, tristeza, têm depressão, adoecem, amam e são inteligentes). Procure conhecer o seu cãozinho pra lidar melhor com ele.
- Se mora em apartamento procure sempre não se mudar um em que não aceita-se animais, ou faça valer a lei: se o animal for pequeno e quieto, ele tem o direito de viver no apartamento, com a família, SIM. Eu moro em apartamento, e quando me mudei pra cá trouxe o meu cachorro (não sei antes me certificar de que não haveria problemas pra ele).
- O cão é de fato, o melhor amigo do homem. SEJA VOCÊ TAMBÉM O MELHOR AMIGO DO SEU CÃO.

E amigo JAMAIS abandona o seu amigo, JA-MAIS.