ESTE BLOG É PARTE INTEGRANTE DA BLOGOLÂNDIA DO ESPAÇO INTERNÉTICO! EXPLORE ESTE ESPAÇO!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio

Há livros nos quais a gente ouve falar desde muito cedo, porque eles se tornam clássicos. "O Apanhador nos Campos de Centeio" é um desses livros.

Ele conta a história de um adolescente, então normalmente é bom que seja lido quando estamos na adolescência. Mas como naquela época eu tinha que ler os livros que o professor/professora de língua portuguêsa mandam a turma inteira ler pra depois fazermos as provas de interpretação de texto e tudo o mais, não sobrava tempo pra ler os outros livros que me indicavam e que eu queria ler...

Assim, acabei não lendo o "apanhador...".

O tempo passou e eu finalmente li o livro. Terminei por esses dias e resolvi comentá-lo aqui porque sinceramente, eu esperava mais do livro! Amigos meus que o leram na adolescência ou mesmo depois, disseram que era um grande livro, alguns o consideram o melhor livro que leram até hoje, ou pelo menos um dos melhores!

Talvez o fato de eu não ser mais uma adolescente contribuiu pra que eu não me identificasse com o Holden (personagem principal e narrador do livro). Talvez eu tenha esperado demais pra lê-lo. Mas como eu tenho muito de adolescente ainda em mim, acho que não curti muito o livro por causa do mau humor constante do garoto!

Holden é um garoto de 16 anos que vive sendo expulso das escolas porque simplesmente não estuda. Não consegue gostar de estudar e reclama de todos os colégios pelos quais ele passa (normalmente como interno), de quase todos os colegas, professores e diretores.

Ele parece ter um bom coração mas é muito rabujeto pra um garoto dessa idade! Reclama muito, critica muito... Sem dúvida ele é muito observador e demostra um ponto de vista interessante a respeito de muitos aspectos da vida. Tem um carinho especial por sua irmãzinha Phoebe de 10 anos que também o adora, e tem um único desejo real na vida: ser um apanhador no campo de centeio. Apanhar as crianças que correm pelos campos pra que elas não caiam no abismo! Essa seria a única "profissão" que lhe agradaria na vida!

Holden narra apenas o curto período de poucos dias entre o momento em que deixou o seu último colégio (ele "fugiu" pouco antes do previsto) e sua volta pra casa no Natal. Ele ficou perambulando pelas ruas de Nova Iorque, procurando algumas pessoas, observando tudo e todos, dormindo em hotéis e indo a bares onde virava a noite bebendo e fingindo que era maior de idade.

No final, ele vai parar em uma clínica. Mas ele não fala claramente sobre como adoeceu e não conta mais nada. Fato é que ele está nessa clínica contando suas experiências nesses dias da "fuga", incluindo seu reencontro com sua irmã Phoebe e está pra sair de lá sem saber ainda em que colégio irá estudar no próximo ano.

Claro que eu não odiei o livro, ele não é de todo ruim. Tem algumas coisas interessantes que o Holden diz, e às vezes ele chega a ser bem engraçado. Mas o mau humor dele me irritou. Ele se refere à quase tudo como "essa porcaria" e tal... E é meio repetitivo. Não me arrependo de tê-lo lido mas que fiquei meio decepcionada, isso fiquei!

Até recomendo... Mas pra ler esse livro a pessoa tem que "saco" e estar com muito bom humor, de bem com a vida, enfim... pra aturar um aborrecente de mau humor desabafando suas maluquices e desgostos na sua cabeça!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os 40 anos do homem na LUA!







Há exatos 40 anos, o homem pisava na Lua pela primeira vez... das muitas vezes que virão ao que tudo indica!

Bom... já tentaram de tudo pra fazer crer que aquilo foi uma farsa, uma armação. Eu só sei que eu acredito que foi verdade. Eu acredito que o homem foi à Lua, mesmo porque as provas e evidências são muitas.


Ontem o "Fantástico" mostrou que todas as dúvidas levantadas pelos céticos não têm mesmo razão de ser. Ora, se a Globo (que adora viver "desmascarando" todo mundo) afirmou que o homem foi à Lua e derrubou com explicações muito verdadeiras todos os argumentos daqueles que duvidam desse feito, por que duvidar, não é mesmo?
Respeito quem não acredita, porque as pessoas têm o direito de acreditar no que quiserem. Eu prefiro crer que o homem foi à Lua e pronto.

Bom... Parabéns pra eles, parabéns pro ser humano!
Mas... ao mesmo tempo eu fico me perguntando o que EU acho do homem ficar indo mexer lá em cima onde não é chamado! Sei lá! Ao mesmo tempo que acho legal explorar o espaço, sou terminantemente contra o homem ficar enchendo-o de bugingangas só pra mostrar sua "grandeza" e seu orgulho além de satisfazer curiosidades que muitas vezes não são tão necessárias assim.

Ok, enviaram pro espaço "ferramentas" que podem nos ajudar de várias maneiras, prevendo aproximação de meteoros destrutivos e tal... Mas o que me preocupa é o excesso. Tem muito lixo flutuando lá em cima, já pensou se esses troços resolvem cair por aqui??? Já andou acontecendo e pode acontecer mais vezes!
Outra preocupação do ser humano é descobrir se há vida fora da Terra, se há água nos outros planetas, o que comprovaria a existéncia de vida. Quanto a isso, acho perda de tempo porque creio mesmo que haja vida nos outros planetas, porém... que falou que os seres que vivem por lá têm a mesma constituição física que nós? Quem disse que eles precisam de água pra viver? E quem disse que eles são visíveis aos terráqueos a olho nú? Podem ser mais etérios que nós e também podem não querer ser vistos, simplesmente! Mas isso é uma convicção minha e não vai muito ao caso agora porque aqui a questão é outra...

Eu tenho em DVD um documentário lindo, imagens feitas pelo Hubble que causam fascínio em qualquer pessoa que tem o mínimo interesse por astronomia ou que simplesmente gostam de contemplar as estrelas. O que não é meu caso, porque meu interesse em astronomia nunca foi mínimo e eu não gosto de contemplar as estrelas... Eu "apenas" AMO contemplá-as e também conhecê-las, estudá-las...

Por isso fico nesse dilema... rsrs Não sei se aplaudo os feitos do homem em relação ao espaço ou se o critico por querer xeretar aquilo pro qual provavelmente nós terráqueos ainda não estamos preparados...

Seria legal poder passar férias na lua... Mas por outro lado quanto lixo será jogado na atmosfera até conseguirmos isso??? O ser humano nunca se contenta com pouco... e em sua sede de ir cada vez mais longe pode cometer atos completamente perigosos e destrutivos à humanidade.

Mas, de qualquer forma, fica aqui a minha homenagem ao dia de hoje e a esse feito histórico. Parabéns aos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, que realizaram essa maravilhosa façanha!
Fotos: Neil Armstrong e a viagem à lua realizada em 20 de julho de 1969.